Page 43 - Revista da Armada
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criando um peso que se opunha ao que, criando uma situação de esta- Mundial foi desenvolvido pelo Al-
balanço. Nenhum destes sistemas bilidade, faziam com que o navio mirantado britâncio um dispositi-
fizeram carreira em construção na- resistisse ao balanço(l). vo cUJa ideia se deve a Deny
val. O maior navio que utilizou este Brown. Refenmo-nos aos lemes
Em 1880 o vice-almirante Ale- dlspositivo foi. porém, um luxuoso estabilizadores, que salOdo late-
xandre Popov entrou para a histó- paquete. o "Contl di Savoia" (4), ralmente do casco e rodando se-
ria desenhando, à imagem das pla- que entrou ao serviço em 1932 e gundo um eixo perpendicular ao
taformas flutuantes para artilha- que possuia um giroscópio dispon- plano longitudinal do navio contra-
ria, o célebre IILivadia)) destinado do de um rotor com cerca de 4 me- riam a tendência do balanço. Os le-
ao czar AlexandreII da Rússia. tros de diãmetro e com quase] 00 mes estabilizadores são comanda-
Este navio de 4 mil toneladas, toneladas de peso. Outros navios dos por um sistema giroscópico e
construido em Glásgua, ficou nos como o porta-aviões japonês IIHos- dispõem de um dispositivo que
anais - e vamos usar a gíria naval halO de 10 mil toneladas, o contra- permite recolhe-los na entrada dos
- como o maior sapato que algu- torpedeiro italiano IIPigafetall de portos, especialmente para efeitos
ma vez existiu. De facto, este navio 1978 toneladas e o iate americano de atracação. O processo tem SIdo
tinha a forma elíptica, com o com- "Savanora)) de 5500 toneladas. mUIto difundido em navios de pas-
primento de 71 e boca de 4] me- usaram giroscópios de balanço, sageltos e navios de guerra, no'
tros, isto é, mais de metade da sua cujos toros tinham um peso da or- meadamente os que estão prepa-
maior dimensão. Apesar da cons- dem de 1.5 a 2% do deslocamento rados para receber aviões ou heli'
trução do H Livadia.,) ter demorado dos respectivos navios. Além de cópteros, dada a mdispensabilida-
menos de um ano, o czar não che- contrariar o balanço verificou-se de de manter as respectivas plata-
gou a utilizá-lo porque foi, entre- que o sistema permitia um melhor formas numa posição o mais próxi·
tanto. assassinado. A experiência governo, isto é, com menos des- ma possível da horizontal para se-
veio a mostrar que um navio com vios ao rumo do navio. O emprego gurança na aterragem daqueles
esta configuração é estável em destas instalações foi limitado, aéreos. Os lemes estabilizadores
águas calmas, mas balança violen- fundamentalmente, devido ao seu sào também usados em barcos de
temente em mar agitado. Para des- elevado custo e ao seu peso exces- pesca, particularmente no sudoes-
consolo de Popov o iate não che- sivo. Não foi ainda esta a solução te da África do Sul, onde as condi-
gou a ser usado pela família impe- ideal. ções do mar são muito adversas.
rial, acabando por ser desmantela- Antes da Segunda Guerra No entanto, em embarcações com
do para a sucata em 1926. menos de 30 metros, é apenas usa-
Em 1874 a Compagnie des Va- do leme estabilizador a um dos
rJ Vel soble este assunto _A ESfabill-
peurs de la Manche encomendou zação GllOScOpi4 dos Navlos_, POl Vasco bordos, não sendo, por vezes, re-
em Inglaterra o II Caslelial! , um na- Tabolda Ferre/la. ln _AnaIS do Clube MiJj. tráctil.
VIO de dois cascos, com 87 metros tarNaval~, 1932, TomoLXll, n ..... ge 10, pp. Os paquetes portugueses ,do-
123-162.
de comprimento, ligados por uma fante D. Henrique)) e uPrincipe Per-
{.) O . Coml di Savoia_ que fOI, plJra a
plataforma de 8,70 metros, debai- feito", ambos de 1960, dispunham
epoca, um paquate de grande presugio. !j.
xo da qual funcionavam duas rodas nha o comprimamo de 248 metros a deslo· de lemes deste tipo assim como o
motoras. Esta foi outra tentativa cava 48500 toneladas Alundado POl um IIFunchah, (1961), os quais, quan-
aVJãoproJtlmodB VellBza em 1943. lo/posto
de aumentar a boca em relação ao do em funcionamento, lhes dimi-
a flutualBm 1945masnAo chegou a serbB-
comprimento do navio para, apa- nuíam a velocidade em cerca de
neliciado Em 1950 foi desmame/ado pala
rentemente. lhe criar uma maior sucata um nó.
estabilidade. Outro revés, pois o
IICasteüall acabou impunemente
em hospital de quarentena.
Em 1891 Sir John Thornycroft,
nome bem conhecido da mdústria
naval inglesa, instalou, no seu iate
a vapor uCecil)), de 230 toneladas,
um peso móvel, mas o dispositivo
foi abandonado por ineficaz.
A tecnologia do século XX per-
mitiU encontrar novas, mas agora
mais ehcientes e seguras, solu-
ções para o problema. Uma delas
baseia-se na propriedade que um
glroscóplo tem de manter a sua po-
sição no espaço quando gira a uma
alta velocidade.
Nos anos 30 cerca de vinte na-
vios - a maior parte para fins mili-
tares - tinham instalado giroscó- GlaVlJla do sec. XVI onde se vIa cadeira lelenda no texto, lia qual um observadOl nAoseria
pios com rotares de grande massa aleaadopelobaJançodonallJO.
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