Page 287 - Revista da Armada
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* DAMAS (Par. principiantes).
* CONCURSO N.· 191 s' certas) ~ .... ~.;... -rt .
Teimamos em manter viva esta LL~.·==..-==::;\lJ)1
(Sorleio de um prémio 6fJIr8 8S,PSf
secção porque achamos que os pro- _ J~Ofll
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blemas, além de constitufrem uma S=2 -1
forma de divertimento, servem ao o que significa que temos que multi-
mesmo tempo para despertar, ou plicar 2x2x2 ... 64 vezes seguidas, o
pelo menos recordar, alguns conhe- que é relativamente fácil. mas um
cimentos há muitos anos aprendi- pouco trabalhoso. O resultado é
dos. Por Qutro lado, ao contrário do S~18 446 744 073 709 551 615
que acontece na politica em que o Para dar uma ideia deste número
que parece é, no que respeita a pro-
astronómico, basta dizer-se que se
blemas, o que parece, raras vezes, plantássemos a Terra inteira e se fi-
é. e, neste aspecto há exemplos que zéssemos uma colheita por ano, se- Jogam as brancas e ganham.
me atrevo a apresentar I correndo o riam necessários 450 séculos para VELTlNO
risco de serem bem conhecidos de al- se obter tal quantidade de trigo. Mas ••••••••••••••••••••
guns leitores. Queremos referir-nos se quiséssemos contar os grãos, à
à lenda que nos fala de um poderoso razão de 5 segundos por grão, de- * DAMAS
soberano da índia que, querendo re- morar-se-ia 1170 milhões de sécu-
compensar o inventor do jogo de xa- losl
drez lhe deu a escolher um bem me- É curioso referir que o distinto
recido prémio. matemático brasileiro Júlio César de
Modestamente. o inventor não Mello e Sousa, baseando-se num
quis nem ouro, nem pedras precio-
paradoxo, consegue pOr O inventor a
sas, mas apenas grãos de trigo, com
pagar o invento ao soberano. Mas
os quais lhe seriam pagas cada uma deixemos esta história para outra
das casas do tabuleiro. O pagamen- ocasião. Por agora apresentamos o
to seria feito nas seguintes condi-
seguinte prob:ema:
ções: Uma aranha (A) encontra-se a
1 grão pela 1.- casa 3Ocmdo tecto a meiodeuma daspa-
2 grãos pela 2.- casa redes de menor largura da sala cujas
4 grãos pela 3. - casa dimens6es s~o apresentadas na
8 grãos pela 4.- casa gravura. Na parede oposta, a 30em Para resolver EM DIAGRAMA
e, assim sucessivamente, dobrando do soalho. estA uma mosca (M) com- 1.- jogada: 4-18!
sempre, até à 64.-casa. pletamente paralisada. Qual é a me- _ _ J. A. Trabucho, Évora
É evidente que o soberano, ape- nor distAncia que a aranha terá de N. R. - Nos problemas para rssolv9r em
sar de achar bizarra e insignificante percorrer para apanhar a mosca? diagrama nlo seria dtldas 8 oonhec9r as ser
a recompensa solicitada mandou, Iuçd6s fl8pflnaS 58 indica B 1.· jogada. cabfm.
imediatamente, pagar. A. Estácio dos Reis, do dfIpois ao jogador desenvolver o problema.
A soma de todos os termos da cap.-m.-g. • •••••••••••••••••••
progressão geométrica acima referi-
da é dada por (ScIuçAonon. o 193) * ARITMOGRAFIA
•••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
* XADREZ
Nesta posição com preciosa ma-
nobra, as negras decidem a luta,
aproveitando a agressiva situação
das suas peças. Como?
Negras jogam e ganham.
Tempo médio de resolução:
1." categorias: 21 minutos
2." categorias: 30 minutos -õiiiiiiiiã'tõ(o;;s~espaço;s eem;;;t;;ã;iCõ
3.&8 categorias: 39 minutos com os algarismos correspondentes
Iniciados: 56 minu10s aos cAlculas aritméticos a que res-
peitam os totais mencionados na co-
Armando Romão (Feijó) luna da direita e na linha de baixo.
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