Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

14. O Navio Hidrográfico Mandovi

  O Mandovi era uma canhoneira da classe “Beira” construí­                         planos hidrográficos, em várias escalas, referentes aos por­
da no Arsenal da Marinha, em Lisboa, lançada à água em 8                           tos de Bissau, Bubaque, Bolama, rio Cacheu, rio Grande de
de Junho de 1918 e aumentada ao Efetivo dos Navios da Ar­                          Buba, canal do Geba e baías de Caió, Injante e Escaramuça.
mada a 19 desse mês.                                                               Durante o mesmo período foi também efetuado o levanta­
                                                                                   mento cartográfico de todo o território através de processos
  Possuía as seguintes características:                                            aéreofotogramétricos realizados pela Aviação Naval.
  Deslocamento máximo.................................... 492 toneladas
  Comprimento (fora a fora) ............................. 44,80 metros               Ainda, na obra atrás citada, o Comandante Crespo refere
  Boca.................................................................... 8,30 “  as dificuldades que enfrentaram para levar a bom termo a
  Calado ............................................................... 2,10 “    sua missão na Guiné: A geodesia e os levantamentos topográficos
  Velocidade ........................................................ 13 nós       e hidrográficos da Guiné sempre foram considerados como proble-
  Dispunha de duas máquinas alternativas de tríplice expan­                        mas técnicos de difícil solução.
são com a potência de 700 cavalos e duas caldeiras cilíndricas
Yarrow, utilizando carvão como combustível.                                          A geodesia e a cartografia teriam de ser executadas numa região
  Estava armada com                                                                quase plana, coberta de densa e alta vegetação, cruzada por nu-
duas peças Armstrong
de 75 mm, duas de 47                                                                                                          merosos cursos de água e
mm e duas metralha­                                                                                                           com uma zona insular de
doras Nordenfelt. A                                                                                                           algumas centenas de ilhas
sua lotação inicial era                                                                                                       e ilhéus.
de 67 homens.
  Enquanto canhonei­                                                                                                             A hidrografia parecia
ra, além de ter presta­                                                                                                       reunir todas as circuns-
do, maioritariamente,                                                                                                         tâncias desfavoráveis a
apoio à fiscalização da                                                                                                       um trabalho cómodo e
pesca na costa conti­                                                                                                         agradável: profundidades
nental portuguesa, durante os nos anos de 1919 e 1920 fez                                                                     muito pequenas e distri-
várias comissões aos Açores.                                                                                                  buídas irregularmente
  Em Outubro de 1946 foi classificada como Navio Hidrográ­                                                                    nos canais, nos rios e ao
fico, após o que recebeu algumas transformações e equipa­                          largo da costa marítima; correntes de marés muito fortes; marés
mentos, ficando no início de 1948 pronta para desempenhar                          variando rapidamente em tempo e em amplitude; dificuldade de
missões no âmbito de Missão Geo-hidrográfica da Guiné.                             operar o navio hidrográfico, com relativa segurança; margens di-
  A Guiné constitui um território com uma orografia muito                          fíceis de sinalizar e com grandes zonas de lodo que dificultavam o
peculiar, atravessado por uma profusa rede de rios e canais,                       desembarque do material e do pessoal; má visibilidade; más condi-
o que aconselhava à subordinação dos trabalhos de hidro­                           ções de mar para sondar em pequenas embarcações.
grafia e geodesia sob uma direção única, o que veio a suce­                          Nestes últimos sete anos concluiu-se praticamente toda a geode-
der, após perto de três décadas de paragem dos trabalhos                           sia; realizou-se mais de metade da hidrografia, abrangendo todas
de hidrografia, com a constituição, em 14 de Abril de 1944,                        as zonas que interessam à navegação que presentemente escala os
a Missão Geo-hidrografia da Guiné.                                                 portos da Província; concluíram-se 30 folhas da carta topográfica.
  Coube ao então Primeiro-tenente Manuel Pereira Crespo                              E conclui: O levantamento Geo-hidrográfico da Guiné Portu-
a incumbência de chefiar a Missão e, algum tempo depois,                           guesa é, em última análise, mais um serviço da Armada Nacional
o comando do Mandovi, tendo sido o seu único comandan­                             no Ultramar Português.
te enquanto navio hidrográfico. No seu livro “Trabalhos da                           O trabalho então concretizado foi de extrema importân­
Missão Geo-hidrográfica da Guiné (1948-1955)”, publicado                           cia para a atualização da informação, uma vez que a mesma
em 1955 pelo Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, o Co­                          vinha sendo feito por entidades estrangeiras e limitava-se
mandante Crespo refere-se ao Mandovi como sendo um navio                           a reproduzir informações desatualizadas, sendo motivo de
cuidadosamente preparado e adaptado para o serviço hidrográfico                    inúmeros acidentes marítimos que originavam o encalhe e
que desde há sete anos opera ininterruptamente nas águas da Guiné.                 não raras vezes a irremediável perda de navios.
  Em virtude das dificuldades do Ministério da Marinha em                            Ao N.H. Mandovi e à própria Missão, encontra-se associado
dispensar pessoal, a guarnição do Mandovi encontrava-se re­                        de forma indelével o nome do Comandante Manuel Pereira
duzida ao estritamente indispensável, apoiando-se a Missão                         Crespo. Em 1956, sob a sua chefia, as atividades hidrográ­
no recrutamento de nativos, maioritariamente de etnia Man­                         ficas realizadas pela Missão Geo-hidrográfica da Guiné ad­
jaca, para funções auxiliares.                                                     quiriram tal amplitude e importância que levaram o Gover­
  Entre os trabalhos em que o navio participou desde Feve­                         no Francês a condecorá-lo com o grau de Oficial da Ordem
reiro de 1948, data da sua chegada a Bissau, destaque-se os                        da Legião de Honra.
levantamentos hidrográficos que cobriram toda a área cos­                            Em 5 de Dezembro de 1956 o N.H. Mandovi, após oito
teira da Guiné, barras e entradas dos principais portos, rios                      anos de valiosos trabalhos, que viriam a revelar-se de enor­
e canais navegáveis, correspondendo à publicação de seis                           me utilidade no planeamento de operações militares ocorri­
cartas náuticas à escala 1:80.000. Foram ainda produzidos                          das na Guiné entre 1963/74, foi abatido ao Efetivo dos Na­
                                                                                   vios da Armada.
                                                                                                    Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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