Page 125 - Revista da Armada
P. 125

"
         '.                                                                ?-      "     ----~            .._ .
                                                                            -~
                                                                          .-"- ..           w. "            -
         --.                                                               "       >t   ..   "  '"  "   ..  .
                                                                                                           ••
                                                                                      .... '"
          '.                                                                                "

           ,.
                "
             ".

              '.                                           '.
              ,p                                       ,       "  ••       "
               '.
           I'                                        'i:? ....     '.  '.   '.
         ~.P •.  . , .                                                         ' .
                                                          '.      '.
          " .  ' .                                   '.            '.   h    "

                                     "           '.   "   '.   ,./        "
                                             '.               '.      < .      ".
                                         '.             /'                 '.
                                   t~ SeOA   ..   '.    ' .       ".                    '"
                                             ' .                      O,       '.
                                   • .-J,          '"
                                 ' .  ..      ",        '.    ".      -.      '"         -.
                                                                       ._ u-
                                  " .   O     ...   ",   o,   ' .     •   ' .     ' .
              ".  ..                               ..      •               ".     " .   'I ,  \.:."   ".



          mas a Golada era a mesma. (Plano da Direcção de Hi-  teiro, a lIalo-Portuguesa, que a extraia da zona arenosa
          drografia e Navegação do Ministério da Marinha - Lis-  da margem esquerda do Tejo,  a oeste da então exis-
          boa  1929).                                         tente enseada da Cova  do Vapor.
             3) Em 1940 a situação era idêntica, isto é, sem alte-  A extracção de areias Iniciou-se em 1931  para o ater-
          ração em relação a 1929. (Plano 72 do Instituto Hidro-  ro de construção da 3.a secção e continuou pelos anos
          gráfico).                                          adiante, tendo a draga efectuado centenas de viagens,
             4)  Em 1956 é  que a  situação aparece modificada,   que não podemos quantificar exactamente.
          e de que maneira!                                      A draga foi .. comendo,. a zona do Bico da Calha; a
             A abertura entre o Bico da Calha e o Bugio mostra·   Cova do Vapor desapareceu e a abertura até ao Bugio
          -se  alargada  para  1.6  mithas, ou  seja, cerca  de  300   foi  sendo cada vez maior.
          metros!
                                                                A autoridade portuária não se opôs aos processos
             Em 1960 mantém-se o alargamento observado em
                                                             utilizados e os resultados negativos foram aparecendo.
          1956. (Planos  72  do  Instituto  Hidrográfico  de  1956  e
                                                                 A abertura da Golada  teve  as  seguintes  larguras:
          1960).
                                                                 Em  1857,  1871 ,  1929,  1940, cerca de  1800m.
             O que havia acontecido?
             Para a construção dos cais da 3.8 secção da AGPL,   Em 1956 cerca de 3000m. , mas continuando ainda
          a montante de S.ta Apolónia, começada em 1931 ; para   a existir a  Cova do Vapor.
          a construção da Doca de Pedrouços em 1954/5 e tam-     Em 1962 cerca de 3400m., tendo desaparecido a Co-
          bém  para  a da zona Xabregas -  Poço do  Bispo em   va  do Vapor.
          1957,  foi  a  concessão  atribulda  à  Sociedade  Italo-  Em  1976,  1984,  1988, cerca de 3600  m.
          ·Portuguesa, empresa italiana do ramo portuário,  que   A erosão provocada por um dos ramos da vazante
          instalou o seu estaleiro entre a antiga Estação dos Pilo-  do rio, que já "safa .. pela Golada e que passou a encon-
          tos. no Bom Sucesso, e a Torre de Belém, tendo aí cons-  trar maior abertura para se escoar para Sul, ajudou não
          truido uma ponte, que ainda existe, e que se destinava   só à destruição da Cova do Vapor, que desapareceu por
          a receber a pedra das pedreiras de Laveiras e a expe-  completo, mas também às extensas dunas da Praia do
          dir,  por batelões  rebocados, os blocos ali  construidos   Mar da Laje, que também desapareceram, e ainda ao
          e  destinados às obras em curso.                   estreitamento das praias da FNAT, Santo António eCos·
             A areia necessária para os aterros foi carregada pela   ta  da Caparica.
          draga de sucção "Final marina,., pertencente ao emprei-  A da FNAT "andou,. para cima da linha do preia-mar

                                                                                                            15
   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129   130