Page 229 - Revista da Armada
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O piloto João de Lisboa
O piloto João de Lisboa
3. O cabo olvidado e a ilha espúria
o decorrer da nossa pesquisa, encon- altura se fizeraõ quinta-feira à tarde através de Salé ram Azamor, teve lugar três meses mais tarde,
trámos também duas cartas com um […] poes éramos vistos [que] fossemos ao longo da no dia 21 de Novembro de 1513.
Ncabo denominado João de Lisboa. terra por lhe quebrar mais os coraçoẽs com vista de No ano seguinte, fazendo fé na cópia no Li-
Resta acrescentar que em ambas as cartas, da- taõ formosa armada, que segundo Joaõ de Lisbôa vro de Marinharia que chegou até aos nossos
tadas de 1529, da autoria de Diogo Ribeiro, diz eramos ccccxxx [430] e tantas vellas, em que dias, João de Lisboa terá concluído o seu fa-
este cabo aparece situado um pouco a norte entravaõ mais de xxx de gavea […]» . moso «Tratado da agulha de marear»:
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do rio da Prata, mais exactamente «Tratado da agulha de marear,
entre o rio de negros e arrecife, sen- achado por João de Lisboa no anno
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do salientar que, por essa época, 1514 […]» .
este cartógrafo português se encon- Descrevendo a viagem de Fer-
trava ao serviço de Castela. Arquivo CTEN António Gonçalves não Magalhães, o cronista Gaspar
Curiosamente, não existe em Correia atribui a João de Lisboa o
qualquer carta portuguesa, das descobrimento do cabo de Santa
muitas que se encontram reunidas Maria, mas em 1514:
na Portugaliae Monumenta Car- «Hia por piloto mor hum português
tographica, outra referência topo- chamado João Lopes Carualhinho, o
gráfica naquelas paragens com o qual n’este rio já estiuera, e leuou hum
nome do piloto. Em nosso enten- filho que hy fizera em huma mulher
der, esta insólita presença na car- da terra. E daquy forão nauegando
tografia castelhana, poderá even- até chegarem ao cabo de Santa Maria,
tualmente estar relacionada com que João de Lisboa descobrira no anno
as indicações transmitidas pelo de 1514» . 4
piloto Rodrigo Álvares, depois do No entanto, na data referida, não
desditoso regresso da expedição O cabo João de Lisboa numa das cartas de Diogo Ribeiro (1529). encontrámos indícios de se ter rea-
de 1511-1512, ao qual nos refe- lizado qualquer viagem em conso-
rimos no número anterior. Em qualquer dos O piloto João de Lisboa, provavelmente o nância com as aludidas características. A ava-
casos, num planisfério de Diogo Ribeiro, da- mais credenciado e experiente desta armada, liar pelo carácter vezeiro do escritor no fraco
tado de 1525, mais conhecido como planis- é por duas vezes citado na carta que acima rigor relativo às datas que apresenta ao longo
fério de Castiglione, também não aparece aí transcrevemos. A forma como D. Jaime a ele de toda a sua obra, parece-nos que a alegada
referenciado o cabo João de Lisboa. Tal fac- se refere, dando conta da sua segurança na expedição possa ter sido por ele confundida
to pode indiciar que apesar do piloto Rodri- avaliação da posição dos navios, bem como com a que teve lugar em 1511-1512. Daqui
go Álvares ter sido libertado em 1517, muito Arquivo CTEN António Gonçalves releva, não obstante, a atribuição do descobri-
provavelmente esta informação só terá sido mento do referido cabo a João de Lisboa, tal
incorporada na cartografia muito mais tarde, como as referências anteriormente apresenta-
ou eventualmente noutras cartas que desco- das pareciam igualmente corroborar.
nhecemos. Posta de parte, está a possibilidade No período compreendido entre 1515 e
de João de Lisboa ter participado, a posterio- 1518 não parecem existir referências relativas
ri, numa outra expedição à região do rio da à sua actividade, o que à primeira vista pode
Prata, no período compreendido entre 1525 e denunciar a prática de acções tidas como ro-
1529, uma vez que, como veremos, o piloto tineiras para um piloto nessa época. Por outras
faleceu em 1525. palavras, o embarque em navios com destino a
No dia 15 de Agosto de 1513, o nosso piloto paragens já conhecidas, como seria o caso de
largaria de Lisboa numa armada liderada por portos no norte de África, arquipélagos atlân-
D. Jaime, duque de Bragança, com destino a ticos, costa da Guiné, Brasil e Índia.
Azamor, em Marrocos. Depois de terem feito A 18 de Maio de 1518, D. Manuel atribui-
escala no Algarve, onde possivelmente rea- -lhe uma tença anual de 10.000 reais pelos
basteceram e se reuniram com outros navios, serviços prestados, que doravante seria paga
rumaram a sul a partir do cabo de Santa Ma- no mês de Janeiro:
ria. Este testemunho é-nos dado por António «[…] fazemos saber que [h]auendo nós respeito
Caetano de Sousa, que transcreveu uma carta aos serujços que nos tem feitos Joam de Lixboa nosso
de D. Jaime ao rei, onde este o informa sobre piloto e esperamos que ao diamte faça, queremdo-
o modo como decorrera a navegação: -lhe fazer graça e mercê temos por bem [e] quere-
«[…] fizemos a rota por o conselho de todos os mos e nos [a]praz que ele tenha des[de] o primeiro
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pilotos nõ ao Sul, como V. A. nos mandava, mas a dia do mês de Janeiro que vem da era de mil b xix
do Sueste até o meyo do caminho com intenção dali em diamte elle tenha e [h]aja de nós de temça em
por diante irmos ao sul, cuidando ainda segundo A Armada de Diogo Lopes de Sequeira (1518). cada hũ ano dez mil reaes […]» . 5
as cartas mostravaõ que nõ fossemos tomar senaõ Livro das Armadas. Nesse mesmo ano, a acreditar nas sempre
o cabo de Suçor, que he huma legoa acima da ffós na estimativa que aponta para o seu número, duvidosas datas fornecidas por Gaspar Cor-
d’Azamor, e parece que as águas que correm neste parece indiciar que seria pessoa em quem de- reia, João de Lisboa terá embarcado na arma-
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meyo mar pera o estreito nos abateraõ tanto, que de- positava grande confiança . da que seguiu para a Índia, a qual transpor-
zatinaraõ quantos pilotos [h]avia n’armada, senaõ a O regresso do piloto a Lisboa, conjuntamen- tou o governador Diogo Lopes de Sequeira
Joaõ de Lisboa e a Pedro Affonso d’Aguiar, que pola te com os navios da armada que reconquista- (1466-1530). Desta feita, outras fontes con-
REVISTA DA ARMADA U JULHO 2008 11