Page 151 - Revista da Armada
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Na época própria (Maio a Outubro) .é normal
aparecerem importantes cardumes de albacoras
e bonitos, cuja pesca é fundamentalmente exercida
pelas traineiras pertencentes às empresas conser-
veiras do atum.
Para tal, os armadores contratam as campanhas
de pescadores artesanais especializadas existentes
em Vila Franca do Campo e Ribeira Quente. No
entanto, presentemente, devido à escassez de
peixe verificada nos últi~os anos, grassa grave
crise nesta indústria, o que leva a crer ser neces-
sário actualizar os processos utilizados.
Ainda se exerce em S. Miguel a pesca da baleia,
cuja especialidade é exclusiva, nesta ilha, dos pes-
cadores das Capelas. Em 1971 foram arpoados
e capturados 29 cachalotes, ' que renderam 91
toneladas de óleo.
Lancha de pilotos; ao fundo, a torre da vigia
Tem grande importância o apoio que a Capitania
dispensa à classe piscatória. As manobras de atracação e desatracação dOS
Por um lado, há que exigir a observação das leis navios cujos calados podem ir até aos 36 pé~. são
e regulamentos, fiscalizando-se as condições de sempre orientadas pelos pilotos.
segurança das embarcações, o cumprimento dos A Capitania tem uma lotação de 5 pilotos sub a
contratos de matrícu la, etc. direcção de um piloto-mar. A actividade destes
Por outro, há que estar sempre atento aos riscos funcionários, especialmente no Inverno, não é
da profissão. Todos os dias ós cabos de mar em nada agradável, pois além da responsabilidade
cada porto verificam se os barcos regressaram que lhes compete nas difíceis manobras, por vezes
em boa ordem. Se algum falta, estabelece-se o sob mau tempo, têm ainda de arrostar com o mar
alarme, aprontam-se os meios do Instituto de Socor- em frágeis embarcações a fim de entrarem e
ros a Náufragos, confiados à Capitania, ou pede-se saírem dos navios fora do porto. Para este efeito
mesmo ao Comando Naval para fazer sair um dispõe a Capitania de duas embarcações tripuladas
navio-patrulha se tal for necessário. Nos últimos por pessoal do troço do mar cuja lotação é de
anos, felizmente, tem havido alguns alarmes mas 13 elementos. Destes, um está sefTlpre de vigia
raros desastres. na Torre de Sinais, equipada com aparelhagem
Depois, há o amparo a prestar por intermédio visual e radiotelefónica necessária ao apoio à
da Casa dos Pescadores, que vai desde o emprés- navegação que demanda o porto. É apreciada
timo para um motor novo da embarcação até à tradição da pilotagem de Ponta Delgada a recolha
assistência social ou médica às famílias. da mala lançada ao mar pelos navios que passam
A Capitania de Ponta E?elgada orgulha-se de manter próximo e cujo expedimento fica a seu cargo, o que
com a classe piscatória local as melhores rela- tem merecido referências internacionais do maior
ções, pois o pescador de S. Miguel lhe merece apreço.
todo o apreço pelas suas qualidades de bom mari-
nheiro, de trabalhador e de excelente éomporta-
De resto, o porto de Ponta Delgada é já há alguns
menta.
anos o porto nacional mais frequentado pelos
navios de guerra das nações aliadas. No respei-
tante à actividade comercial, o movimento do porto
tem-se mantido quase estacionário, sendo os núme-
MOVIMENTO DO PORTO. PILOTAGEM
ros respeitantes a 1970 e 1971 , os segu intes:
O porto artificial dé Ponta Delgada, cuja cons-
trução se iniciou em. 1861, está enrocado na
1970 1971
ampla baía onde se localiza a cidade e possui,
actualmente, 1300 metros de cais acostável, dando Navios entrados ...... .... . .. . . . ... . . 953 992
abrigo contra temporais do Sul, donde os ventos Tonelagem bruta manobrada ... . .... . 3364362 3219005
são predom inantes de Inverno. Passageiros embarcados ... . . . . . . . . . . 17413 14359
Passageiros desembarcados .. ... .. . . 19 967 17489
O porto está dotado de gruas e guindastes e dispõe
Carga movimentada . ..... . ...... ... 250272 241 854
de um rebocador de 1100 cv que em breve será
reforçado por outra unidade que virá a ser a
. mais . potente a operar em portos nacionais. A. de Carvalho
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