Page 301 - Revista da Armada
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Poucas vezes o  mundo da arte  foi
      sacud ido  tão  violentamente  como
      a  partir de  1916.  Quer  na  Europa
      quer na América, o grito de guerra
      era  DADÁ.  Este  nome , sem  signi-
      ficado  especial,  foi  usado  em
      primeira  mão  pelos  membros  do
      Cabaret Voltaire, em Zurique - ce-
      náculo  onde  se  reuniam  artistas
      imigrados  por motivo da guerra e
      que fora flJ,.ndado pelo poeta rome-
      no Tristqn Tzara. Dele faziam parte
      escritores  e  artistas  como  Hugo
      Ball e Hans Arp. A finalidade deste
      movimento  tanto  artístico  como
      I iter$rio  era ·a  formu lação  do  seu
      veemente  protesto  contra  toda  a
      espécie  de  convenções  sociais  e
      culturais  vigentes.  Pretendiam  li-
      bertar  a  arte  de  todàs  as  peias  e
      convencionalismos  institu ídos  por
      uma sociedade que decretara de-
      terminados  gostos  e  padrões  ar-
      tísticos.  Este  grupo  de  artistas
      realizava  espectáculos  e  exposi-
      ções  que  escandalizaram  toda  a
      gente pela deliberada extravagân-
      cia  das obras  expostas  que, para
      às  audiências  de  então ,  tocavam
      as  raias  do  absurdo .  Expuseram                                   pretendendo  apeá-Ia .da  situação
      nos  seus  salões  artistas  como                                     singular que a sociedade  lhe pre-
      Arp,  Chirico  e  Ernst,  que  mais                                   tendia  dar.  Com  Man  Ray  elegeu
      tarde enveredaram  pelo surrealis-                                    à  categoria  de  artísticos objectos
      mo;  Kadisnsky,  que  abriu  as  por-                                 de uso comum , feitos em  série, os
      tas  à  pintura  abstracta:  Kokos-                                   ready-made ,  que  apresentavam
      chka, que veio a fixar-se no expres-                                  fora do seu  contexto  normal, com
      sionismo ,  e  Picasso,  que  não  se                                 ou  sem  qualquer modificação. É o
      fixou em nada e que, passando por                                     caso  de  «roda  de  bicicleta »,  de
      tudo,  permaneceu  único.                                             « urinol »  (com  o  nome  de  fonte)
      O público era convidado para ses-                                     de  Duchamp ;  de  «prenda »  de
      sões de promoção cu Itu ral e escla-                                  Man Ray  (que deliberadamente foi
      recimento  dos  objectivos  do  da-                                   inutilizada  como  objecto  de  uso
      daísmo  e  não  raro  era  insultado                                  corrente)  e  das  colagens  que  se
      pelos  artistas  que  não  perdiam  a   " Prenda »  de  Man  Ray      desenvolveram  a  partir  de  então,
      oportunidade de lhe frisar a estupi-                                  lançando  mão  de  todos  os  mate-
      dez  burguesa dotada de antolhos                                      riais  litografados  ou  impressos.
      que não  !he permitiam descortinar   Iorque. Picabia fundou  uma  rev is-  A  caricatura,  o  desenho  incisivo
      os  vastíss imos  horizontes  reser-  ta  que  provocou  escândalo .  Num   e mordaz, a montagem fotográfica
      vados  à  arte  do  futuro .  Sucede-  dos  números, havia  uma  reprodu-  e  cinematográfica  foram  explora-
      ram-se  os  manifestos  e  revistas   ção  da  «Mona  Lisa»  de  Da  Vinc i  dos  ao  máximo.  A  crise  do  pós-
      de  natureza  anticonformista  em   a  que  acrescentaram  um  bigode  -guerra, mercê do seu clima social
      que  veladamente  transparecia  e uma alusão obscena. Noutra pá-      específico,  veio  possibilitar  uma
      também  um  protesto  contra  a    gina,  puseram  a  um  borrão  de  enorme  expansão  do  movimento
      guerra  e  os  sistemas  sociais  que   tinta  o  título  inacreditável  de  Vir-  DADÁ.  Passou  à  Alemanha, fixan-
      a  promoviam .  O  mesmo  espírito   gem  Santíssima!  O  objectivo  era  do-se  principalmente  em  Berlim
      animava  na  América  os  artistas   ridicu larizar  a  arte  tradicional;  e  Colónia,  onde  a  polícia  se  viu
      que se  reuniam  em  torno de Pica-  destruir  para  construir  uma  arte  obrigada  a  fechar  algumas  expo-
      bia  e  Marcel  Duchamp,  figuras   nova.  Marcel  Duchamp  era  o  pa-  sições e  a dissolver espectáculos
      centrais  do  dadaísmo  em  Nova   ladino da democratização da arte ,  de  promoção  artística.  A  Rússia,
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