Page 287 - Revista da Armada
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* DAMAS  (Par. principiantes).
         * CONCURSO N.· 191       s' certas)  ~ .... ~.;...     -rt .

           Teimamos em  manter viva esta  LL~.·==..-==::;\lJ)1
        (Sorleio de um prémio 6fJIr8 8S,PSf

         secção porque achamos que os pro-  _        J~Ofll
                                                           64
         blemas,  além  de  constitufrem  uma          S=2 -1
         forma  de  divertimento,  servem  ao   o que significa que temos que multi-
         mesmo  tempo  para  despertar,  ou   plicar 2x2x2 ... 64 vezes seguidas, o
         pelo menos recordar, alguns conhe-  que  é  relativamente  fácil.  mas  um
         cimentos  há  muitos  anos  aprendi-  pouco trabalhoso. O resultado é
         dos. Por Qutro lado, ao contrário do   S~18 446 744 073 709 551  615
         que  acontece  na politica em  que o   Para dar uma ideia deste número
         que parece é, no que respeita a pro-
                                            astronómico,  basta dizer-se que se
         blemas, o que parece, raras vezes,   plantássemos a Terra inteira e se fi-
         é. e, neste aspecto há exemplos que   zéssemos uma colheita por ano, se-  Jogam as brancas e ganham.
         me atrevo a apresentar I  correndo o   riam  necessários 450  séculos  para                 VELTlNO
         risco de serem bem conhecidos de al-  se obter tal quantidade de trigo. Mas   ••••••••••••••••••••
         guns leitores.  Queremos referir-nos   se  quiséssemos contar os grãos, à
         à lenda que nos fala de um poderoso   razão de 5  segundos  por grão, de- * DAMAS
         soberano da índia que, querendo re-  morar-se-ia  1170 milhões  de  sécu-
         compensar o inventor do jogo de xa-  losl
         drez lhe deu a escolher um bem me-    É  curioso  referir  que  o  distinto
         recido prémio.                     matemático brasileiro Júlio César de
            Modestamente.  o  inventor  não   Mello  e  Sousa,  baseando-se  num
         quis nem ouro,  nem pedras precio-
                                            paradoxo, consegue pOr O inventor a
         sas, mas apenas grãos de trigo, com
                                            pagar o  invento  ao  soberano.  Mas
         os quais lhe seriam pagas cada uma   deixemos  esta  história  para  outra
         das casas do tabuleiro. O pagamen-  ocasião.  Por agora apresentamos o
         to  seria  feito  nas  seguintes  condi-
                                            seguinte prob:ema:
         ções:                                 Uma  aranha  (A)  encontra-se  a
            1 grão pela 1.- casa            3Ocmdo tecto a meiodeuma daspa-
            2 grãos pela 2.- casa           redes de menor largura da sala cujas
            4 grãos pela 3. - casa          dimens6es  s~o  apresentadas  na
            8 grãos pela 4.- casa           gravura.  Na parede oposta, a 30em   Para resolver EM DIAGRAMA
         e,  assim sucessivamente, dobrando   do soalho. estA uma mosca (M) com-  1.- jogada: 4-18!
         sempre, até à 64.-casa.            pletamente paralisada. Qual é a me-  _  _       J. A.  Trabucho, Évora
            É evidente que o soberano, ape-  nor distAncia  que a aranha terá  de   N. R. - Nos problemas para rssolv9r em
         sar de achar bizarra e insignificante   percorrer  para  apanhar  a  mosca?   diagrama nlo seria dtldas 8  oonhec9r as ser
         a  recompensa  solicitada  mandou,                                    Iuçd6s fl8pflnaS 58 indica B 1.· jogada. cabfm.
          imediatamente, pagar.                            A. Estácio dos Reis,   do dfIpois ao jogador desenvolver o problema.
             A  soma  de  todos  os  termos da                       cap.-m.-g.   • •••••••••••••••••••
          progressão geométrica acima referi-
          da é dada por                     (ScIuçAonon. o  193)               * ARITMOGRAFIA
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                                             * XADREZ

                                               Nesta posição com preciosa ma-
                                            nobra,  as  negras  decidem  a  luta,
                                            aproveitando  a  agressiva  situação
                                            das suas peças. Como?
                                            Negras jogam e ganham.

                                            Tempo médio de resolução:
                                             1." categorias: 21  minutos
                                            2." categorias: 30 minutos         -õiiiiiiiiã'tõ(o;;s~espaço;s eem;;;t;;ã;iCõ
                                            3.&8 categorias: 39 minutos        com os algarismos correspondentes
                                             Iniciados: 56 minu10s             aos cAlculas  aritméticos a  que  res-
                                                                               peitam os totais mencionados na co-
                                                       Armando Romão (Feijó)   luna da direita e  na linha de  baixo.

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