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Navios Hidrográficos

30. NAVIO HIDROGRÁFICO D. CARLOS I

Construído nos Estados Unidos, em Seattle, pela Tacoma                        de missão e de diversos equipamentos de carga orgânicos,
Boat Company, o USNS Audacious foi lançado à água em 30                       como os guinchos, pórticos e gruas.

de janeiro de 1989. Como navio de vigilância anti-subma-                       Prevê-se a instalação de um Sistema de Posicionamento
                                                                              Dinâmico (SPD), que se destina a manter o navio numa po-
rina, a sua missão, enquanto esteve ao serviço da USNavy,                     sição fixa quaisquer que sejam as condições meteorológicas
                                                                              a que esteja submetido e que permitirá, nomeadamente,
consistiu na recolha e transmissão de informação acústica,                    operar com o ROV (Remotely Operated Vehicle) a grandes
                                                                              profundidades.
utilizando um sistema com sensores passivos rebocados
designado Surveillance Towed Array System.                                     Está também prevista, a muito breve prazo, a instalação
                                                                              de uma grua de grande porte, que permitirá ao navio mani-
Desativado em 1995 e transferido para a Marinha Portu-                        pular equipamentos e embarcações até cerca de 6 toneladas,

guesa em dezembro de 1996, passou ao estado de arma-                                                                         aumentando assim a
mento com o nome D. Carlos I, em 28 de fevereiro de 1997.                                                                    sua capacidade hidro-
                                                                                                                             gráfica.
A sua denominação constitui uma homenagem ao Rei
                                                                                                                               Todas as disponibili-
D. Carlos I, monarca                                                                                                         dades instaladas fazem
                                                                                                                             do N.H. D. Carlos I uma
de Portugal de 1889 a                                                                                                        plataforma aberta para
                                                                                                                             a investigação cientí-
1908, proeminente in-                                                                                                        fica, permitindo a uti-
                                                                                                                             lização, de forma inte-
vestigador e homem                                                                                                           grada, dos equipamen-
                                                                                                                             tos state of the art e das
de ciência ligado ao                                                                                                         tecnologias ao serviço
                                                                                                                             da Marinha e da comu-
Mar. Sob o seu impul-                                                                                                        nidade científica nacio-
                                                                                                                             nal e internacional.
so e orientação foram                                                          Neste domínio, salientam-se a execução de campanhas
                                                                              oceanográficas para o estudo da caracterização da dinâmi-
lançadas as bases da                                                          ca dos canhões submarinos, do qual se destaca o canhão
                                                                              da Nazaré, a realização de levantamentos geofísicos para
moderna oceanografia                                                          caracterização do fundo e subsolo marinho, a execução de
                                                                              recolha de amostras para o Instituto Português do Mar e da
portuguesa, sendo a                                                           Atmosfera e a execução de apoio ambiental no âmbito do
                                                                              apoio às operações navais.
sua ação reconhecida                                                           A realização de levantamentos hidrográficos, com recur-
                                                                              so ao SMF, em apoio à Estrutura de Missão para a Exten-
mundialmente pelos                                                            são da Plataforma Continental, merece especial relevância
                                                                              dado tratar-se de um projeto de elevado interesse nacional
estudos oceanográficos                                                        e que tem como objetivo principal a extensão da platafor-
                                                                              ma continental para além das 200 milhas, no quadro da
e da fauna marítima                                                           Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
                                                                               Assim, o N.H. D. Carlos I assegura, no âmbito das mis-
que realizou.                                                                 sões específicas da Marinha, atividades relacionadas com
                                                                              as ciências e tecnologias do mar tendo em vista a sua apli-
Após a sua chegada a                                                          cação na área militar, contribuindo também para o de-
                                                                              senvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do
Portugal, foi adaptado no Arsenal do Alfeite às funções de                    ambiente marinho nos domínios da hidrografia, da carto-
                                                                              grafia náutica, da segurança da navegação, da oceanogra-
navio hidrográfico e oceanográfico.                                           fia física, da geologia marinha e da oceanografia química.
                                                                              O navio constitui-se ainda como um instrumento de enor-
O navio ostenta na amurada a inscrição A 522 e tem as se-                     me potencial para a cooperação internacional, seja a nível
                                                                              europeu, seja com os Países Africanos de Língua Oficial
guintes características gerais:                                               Portuguesa.

Deslocamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.262 toneladas                      Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO

Comprimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68,3 metros

Boca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13,1   “
Calado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,6      “
Velocidade máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10                 nós

Autonomia . . . . . . . . . . . . 5.700 milhas a 10                      “

É propulsionado por 2 motores General Electric de 1.600

cavalos, sendo a energia fornecida através de 4 geradores

Caterpillar D 398B. A sua guarnição é de 34 elementos (6

oficiais, 7 sargentos e 21 praças). Dispõe de capacidade de

alojamento para mais 14 pessoas.

Em 2001 e 2011 foi sujeito a duas modernizações, trans-

formando-o num moderno navio hidrográfico, dotado de

equipamentos e sistemas destinados a corresponder, em

atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), nos

domínios da hidrologia dinâmica costeira e oceânica, dos

ecossistemas, da acústica submarina e dos processos de

transporte e sedimentação na margem continental.

Desses sistemas e equipamentos destacam-se o Sistema

Sondador Multifeixe (SMF), que permite a realização de le-

vantamentos hidrográficos, de elevada definição, até pro-

fundidades de 12.000 metros, e os perfiladores acústicos de

correntes.Tem possibilidade de operar equipamentos aces-

sórios e autónomos, como sejam os colhedores de amostras

de sedimentos, o sonar lateral, as sondas multiparâmetro e

as amarrações de correntómetros, entre outros. Dispõe ain-

da de duas áreas laboratoriais adaptáveis consoante o tipo
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