Page 43 - Revista da Armada
P. 43

criando um peso que se opunha ao   que, criando uma situação de esta-  Mundial foi  desenvolvido pelo Al-
          balanço. Nenhum destes sistemas   bilidade, faziam  com  que o  navio   mirantado  britâncio  um  dispositi-
          fizeram carreira em construção na-  resistisse ao balanço(l).        vo  cUJa  ideia  se  deve  a  Deny
          val.                                 O maior navio que utilizou este   Brown.  Refenmo-nos  aos  lemes
             Em 1880 o  vice-almirante  Ale-  dlspositivo foi.  porém, um luxuoso   estabilizadores,  que  salOdo  late-
          xandre Popov entrou para a  histó-  paquete.  o  "Contl  di  Savoia" (4),   ralmente  do  casco  e  rodando  se-
          ria desenhando, à imagem das pla-  que  entrou ao  serviço em  1932  e   gundo  um  eixo  perpendicular  ao
          taformas  flutuantes  para  artilha-  que possuia um giroscópio dispon-  plano longitudinal do navio contra-
          ria,  o célebre IILivadia))  destinado   do de um rotor com cerca de 4 me-  riam a tendência do balanço. Os le-
          ao  czar  AlexandreII  da  Rússia.   tros de diãmetro e  com quase] 00   mes estabilizadores são comanda-
          Este  navio  de  4  mil  toneladas,   toneladas de peso.  Outros navios   dos por um sistema giroscópico e
          construido em Glásgua, ficou  nos   como o porta-aviões japonês IIHos-  dispõem  de  um  dispositivo  que
          anais - e vamos usar a gíria naval   halO  de 10 mil toneladas, o contra-  permite recolhe-los na entrada dos
          -  como o  maior sapato que algu-  torpedeiro  italiano  IIPigafetall  de   portos, especialmente para efeitos
          ma vez existiu. De facto, este navio   1978 toneladas e  o iate americano   de atracação. O processo tem SIdo
          tinha a  forma elíptica, com o com-  "Savanora))  de  5500  toneladas.   mUIto difundido em navios de pas-
          primento  de 71  e  boca de 4]  me-  usaram  giroscópios  de  balanço,   sageltos  e  navios  de  guerra,  no'
          tros, isto é, mais de metade da sua   cujos toros tinham um peso da or-  meadamente os que estão prepa-
          maior dimensão.  Apesar da cons-  dem de 1.5 a  2%  do deslocamento   rados para receber aviões ou heli'
          trução do  H Livadia.,)  ter demorado   dos  respectivos  navios.  Além  de   cópteros, dada a  mdispensabilida-
          menos de um ano, o czar não che-  contrariar  o  balanço  verificou-se   de de manter as respectivas plata-
          gou  a  utilizá-lo porque foi,  entre-  que o sistema permitia um melhor   formas numa posição o mais próxi·
          tanto. assassinado. A  experiência   governo,  isto  é,  com  menos des-  ma possível da horizontal para se-
          veio a  mostrar que um navio com   vios ao rumo do navio. O emprego   gurança  na  aterragem  daqueles
          esta  configuração  é  estável  em   destas  instalações  foi  limitado,   aéreos.  Os  lemes  estabilizadores
          águas calmas, mas balança violen-  fundamentalmente, devido ao seu   sào também usados em barcos de
          temente em mar agitado. Para des-  elevado custo e ao seu peso exces-  pesca, particularmente no sudoes-
          consolo de Popov o  iate não che-  sivo.  Não foi  ainda  esta a  solução   te da África do Sul, onde as condi-
          gou a ser usado pela família impe-  ideal.                           ções  do  mar são muito adversas.
          rial, acabando por ser desmantela-   Antes  da  Segunda  Guerra      No entanto, em embarcações com
          do para a sucata em 1926.                                            menos de 30 metros, é apenas usa-
             Em 1874 a Compagnie des Va-                                       do  leme  estabilizador  a  um  dos
                                                rJ  Vel soble este assunto _A ESfabill-
          peurs de la  Manche encomendou     zação  GllOScOpi4  dos  Navlos_,  POl  Vasco   bordos,  não sendo,  por vezes,  re-
          em Inglaterra o II Caslelial! , um na-  Tabolda Ferre/la. ln _AnaIS do Clube MiJj.   tráctil.
          VIO  de dois cascos, com 87 metros   tarNaval~, 1932, TomoLXll, n ..... ge 10, pp.   Os paquetes portugueses  ,do-
                                             123-162.
          de comprimento,  ligados por uma                                     fante D. Henrique)) e  uPrincipe Per-
                                                {.)  O  . Coml di Savoia_ que fOI,  plJra a
          plataforma de 8,70 metros, debai-                                    feito", ambos de 1960, dispunham
                                             epoca,  um paquate de grande presugio.  !j.
          xo da qual funcionavam duas rodas   nha o comprimamo de 248 metros a deslo·   de lemes deste tipo assim como o
          motoras.  Esta  foi  outra  tentativa   cava  48500 toneladas  Alundado POl  um   IIFunchah,  (1961), os quais,  quan-
                                             aVJãoproJtlmodB VellBza em 1943. lo/posto
          de aumentar a  boca em relação ao                                    do  em  funcionamento,  lhes  dimi-
                                            a flutualBm 1945masnAo chegou a serbB-
          comprimento do  navio  para,  apa-                                   nuíam  a  velocidade  em  cerca  de
                                             neliciado  Em  1950 foi desmame/ado pala
          rentemente.  lhe  criar  uma  maior   sucata                         um nó.
          estabilidade.  Outro  revés,  pois  o
          IICasteüall  acabou  impunemente
          em hospital de quarentena.
             Em 1891  Sir  John Thornycroft,
          nome bem conhecido da mdústria
          naval inglesa, instalou, no seu iate
          a  vapor uCecil)), de 230 toneladas,
          um peso móvel, mas o  dispositivo
          foi abandonado por ineficaz.
             A tecnologia do século XX  per-
          mitiU  encontrar novas,  mas agora
          mais  ehcientes  e  seguras,  solu-
          ções para o  problema.  Uma delas
          baseia-se na propriedade que um
          glroscóplo tem de manter a sua po-
          sição no espaço quando gira a uma
          alta velocidade.
             Nos anos 30 cerca de vinte na-
          vios - a maior parte para fins mili-
          tares -  tinham instalado giroscó-  GlaVlJla do sec. XVI onde se vIa cadeira lelenda no texto, lia qual um observadOl nAoseria
          pios com rotares de grande massa   aleaadopelobaJançodonallJO.

                                                                                                             5
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48