Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

6. O VAPOR PEBANE

   Construído em 1902 nos estaleiros Schiffswerft J & S de                                                dragas pequenas, um prumo para grandes profundidades e vá-
Hamburgo, era o “Kadett” navio mercante alemão que se                                                     rios aparelhos de medida de temperatura, pressão e humidade.
encontrava surto em
Moçambique quan-                                                                                                                                          Igualmente foi adapta-
do em 1916 foi requi-                                                                                                                                     do um pequeno com-
sitado pelo Governo                                                                                                                                       partimento para servir
Português e recebeu                                                                                                                                       de laboratório. A guar-
o nome de “Pebane”.                                                                                                                                       nição era de 37 homens
Esta denominação de                                                                                                                                       (1 oficial, 1 assistente
“Pebane” remete-nos                                                                                                                                       biologista, 4 sargentos
para a vila moçam-                                                                                                                                        e 31 praças, das quais
bicana do mesmo                                                                                                                                           28 indígenas).
nome, a norte da ci-
dade de Quelimane, banhada pelo Oceano Índico e que foi                                                                                                       Os trabalhos foram,
um importante porto de escala para a Marinha de Comércio.                                                                                                 maioritariamente, reali-
Utilizado, inicialmente, como transporte da Marinha Colo-                                                 zados na baia de Lourenço Marques e junto da costa entre a barra
nial serviu de navio hidrográfico de 1923 a 1925.                                                         do Limpopo e a Ponta do Ouro, por dentro do baixo Danae e em
                                                                                                          alguns pontos da costa norte com destaque para Moçambique e
   Possuía as seguintes características:                                                                  os bancos de Bazaruto. Habitualmente eram efectuadas sondas
   Comprimento.....................................................................35 metros              com determinados intervalos e distâncias da costa, o reconheci-
   Boca .........................................................................................6, 96 “  mento do fundo que compreendia a observação e o registo da
   Calado máximo..................................................................10 “                    sua natureza, de que se conservavam amostras e a obtenção da
    Velocidade ...........................................................................7 nós           temperatura da água à superfície e no fundo. Em fundos de rocha
   Dispunha de uma máquina “Compound” de dois cilindros                                                   ou de coral eram utilizadas as dragas para a recolha das amostras.
com uma potência de 380 cavalos. Em 1921, a fim de ser adap-                                              Por arrasto recolhia-se pescado e plâncton que, posteriormente,
tado ao serviço hidrográfico, teve fabricos em Durban e recebeu                                           eram tratados no museu em Lourenço Marques.
equipamento especial que incluiu guincho e turcos de pesca,                                                  Em 1930 foi abatido ao efectivo da Marinha Colonial o
                                                                                                          vapor “Pebane”.

7. O NAVIO HIDROGRÁFICO AÇOR

   Foi construído em 1874, inicialmente pertenceu à Empresa                                                  Em Outubro de 1918, prestes a findar a Grande Guerra,
de Navegação do Algarve com os nomes “Algarve” e “Gomes                                                   encontrando-se fundeada em Vila do Porto, na ilha açoria-
II”, sendo depois ad-
quirido pelo Estado                                                                                                                                       na de Santa Maria,
e transformado em                                                                                                                                         coube-lhe a missão de
lancha-canhoneira, a                                                                                                                                      recolher náufragos do
fim de ser empregue                                                                                                                                       caça-minas “Augusto
na fiscalização adu-                                                                                                                                      de Castilho”, quando
aneira. Assim, em 28                                                                                                                                      este foi torpedeado
de Outubro de 1886,                                                                                                                                       pelo submarino ale-
foi integrada no efec-                                                                                                                                    mão U-139.
tivo dos navios da
Armada sendo deno-                                                                                                                                            Em 10 de Feverei-
minada “Açor”.                                                                                                                                            ro de 1923 foi classi-
                                                                                                                                                          ficado como navio hi-
   Construída em ferro                                                                                                                                    drográfico. Efectuou
apresentava as seguintes características:                                                                                                                 então levantamentos
                                                                                                          hidrográficos nas águas de Portugal Continental e partici-
   Deslocamento máximo .............................................335 toneladas                         pou em diversas campanhas oceanográficas destinadas a
   Comprimento (fora a fora)...........................................41,5 metros                        recolher amostras de águas do mar. Entre os trabalhos em
   Boca .......................................................................................5,8 “      que esteve envolvido destaca-se o levantamento do rio Tejo
   Calado máximo..................................................................3,04 “                  entre Lisboa e Vila Franca de Xira.
   Velocidade...........................................................................9 nós                Em 1928 o “Açor” foi entregue à Direcção dos Servi-
   Dispunha de uma máquina a vapor com a potência                                                         ços Marítimos e em 1933 abatido ao efectivo dos navios
de 360 cavalos e foi armada com uma peça Hotchkiss de                                                     da Armada.
47mm. A sua guarnição era de 53 homens (3 oficiais, 10
sargentos e 40 praças).                                                                                            Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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