Page 321 - Revista da Armada
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Navío virado de querena sobre uma barcaça. segundo desenho a lápis tJarcaça deslinada a virar o navio de querena, segundo desenho a lápis
(pormenor) de Domingos Sequeira. 1818 - Museu Nacional de Arte (pormenor) de Domingos Sequeira, 1818 - Museu Nacional de Arte
Antiga. Antiga.
publicados no nosso país vários manuais de marinheiros que zados em 1818, destinados a um "Panorama de Lisboa», que
incluem longas descrições com as manobras de virar de quere- infelizmente se perdeu no incêndio dos Paços do Concelho de
na, mas nenhuma delas é acompanhada de gravuras que 1863.
ajudem a melhor compreender as diversas fases desta algo Para realizar estes seus estudos, sabemos por Maria Alice
complexa operação. Beaumont, autora de uma importante biografia de Domingos
O Museu de Marinha dispõe nos seus arquivos de algumas Sequeira (1768-1837) (9), que este pintor pediu facilidades aos
fotografias de navios virados de querena. No entanto, é curioso Governadores do Reino para que lhe fosse emprestada uma
assinalar que, no nosso país. pelo menos Irêsartistas plásticos barraca de campanha de coronel e um soldado para a armar
se interessaram por este tema. O primeiro foi Manoel Marques e desarmar, com o intuito de realizar uma vista panorâmica de
de Aguilar (1767-c.18161 que gravou em 1791 uma .. Vista da Lisboa até à barra e de Cacilhas ao Ribatejo.
Cidade do Porto. desde a Torre da Marca athe as Fontainhas», Domingos Sequeira dirigiu-se ainda a Carlos May, inten-
que mostra uma grande actividade no rio Douro, em que se dente do Arsenal da Marinha, para lhe ser concedida uma em-
destaca um navio dando lados para o calafate do costado, ven- barcação grande e estável para estudo de diversos pontos e
do-se grossa fumarada devido ao aquecimento do breu (6). um escalerque o transporlasse aos vários pontos volantes en-
Também João Pedroso (1825-1890), é autor de uma gravura tre eles a nau "S. Sebastião» que se deslocaria segundo as
em que nos mostra, junto à Torre de Belém, uma cena idêntica suas necessidades. E pede mais uma vela grande para cobrir
à anterior, mas onde ressalta a grande sensibilidade e a beleza
do traço deste notável pintor de marinha e). a barraca que mandou fazer no terraço de São Vicente de
ForaCo). De tudo isto s61he foi fornecida a vela e o acesso à
Um outro pintor, que foi talvez o mais extraordinário dese- nau «S_ Sebastlão»_
nhadorque nasceu neste extremo ocidental da Europa, deixou- Mas o mais importante que ressal!a dos estudos atrás refe-
-oos algumas folhas com preciosos estudos de navios(8), reali- ridos, realizados por Sequeira, é o facto de, entre os navios por
ele magnificamente desenhados, haver mais do que um virado
doca seca que em Portugal teve aquela designação, que consideramos de querena. Além disso, o artista apresenta-nos o perfil de uma
incorrecta, mas que lem sido mantida por tradiçáo. No fim dos anos 60 barcaça destinada a esta manobra, que é a única representa-
já exisliam em Cacilhas as duas docas do Sampaio que, em 1893. f0- ção isolada que conhecemos deste tipo de embarcação e que
ram vendidas â firma Parry & Son. Foipreciso esperar pelo inIcio desle nos permite constatar que o seu aparelho de força fixo era
século para o pofIo de Lisboa passar a dispor de mais duas docas na constituído por três sólidos cabrestantes. Além da qualidade do
Rocha Conde d·Óbidos. desenho, Sequeira deixou-nos, assim, um documento do maior
No que respeita a docas flutuantes tivemos uma de madeira, ex-
plorada pela firma Sanlos & c. - que operou no Tejo de 1868 a t896, interesse para o estudo da historiografia naval.
data em que inesperadamente se afundou por avaria nas válvulas.
(6) «Colecção de Gravuras Portuguezas, Porto e Douro", 1.- série, A. EstáciodosReis,
s/data, estampa n. "6. Agradece-se ao arq. Octávio Lixa Filgueiras por cap.-m.-g.
nos ter indicado esta gravura.
() Existe um exemplarno MuseudeMarinha, cota GR-/-2/2.
(8) "Domingos António de Sequeira, Desenhos», Lisboa 1972/ (~'dem, págs. 9a 76.
/1975, desenhosn. os306a316. C ) Idem, págs. 43 e 44
Calafetando o fundo de um batelão, 1894 (Arquivo de fotografia do Veleiro virado de querena, 1903 (ArqUIVO de fotografia do Museu de
Museu de Marinha). Marinha).
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