Page 125 - Revista da Armada
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mas a Golada era a mesma. (Plano da Direcção de Hi- teiro, a lIalo-Portuguesa, que a extraia da zona arenosa
drografia e Navegação do Ministério da Marinha - Lis- da margem esquerda do Tejo, a oeste da então exis-
boa 1929). tente enseada da Cova do Vapor.
3) Em 1940 a situação era idêntica, isto é, sem alte- A extracção de areias Iniciou-se em 1931 para o ater-
ração em relação a 1929. (Plano 72 do Instituto Hidro- ro de construção da 3.a secção e continuou pelos anos
gráfico). adiante, tendo a draga efectuado centenas de viagens,
4) Em 1956 é que a situação aparece modificada, que não podemos quantificar exactamente.
e de que maneira! A draga foi .. comendo,. a zona do Bico da Calha; a
A abertura entre o Bico da Calha e o Bugio mostra· Cova do Vapor desapareceu e a abertura até ao Bugio
-se alargada para 1.6 mithas, ou seja, cerca de 300 foi sendo cada vez maior.
metros!
A autoridade portuária não se opôs aos processos
Em 1960 mantém-se o alargamento observado em
utilizados e os resultados negativos foram aparecendo.
1956. (Planos 72 do Instituto Hidrográfico de 1956 e
A abertura da Golada teve as seguintes larguras:
1960).
Em 1857, 1871 , 1929, 1940, cerca de 1800m.
O que havia acontecido?
Para a construção dos cais da 3.8 secção da AGPL, Em 1956 cerca de 3000m. , mas continuando ainda
a montante de S.ta Apolónia, começada em 1931 ; para a existir a Cova do Vapor.
a construção da Doca de Pedrouços em 1954/5 e tam- Em 1962 cerca de 3400m., tendo desaparecido a Co-
bém para a da zona Xabregas - Poço do Bispo em va do Vapor.
1957, foi a concessão atribulda à Sociedade Italo- Em 1976, 1984, 1988, cerca de 3600 m.
·Portuguesa, empresa italiana do ramo portuário, que A erosão provocada por um dos ramos da vazante
instalou o seu estaleiro entre a antiga Estação dos Pilo- do rio, que já "safa .. pela Golada e que passou a encon-
tos. no Bom Sucesso, e a Torre de Belém, tendo aí cons- trar maior abertura para se escoar para Sul, ajudou não
truido uma ponte, que ainda existe, e que se destinava só à destruição da Cova do Vapor, que desapareceu por
a receber a pedra das pedreiras de Laveiras e a expe- completo, mas também às extensas dunas da Praia do
dir, por batelões rebocados, os blocos ali construidos Mar da Laje, que também desapareceram, e ainda ao
e destinados às obras em curso. estreitamento das praias da FNAT, Santo António eCos·
A areia necessária para os aterros foi carregada pela ta da Caparica.
draga de sucção "Final marina,., pertencente ao emprei- A da FNAT "andou,. para cima da linha do preia-mar
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