Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

17. O Navio Hidrográfico Salvador Correia II

  Construído em 1942 nos estaleiros Goole S. B. & Re-                   ro com esta denominação, a fim de intensificar os es-
pair, na Escócia, para a Marinha do Reino Unido, com                    tudos com vista à navegabilidade dos rios Cubango,
o nome de HMS Saltarelo, foi adquirido pelo Gover-                      Luando e Quanza.
no Português em 1948 e batizado de Salvador Correia.
                                                                          Refira-se que os estudos empreendidos no rio
  O primeiro navio Salvador Correia tinha sido um                       Cubango­ incluíram o levantamento hidrográfico de
transporte que inicialmente cumpriu missões em An-                      600 km navegáveis, iniciando assim o desbravar de um
gola e na Guiné e, a partir de 1929, abatido ao Efecti-                 v­asto território até então apelidado de “terras do fim
vo dos Navios da Armada, foi entregue ao Governo                        do mundo”, o que veio a dar lugar, em 22 de abril de
de Angola, onde
serviu na Missão                                                                                                   1960, à inaugura-
Hidrográfica do                                                                                                    ção das carreiras
Zaire. Ainda em                                                                                                    de comboios flu-
1942, foi compra-                                                                                                  viais no Cuban-
do o navio oce-                                                                                                    go, a qual teve
anográfico Bal-                                                                                                    grande repercus-
daque da Silva,                                                                                                    são na comunica-
que apresentava                                                                                                    ção social. Na oca-
idênticas carac-                                                                                                   sião, transcreveu
terísticas, tendo                                                                                                  o jornal “O Co-
o Salvador Correia                                                                                                 mércio”, de 28 de
dado o nome à                                                                                                      abril, as seguin­
classe.                                                                                                            tes palavras do
                                                                                                                   Comandante Lu-
  O navio possuí­a as seguintes características:                        ciano Bastos: A Missão Hidrográfica de Angola e S. Tomé
  Deslocamento máximo.......................... 780 toneladas           acaba de entregar à D.P. dos Serviços de Marinha de Ango-
  Comprimento (fora a fora) .................. 45,57 metros             la a Delegação Fluvial do Cubango e a direção e explo­ração
  Boca.......................................................... 8,5 “  das carreiras de navegação do Cubango. Com este acto dá a
  Calado máximo ..................................... 4,57 “            M.H. por co­ ncluído um serviço que lhe foi determinado por
  Velocidade .............................................. 9,5 nós     despacho de 14-1-956 do sr. Subsecretário de Estado do Ul-
  Propulsionado por uma máquina de tríplice expan-                      tramar, engº Carlos Abecassis.
são com uma potência de 850 cavalos, a sua guarnição                      Conforme então mencionava em título o referido
inicial era de 36 homens.                                               jornal: A mais de mil quilómetros do mar, como remate de
  Classificado como navio-patrulha, em Agosto de                        trabalhos de grande envergadura estão abertos, agora, no-
1948, rumou para Angola onde foi incorporado na                         vos caminhos para o maior desenvolvimento de uma vasta
respetiva Marinha Privativa, tendo ali prestado ser-                    região do sudeste da nossa província com superfície maior
viço até 3 de novembro de 1953, data em que abatido                     que a da Metrópole.
ao efetivo daquela Marinha passou ao serviço exclu-                       Entretanto, em 1958, N.O. Salvador Correia foi atribuí­
sivo da Armada.                                                         do à Brigada Hidrográfica do Continente, facto que
  Convertido em navio oceanográfico e mantendo a                        trouxe uma melhoria das capacidades de trabalho des-
mesma denominação foi, em 1954, atribuído à Mis-                        ta equipa que mais tarde veio a conhecer um novo e
são Hidrográfica de Angola e S. Tomé, cuja área de                      importante impulso, não só com a criação do Institu-
intervenção tinha, no ano anterior, passado a incluir                   to Hidrográfico, ao ser elevada à categoria de Missão
as águas de S. Tomé.                                                    Hidrográfica como também apetrechada de moder-
  Coube ao N.O. Salvador Correia, entre 1954 e 1955,                    nos e mais eficazes equipamentos eletrónicos como o
prestar apoio ao trabalho da referida Missão Hidro-                     Raydist, que possibilitavam determinar com rigor a
gráfica no estudo que efetuou relativamente ao regi-                    posição em trabalhos de sondagem hidrográfica.
me fisiográfico e hidrográfico das baías de Luanda e                      Apesar de, desde 1954, ter sido utilizado, exclusiva-
do Lobito que possibilitaram as obras de defesa das                     mente, em trabalhos hidrográficos, só em abril de 1959
restingas e a localização das instalações petrolíferas                  foi classificado como navio hidrográfico, assim perma-
do porto de Luanda e os estudos do projeto de bali-                     necendo até 1961, quando passou a chamar-se Balda-
zagem luminosa do rio Zaire e os topo-hidrográficos                     que da Silva, mas nunca mais navegou. Foi abatido ao
da baía dos Tigres. Durante este período, a Missão Hi-                  Efetivo dos Navios da Armada em 12 de maio de 1961.
drográfica de Angola e S. Tomé passou a contar com o
apoio simultâneo do N.H. Carvalho Araújo, o primei-                                             Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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