Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos
6. O VAPOR PEBANE
Construído em 1902 nos estaleiros Schiffswerft J & S de dragas pequenas, um prumo para grandes profundidades e vá-
Hamburgo, era o “Kadett” navio mercante alemão que se rios aparelhos de medida de temperatura, pressão e humidade.
encontrava surto em
Moçambique quan- Igualmente foi adapta-
do em 1916 foi requi- do um pequeno com-
sitado pelo Governo partimento para servir
Português e recebeu de laboratório. A guar-
o nome de “Pebane”. nição era de 37 homens
Esta denominação de (1 oficial, 1 assistente
“Pebane” remete-nos biologista, 4 sargentos
para a vila moçam- e 31 praças, das quais
bicana do mesmo 28 indígenas).
nome, a norte da ci-
dade de Quelimane, banhada pelo Oceano Índico e que foi Os trabalhos foram,
um importante porto de escala para a Marinha de Comércio. maioritariamente, reali-
Utilizado, inicialmente, como transporte da Marinha Colo- zados na baia de Lourenço Marques e junto da costa entre a barra
nial serviu de navio hidrográfico de 1923 a 1925. do Limpopo e a Ponta do Ouro, por dentro do baixo Danae e em
alguns pontos da costa norte com destaque para Moçambique e
Possuía as seguintes características: os bancos de Bazaruto. Habitualmente eram efectuadas sondas
Comprimento.....................................................................35 metros com determinados intervalos e distâncias da costa, o reconheci-
Boca .........................................................................................6, 96 “ mento do fundo que compreendia a observação e o registo da
Calado máximo..................................................................10 “ sua natureza, de que se conservavam amostras e a obtenção da
Velocidade ...........................................................................7 nós temperatura da água à superfície e no fundo. Em fundos de rocha
Dispunha de uma máquina “Compound” de dois cilindros ou de coral eram utilizadas as dragas para a recolha das amostras.
com uma potência de 380 cavalos. Em 1921, a fim de ser adap- Por arrasto recolhia-se pescado e plâncton que, posteriormente,
tado ao serviço hidrográfico, teve fabricos em Durban e recebeu eram tratados no museu em Lourenço Marques.
equipamento especial que incluiu guincho e turcos de pesca, Em 1930 foi abatido ao efectivo da Marinha Colonial o
vapor “Pebane”.
7. O NAVIO HIDROGRÁFICO AÇOR
Foi construído em 1874, inicialmente pertenceu à Empresa Em Outubro de 1918, prestes a findar a Grande Guerra,
de Navegação do Algarve com os nomes “Algarve” e “Gomes encontrando-se fundeada em Vila do Porto, na ilha açoria-
II”, sendo depois ad-
quirido pelo Estado na de Santa Maria,
e transformado em coube-lhe a missão de
lancha-canhoneira, a recolher náufragos do
fim de ser empregue caça-minas “Augusto
na fiscalização adu- de Castilho”, quando
aneira. Assim, em 28 este foi torpedeado
de Outubro de 1886, pelo submarino ale-
foi integrada no efec- mão U-139.
tivo dos navios da
Armada sendo deno- Em 10 de Feverei-
minada “Açor”. ro de 1923 foi classi-
ficado como navio hi-
Construída em ferro drográfico. Efectuou
apresentava as seguintes características: então levantamentos
hidrográficos nas águas de Portugal Continental e partici-
Deslocamento máximo .............................................335 toneladas pou em diversas campanhas oceanográficas destinadas a
Comprimento (fora a fora)...........................................41,5 metros recolher amostras de águas do mar. Entre os trabalhos em
Boca .......................................................................................5,8 “ que esteve envolvido destaca-se o levantamento do rio Tejo
Calado máximo..................................................................3,04 “ entre Lisboa e Vila Franca de Xira.
Velocidade...........................................................................9 nós Em 1928 o “Açor” foi entregue à Direcção dos Servi-
Dispunha de uma máquina a vapor com a potência ços Marítimos e em 1933 abatido ao efectivo dos navios
de 360 cavalos e foi armada com uma peça Hotchkiss de da Armada.
47mm. A sua guarnição era de 53 homens (3 oficiais, 10
sargentos e 40 praças). Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO