Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos
17. O Navio Hidrográfico Salvador Correia II
Construído em 1942 nos estaleiros Goole S. B. & Re- ro com esta denominação, a fim de intensificar os es-
pair, na Escócia, para a Marinha do Reino Unido, com tudos com vista à navegabilidade dos rios Cubango,
o nome de HMS Saltarelo, foi adquirido pelo Gover- Luando e Quanza.
no Português em 1948 e batizado de Salvador Correia.
Refira-se que os estudos empreendidos no rio
O primeiro navio Salvador Correia tinha sido um Cubango incluíram o levantamento hidrográfico de
transporte que inicialmente cumpriu missões em An- 600 km navegáveis, iniciando assim o desbravar de um
gola e na Guiné e, a partir de 1929, abatido ao Efecti- vasto território até então apelidado de “terras do fim
vo dos Navios da Armada, foi entregue ao Governo do mundo”, o que veio a dar lugar, em 22 de abril de
de Angola, onde
serviu na Missão 1960, à inaugura-
Hidrográfica do ção das carreiras
Zaire. Ainda em de comboios flu-
1942, foi compra- viais no Cuban-
do o navio oce- go, a qual teve
anográfico Bal- grande repercus-
daque da Silva, são na comunica-
que apresentava ção social. Na oca-
idênticas carac- sião, transcreveu
terísticas, tendo o jornal “O Co-
o Salvador Correia mércio”, de 28 de
dado o nome à abril, as seguin
classe. tes palavras do
Comandante Lu-
O navio possuía as seguintes características: ciano Bastos: A Missão Hidrográfica de Angola e S. Tomé
Deslocamento máximo.......................... 780 toneladas acaba de entregar à D.P. dos Serviços de Marinha de Ango-
Comprimento (fora a fora) .................. 45,57 metros la a Delegação Fluvial do Cubango e a direção e exploração
Boca.......................................................... 8,5 “ das carreiras de navegação do Cubango. Com este acto dá a
Calado máximo ..................................... 4,57 “ M.H. por co ncluído um serviço que lhe foi determinado por
Velocidade .............................................. 9,5 nós despacho de 14-1-956 do sr. Subsecretário de Estado do Ul-
Propulsionado por uma máquina de tríplice expan- tramar, engº Carlos Abecassis.
são com uma potência de 850 cavalos, a sua guarnição Conforme então mencionava em título o referido
inicial era de 36 homens. jornal: A mais de mil quilómetros do mar, como remate de
Classificado como navio-patrulha, em Agosto de trabalhos de grande envergadura estão abertos, agora, no-
1948, rumou para Angola onde foi incorporado na vos caminhos para o maior desenvolvimento de uma vasta
respetiva Marinha Privativa, tendo ali prestado ser- região do sudeste da nossa província com superfície maior
viço até 3 de novembro de 1953, data em que abatido que a da Metrópole.
ao efetivo daquela Marinha passou ao serviço exclu- Entretanto, em 1958, N.O. Salvador Correia foi atribuí
sivo da Armada. do à Brigada Hidrográfica do Continente, facto que
Convertido em navio oceanográfico e mantendo a trouxe uma melhoria das capacidades de trabalho des-
mesma denominação foi, em 1954, atribuído à Mis- ta equipa que mais tarde veio a conhecer um novo e
são Hidrográfica de Angola e S. Tomé, cuja área de importante impulso, não só com a criação do Institu-
intervenção tinha, no ano anterior, passado a incluir to Hidrográfico, ao ser elevada à categoria de Missão
as águas de S. Tomé. Hidrográfica como também apetrechada de moder-
Coube ao N.O. Salvador Correia, entre 1954 e 1955, nos e mais eficazes equipamentos eletrónicos como o
prestar apoio ao trabalho da referida Missão Hidro- Raydist, que possibilitavam determinar com rigor a
gráfica no estudo que efetuou relativamente ao regi- posição em trabalhos de sondagem hidrográfica.
me fisiográfico e hidrográfico das baías de Luanda e Apesar de, desde 1954, ter sido utilizado, exclusiva-
do Lobito que possibilitaram as obras de defesa das mente, em trabalhos hidrográficos, só em abril de 1959
restingas e a localização das instalações petrolíferas foi classificado como navio hidrográfico, assim perma-
do porto de Luanda e os estudos do projeto de bali- necendo até 1961, quando passou a chamar-se Balda-
zagem luminosa do rio Zaire e os topo-hidrográficos que da Silva, mas nunca mais navegou. Foi abatido ao
da baía dos Tigres. Durante este período, a Missão Hi- Efetivo dos Navios da Armada em 12 de maio de 1961.
drográfica de Angola e S. Tomé passou a contar com o
apoio simultâneo do N.H. Carvalho Araújo, o primei- Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO