Page 397 - Revista da Armada
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Instalações da Marinha
                      Instalações da Marinha






              10. A ESCOLA DE TECNOLOGIAS NAVAIS


              A Escola de Tecnologias Navais (ETNA) é uma unidade da Marinha,  Departamento de Instrução Comum, com o fim de coordenar o ensi-
            que tem por missão principal a formação profissional dos sargentos e  no das disciplinas de cultura geral e de formação. Este departamento
            praças, sem prejuízo das competências específicas de outras entida-  viria a ser extinto em 1995, dando origem a dois departamentos de
            des no mesmo âmbito.                              formação: Departamento de Formação de Sargentos e o Departamento
              Actualmente, a ETNA compreende dois pólos: um que ocupa  de Formação de Língua Inglesa. Ficaram então no G2EA englobadas
            uma área de 65 hectares no Alfeite que corresponde às instalações  as seguintes escolas: de Artilharia Naval; de Limitação de Avarias; de
            do ex -Grupo n.º 2 de Escolas da Armada  (G2EA)  e outro, de 15  Comunicações; de Armas Submarinas; de Informações de Combate;
            hectares, em Vila Franca de Xira, que corresponde às instalações do  de Marinharia; de Escola de Tecnologias de Educação e Treino; e o
            ex-Grupo n.º 1 de Escolas da Armada  (G1EA). No âmbito do projec-  Departamento de Formação de Língua Inglesa/Departamento de For-
            to de Reordenamento do Parque Escolar prevê-se a localização de  mação de Sargentos (ex-DIC).
            todos os departamentos de formação na área do Alfeite, agregando   O decreto regulamentar nº 34/94, de 1 de Setembro, estabeleceu
            ao seu perímetro um espaço adjacente que corresponde ao edifício  uma nova estrutura orgânica para os Grupos de Escolas, pois já previa
            da GOAME-DIV E, em fase de reformulação para o efeito.  a necessidade da criação de novas classes de sargentos e praças (reflec-
              Em termos de património edificado, a ETNA herdou dois espaços  tindo a organização departamental implementada a bordo das unidades
            de considerável dimensão e interesse histórico:   navais mais recentes) e de um reordenamento do parque escolar, de
              1. No que se refere ao pólo de Vila Franca de Xira, a Marinha ad-  modo a rentabilizar infra-estruturas e a racionalizar o pessoal. Por outro
            quiriu a Quinta das Torres em 1924. Um ano mais tarde, aí se insta-  lado, a aplicação do modelo departamental também à estrutura escolar
            lava a Base da Flotilha Ligeira. Em 1934 era criada a Escola de Me-  permitiria a flexibilização das estruturas físicas, com espaços de forma-
            cânicos, onde passaram a ser ministrados os cursos de Electricidade,  ção comuns. Assim, em1998, inicia-se um processo de transformação
            Torpedos e Minas, Máquinas e Radiotelegrafia. Cinco anos mais tar-  que devia ser simultaneamente conduzido em duas frentes:
            de, a Quinta das Torres recebeu a Escola de Alunos Marinheiros, que   - Reestruturação do Sistema de Formação da Marinha, visando o es-
            ficou agregada à Escola de Mecânicos e sob a autoridade do mesmo  tabelecimento de uma nova estrutura orgânica para a Formação;
            Comandante, embora com um 2º Comandante próprio. Em 1954 era   - Reordenamento do Parque Escolar, tendo em vista a concentração
            criada, na Escola de Mecânicos, a Escola de Rádio-Detecção, embrião  de toda a Formação da Marinha numa estrutura física comum.
            da futura Escola de Informações de Combate. Com a reestruturação   Com o primeiro processo, as escolas técnicas foram transformadas
            do ensino na Armada, em 1961, foi extinta a Escola de Mecânicos e  em departamentos de formação, de modo a reflectir a estrutura fun-
            criado o G1EA,  constituído pelas seguintes escolas: de Sargentos, de  cional existente a bordo dos navios e as novas classes de sargentos
            Máquinas, de Electrotecnia, de Comunicações, de Armas Submarinas,  e praças daí resultantes: Operações, Electromecânicos e Técnicos de
            de Escriturários, de Informações de Combate e de Alunos Marinhei-  Armamento. Tal como nas unidades navais, foram criados os depar-
            ros. Em 1963 a Escola de Comunicações foi transferida para o G2EA  tamentos de Operações, Propulsão e Energia, Armas e Electrónica e
            e a Escola de Escriturários deu lugar à Escola de Abastecimento. A Es-  Logística.
            cola de Armas Submarinas foi transferida para o G2EA em 1972. Em   O segundo processo, fundamental para a concretização do primei-
            1979, a Escola de Alunos Marinheiros foi considerada como Unida-  ro, conduziu à gradual transferência das escolas do G1EA para as ins-
            de da Armada, embora continuasse adstrita ao G1EA. Em 1993 a Es-  talações do G2EA, de modo a concentrá-las no mesmo espaço físico
            cola de Informações de Combate foi transferida para o G2EA. Com a  e com uma estrutura de apoio comum.
            reordenação de 1994, o G1EA passou a compreender as Escolas de   Posteriormente, resultante de uma reorganização do sistema de for-
            Máquinas, Electrotecnia e Abastecimento. Em 1996 a Escola de Alu-  mação profissional da Marinha, em Outubro de 2004 dá-se a extinção
            nos Marinheiros foi extinta e a sua missão passou para a Escola de  do G1EA e do G2EA, sendo criada a ETNA, cuja vocação manifesta a
            Fuzileiros em Vale de Zebro.                      necessidade de centralizar serviços e recursos. Nestes termos, a ETNA
              2. Na área do pólo do Alfeite iniciaram-se, em 1914, obras para  tem um comando único para ambos os pólos, do qual dependem duas
            construção da Escola de Aplicação de Marinha. Esta escola, contudo,  estruturas fundamentais: a de formação e a de apoio. A estrutura de
            nunca se chegou a instalar, pois as obras foram suspensas em 1915,  formação contempla no pólo do Alfeite os departamentos de Armas
            depois de se ter dado início à construção do Corpo de Marinheiros.  e Electrónica, de Comunicações e Sistemas de Informação, de Ope-
            Cerca de 1924 foi extinto o Corpo de Marinheiros e substituído por  rações, de Formação Geral, de Formação e Tecnologias de Educação,
            Brigadas Autónomas, uma delas a Brigada de Marinheiros que passou  de Limitação de Avarias e a Escola de Autoridade Marítima que ali está
            a ocupar as instalações no Alfeite. Em 1934 o Corpo de Marinheiros  localizada embora com uma dependência distinta. No pólo de Vila
            ressurgiu, reintegrando as Brigadas e instalando-se, pela primeira vez,  Franca de Xira permanecem, por enquanto, os departamentos de Pro-
            no aquartelamento do Alfeite, onde antes estivera instalada a Briga-  pulsão e Energia e Administração e Logística. Por sua vez, os departa-
            da de Marinheiros. Aí permaneceria até à sua extinção definitiva, em  mentos de Pessoal e Segurança, Material, Administração Financeira e
            1961, altura em que seria substituído pelo G2EA. O começo do G2EA  o Serviço de Comunicações e Sistemas de Informação  apoiam toda
            foi bastante modesto, pois limitou-se a agrupar as Escolas de Artilharia  a actividade da ETNA, repartindo-se por ambos os pólos.
            e de Limitação de Avarias, que, respectivamente desde 1937 e 1959   Actualmente decorrem obras de construção em algumas infraestru-
            se situavam, já, na sua actual localização, e a juntar-lhes a Escola de  turas  logísticas e de formação no Alfeite, tendo em vista aumentar a
            Fuzileiros, com ele criada em 3 de Junho de 1961 (esta, sendo a única  capacidade e qualidade das infra-estruturas da Escola.
            escola geograficamente afastada, por se situar em Vale do Zebro, viria   A ETNA conta com uma lotação de 765 oficiais, sargentos, praças e
            a tornar-se independente em 1969, sendo posteriormente integrada  civis que têm por missão  formar e apoiar com um elevado padrão de
            na estrutura do Corpo de Fuzileiros). Conforme referido anteriormente  qualidade uma média de 1000 alunos/dia (oficiais, sargentos e praças)
            recebeu, entre 1971 e 1993, as escolas até então colocadas no G1EA.  em ambos os pólos, em cursos de carreira e cursos complementares.
            Entretanto, em 1985, fora criada a Escola de Tecnologia de Instrução
            e Treino. Além das escolas, já referidas criou-se, em Abril de 1979, o            (Colaboração da ETNA)
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