Page 86 - Revista da Armada
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                                          ~ _ ......... ..:.;.
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         "","00 I                                            Desenho 1
           A antiga rede de sinalização                                                 integralmente  novos  (a  confi-
         marítima  da  área  da  Ilha  do                                               guração  tipo  dos  novos  assi-
         Príncipe.  cobria  somente      I FARÓIS DO PIÚNCIPEI                          nalamentos  está  apresentada
         cerca de 30% da  área do mar                                                   no desenho 3).
         territorial da  Ilha. e era consti-                                             Neste  processo,  houve  a
         tuída  por  apenas  quatro                                                     preocupação  de  configurar
         farolins. que tinham sido edifi-                                               uma  nova  rede de sinalização
         cados pela administração por-                                                  marflima, de atribuir requisitos
         tuguesa (\ler desenho 2).                                                      e caracterfsticas operacionais
           Estes  farolins  encontravam-                                                aos  assinalamentos  e de optar
         -se  inoperacionais  há  mais  de                                              por  sistemas  iluminantes  e
         uma  década.  tendo o elevado                                                  energéticos,  que constituissem
         nível de degradação em  que                                                    soluções técnica e economica·
         (oram  encontrados,  desacon-                                                  mente  equilibradas  e fossem
         selhado,  por razões  técnicas e                                               correctamente  proporcionadas
         económicas, qualquer solução                                                   e ajustadas  às  necessidades  e
         que  contemplasse  uma  even-                                                  realidades locais.
         tual  recuperação e  reutiliza-                                                 Estes  faróiS  e  farolins  são
         ção  das  estruturas  e equipa-                                                automáticos,  asseguram  a sua
         mentos,  estes  também  por                                                    própria  gestão  energética  e
         serem  absoletos  e  incapazes                                                 cumprem  O ciclo  diário de
         de  produzir o  alumiamento                                                    funcionamento  sem  necessi·
         com  as  características  reco-                                                dade de qualquer  intervenção
         mendadas internacionalmente.                                                   humana.
           Perante  o  referido  quadro.                                                 Como resultado da  utiliza-
         como  solução  mais  adequa-                                                   ção  da  energia  fotovoltáica
         da,  foi  decidido  projectar e                                                solar, como  fonte energética
         edificar  de  raiz  uma  nova                                                  primária, do  seu  alIO  grau  de
         rede de sinalização  marítima,                                                 automatização, do baixo nível
         constitufda  por cinco  faróis                                                 de  manutenção  requerida
         de  navegação  costeira  e  por                                                pelos  sistemas e  materiais
         três farolins de aproximação e                                                 empregues  e  de apenas  ser
         portuários  (ver  desenho  1),      Configuraçlo típica                        necessário  u ma  acção  de
         dotando  os  assinalamentos                                                    inspecção e  manutenção  pre-
         com  torres  e equipamentos                                                    ventiva anual, os  custos  opera

         , 2  MARÇO 97  •  REVlsr" DAARMADA
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