Page 180 - Revista da Armada
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NAVIOS DA NOSSA HISrÓRIA RECENrE
passaram a integrar a E~
N,R,P, "RIGEL" (P
378) fazia parte de PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS quadrilha de Lanchas do
Oum grupo de 7 lan- Deslocamento máximo _________ 27.6 toneladas Zaire.
chas de fiscalização peque- Deslocamento standard 24.0 toneladas As suas principais missões
nas da classe H8ellatrix que Comprimento de fora a fora 20.72 metros foram a fiscalização do troço
H
,
foram construídas nos esta- Boca 5.05 metros íronteiriço do rio Zaire e das
leiros alemães Bayerische Calado máximo 1.24 metros cerca de 800 milhas de
Schiffbaugesellschait mbH, Pontal ].10 melros canais navegáveis daquele
em Erlenbach/Main. Altura do mastro 6.&0 metros rio, assim como o apoio aos
No dia 13 de Janeiro de Velocidade máxima 15. 1 nós postos guarnecidos por fUli-
1961, data em que chegou a Lotação completa (1 Df + 1 Sarg + 5 Pr) 7 homens leiros, nomeadamente na
Luanda a bordo do N/M Quissanga, Pedra do Feitiço,
H
'"Alcobaça H, a lFP NRigel ioi Puelo, Makala, Tridente e
aumentada ao efectivo dos Noqui.
Durante quase 15 anos °
navios da Armada, tendo a
N.R.P. "Rigel q permaneceu
cerimónia do seu armamento
nas águas de Angola . ora
decorrido no dia 21 de Fe·
vereiro, juntamente com as baseado em Santo AntÓmo
H
lfP -Altair e ~ Regulus", que do Zaire, ora em Luanda.
Em 30 de Setembro de
1975. estando em Luanda. o
navio foi abatido ao efecti\lo
PRINCIPAL EQUIPAMENTO
dos navios da Armada e
2 motores Diesel Cummins cedido ao Governo da Re-
2 geradores OeIco Remy . pública Popular de Angola.
1 motor-gerador Faryman-KaJSer
1 trar6receptor PVE S"-'OI"tff5111
1 metralhadora OerIik0rv'20 rrrn
(Folos do õlrquilo
1 radar Oecca. 303 di! Rcvislõl cú A~,
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