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N.R.P. “Vasco da Gama”
N.R.P. “Vasco da Gama”
Integra SNMG1 1ª Parte
Integra SNMG1
O
N.R.P. “Vasco da Gama” largou da e a TU 475.01.03 (composta pela esquadra elevados níveis de concentração e pela boa
Base Naval de Lisboa, em direcção de draga-minas da Nato no Mar do Norte) exploração dos sensores de bordo, foi possível
ao Mar Báltico às 15:00 do dia 29 de para o exercício AUT-BATT 08, onde o treino uma prestação que contribuiu de forma mar-
Fevereiro para integrar o Standing Nato Mari- incidiu no desenvolvimento das valências da cante para o bom desempenho do SNMG1.
time Group 1 (SNMG1), juntando-se ao S.P.S. defesa anti-aérea, anti-superfície e anti-assi- Copenhaga, capital da Dinamarca, per-
“Álvaro de Bazan”, ao S.P.S. “Marques de la métrica em espaços confinados e com ele- mitiu o merecido “descanso do guerreiro”
Ensenada” e ao F.G.S. “Rheinland Pfalz”. vada navegação. e conhecer uma magnífica cidade. Neste
Fazendo jus ao es- porto o COMSNMG1
pírito do seu patrono, ofereceu o almoço de
a guarnição da “Vasco retribuição de cumpri-
da Gama” partiu muito mentos às autoridades
motivada para esta pro- locais a bordo da “Vas-
longada missão após co da Gama”.
um intenso mês de pre- A estadia em Cope-
paração do navio no Ar- nhaga terminou com
senal do Alfeite e uma o maior nevão do ano,
última semana, frené- que vestiu a cidade de
tica, de preparação lo- branco para se despe-
gística e de treino no dir da força no seu me-
âmbito da Flotilha. lhor estilo.
Atravessado o Golfo Após Copenhaga,
da Biscaia e o Canal teve início a terceira ti-
da Mancha foi de for- rada, ainda no Mar Bál-
ma simples e eficaz, já Operação de reabastecimento dos navios. tico (na área de acesso
padrão na nossa Marinha, que o ao Kattegat a sul da Suécia e a
navio integrou o SNMG1 sob o norte da Alemanha/Polónia), du-
comando do Contra-almirante rante a qual a força tinha como
espanhol Juan Rodriguez. principal missão as “Maritime Si-
Os primeiros dias, antes da tuacional Awareness Operations”
chegada a Kiel na manhã de (MSA OPS); este conceito, que
06MAR08, foram um verdadei- assenta nos procedimentos de
ro desafio; corredores de nave- controlo e verificação de todo
gação bastante estreitos, navega- o tráfego marítimo de uma área
ção muito intensa, águas restritas, previamente definida, assume-
velocidades médias de 20 nós e -se actualmente como uma das
finalmente passar o Kattegat (es- prioridades da NATO face a im-
treito que separa a Dinamarca da portância de garantir a liberdade
Suécia) durante a noite foram os de comunicação num mundo
condimentos que temperaram a Defesa contra ameaça assimétrica. exposto às ameaças assimétri-
estreia nestas andanças. cas em que 90% da economia
Em Kiel, onde integrou o U.S.S. mundial assenta na navegação
“Nicholas”, o COMSNMG1 (Co- mercante.
mandante do SNMG1) ofereceu, Compilados que foram cen-
a bordo da “Vasco da Gama”, tenas de contactos (navios mer-
uma recepção aos representan- cantes e de pesca) iniciou-se, na
tes locais, tendo sido esta a pri- noite de 25MAR08, o trânsito
meira oportunidade de contac- para Tallinn juntamente com o
to com aqueles que durante os S.P.S. “Blas de Lezo” uma vez
próximos meses serão os nossos que o F.G.S. “Rheinland Pfalz” e
“Brother in Arms”. o U.S.S. “Nicholas” divergiram
Durante a estadia decorreu um para Klaipeda (Lituânia). À medi-
torneio de futebol, organizado da que se avançava para Norte,
pelo Serviço de Educação Física e no espaço de poucas horas, a
da Base Alemã, com a partici- temperatura desceu a valores ne-
pação dos vários navios (N.R.P. gativos, a chuva converteu-se em
“Vasco da Gama”, S.P.S. “Álva- neve e o mar-chão em mar tem-
ro de Bazan”, “U.S.S. Nicholas” Visita do Presidente da República da Estónia, Dr. Toomas Ilves. pestuoso trazendo à memória de
e F.G.S. “Frankfurt Am Main”) e que foi ganho Todo o cenário se desenvolveu num am- todos as histórias do Adamastor.
pela equipa portuguesa. biente arquipelágico, de baixios, de corre- Chegados a Tallin, Estónia, a força des-
De volta ao mar e ao Kattegat o SNMG1 dores de navegação estreitos e de intensa cansou e contemplou a cidade, não con-
encontrou-se com a TU 475.01.02 (compos- navegação mercante, onde a compilação de seguindo obviamente passar despercebida
ta por 6 navios dinamarqueses e chefiados panorama assumiu um destaque especial. No num país com cerca de 1,5 milhões de ha-
pelo navio polivalente H.D.M.S. “Absalon”) entanto, através de uma postura marcada por bitantes. Isto ficou bem patente na visita do
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