Page 151 - Revista da Armada
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Na  época  própria  (Maio  a  Outubro)  .é  normal
       aparecerem  importantes  cardumes  de  albacoras
       e bonitos,  cuja pesca é fundamentalmente exercida
       pelas  traineiras  pertencentes  às  empresas  conser-
       veiras  do  atum.
       Para  tal,  os  armadores  contratam  as  campanhas
       de pescadores artesanais especializadas existentes
       em  Vila  Franca  do  Campo  e  Ribeira  Quente.  No
       entanto,  presentemente,  devido  à  escassez  de
       peixe  verificada  nos  últi~os  anos,  grassa  grave
       crise  nesta  indústria,  o  que  leva  a  crer  ser  neces-
       sário  actualizar  os  processos  utilizados.
       Ainda  se  exerce  em  S.  Miguel  a  pesca  da  baleia,
       cuja especialidade é exclusiva,  nesta  ilha,  dos pes-
       cadores  das  Capelas.  Em  1971  foram  arpoados
       e  capturados  29  cachalotes, ' que  renderam  91
       toneladas  de  óleo.
                                                            Lancha de pilotos; ao fundo, a torre da vigia
       Tem  grande  importância  o  apoio  que  a  Capitania
       dispensa  à  classe  piscatória.                     As  manobras  de  atracação  e  desatracação  dOS
       Por  um  lado,  há  que  exigir  a  observação  das  leis   navios  cujos  calados  podem  ir  até  aos  36  pé~.  são
       e  regulamentos,  fiscalizando-se  as  condições  de   sempre  orientadas  pelos  pilotos.
       segurança  das  embarcações,  o  cumprimento  dos    A  Capitania  tem  uma  lotação  de  5  pilotos  sub  a
       contratos  de  matrícu la,  etc.                     direcção  de  um  piloto-mar.  A  actividade  destes
       Por  outro,  há  que  estar  sempre  atento  aos  riscos   funcionários,  especialmente  no  Inverno,  não  é
       da  profissão.  Todos  os  dias  ós  cabos  de  mar  em   nada  agradável,  pois  além  da  responsabilidade
       cada  porto  verificam  se  os  barcos  regressaram   que  lhes  compete nas difíceis manobras,  por vezes
       em  boa  ordem.  Se  algum  falta,  estabelece-se  o   sob  mau  tempo,  têm  ainda  de  arrostar  com  o  mar
       alarme, aprontam-se os meios do Instituto de Socor-  em  frágeis  embarcações  a  fim  de  entrarem  e
       ros  a  Náufragos,  confiados à Capitania, ou  pede-se   saírem  dos  navios  fora  do  porto.  Para  este  efeito
       mesmo  ao  Comando  Naval  para  fazer  sair  um     dispõe a Capitania de duas embarcações tripuladas
       navio-patrulha  se  tal  for  necessário.  Nos  últimos   por  pessoal  do  troço  do  mar  cuja  lotação  é  de
       anos,  felizmente,  tem  havido  alguns  alarmes  mas   13  elementos.  Destes,  um  está  sefTlpre  de  vigia
       raros  desastres.                                    na  Torre  de  Sinais,  equipada  com  aparelhagem
       Depois,  há  o  amparo  a  prestar  por  intermédio   visual  e  radiotelefónica  necessária  ao  apoio  à
       da  Casa  dos  Pescadores,  que vai  desde o  emprés-  navegação  que  demanda  o  porto.  É  apreciada
       timo  para  um  motor  novo  da  embarcação  até  à   tradição  da  pilotagem  de  Ponta  Delgada  a  recolha
       assistência  social  ou  médica  às  famílias.       da  mala  lançada  ao  mar  pelos  navios  que  passam
       A Capitania de Ponta E?elgada orgulha-se de manter   próximo e cujo expedimento fica a seu  cargo, o que
       com  a  classe  piscatória  local  as  melhores  rela-  tem  merecido  referências  internacionais  do  maior
       ções,  pois  o  pescador  de  S.  Miguel  lhe  merece   apreço.
       todo  o  apreço  pelas suas  qualidades de bom  mari-
       nheiro,  de  trabalhador  e  de  excelente  éomporta-
                                                            De  resto,  o  porto  de  Ponta  Delgada  é  já  há  alguns
       menta.
                                                            anos  o  porto  nacional  mais  frequentado  pelos
                                                            navios  de  guerra  das  nações  aliadas.  No  respei-
                                                            tante  à actividade comercial,  o  movimento do porto
                                                            tem-se mantido quase estacionário, sendo os núme-
       MOVIMENTO  DO  PORTO.  PILOTAGEM
                                                            ros  respeitantes  a  1970  e  1971 ,  os  segu intes:
       O  porto  artificial  dé  Ponta  Delgada,  cuja  cons-
       trução  se  iniciou  em.  1861,  está  enrocado  na
                                                                                                 1970     1971
       ampla  baía  onde  se  localiza  a  cidade  e  possui,
       actualmente,  1300  metros  de  cais  acostável,  dando   Navios  entrados  ...... .... . .. . . . ... . .   953   992
       abrigo  contra  temporais  do  Sul,  donde  os  ventos   Tonelagem  bruta  manobrada  ... . .... .   3364362  3219005
       são  predom inantes  de  Inverno.                   Passageiros  embarcados  ... . . . . . . . . . .   17413   14359
                                                            Passageiros  desembarcados  .. ... .. . .   19 967   17489
       O porto está dotado de gruas e guindastes e dispõe
                                                            Carga  movimentada  . ..... . ...... ...   250272   241  854
       de  um  rebocador  de  1100 cv  que  em  breve  será
       reforçado  por  outra  unidade  que  virá  a  ser  a
     . mais . potente  a  operar  em  portos nacionais.                                         A. de Carvalho

                                                                                                             5
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