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REVISTA DA ARMADA | 552

















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              DIA(S) DA MARINHA




              O que se pode encontrar em comum entre os dias 3, 20 e 28 de Maio ou 8 de Julho? Em cada um destes dias, pelo menos uma vez, já
              foi celebrado o Dia da Marinha.

              3 DE MAIO E A EXCEPÇÃO                              Setembro de 1969, fi xa fi nalmente uma data: 8 de Julho, dia do
                                                                  ano de 1497 em que ocorreu a largada do Tejo da frota de Vasco
                 Decreto n.º 26.582 do Ministério da Marinha, de 11 de Maio   da Gama, a caminho da Índia.
              O  de 1936, explica o conceito e determina qual o dia. Refere   Desta forma, o dia 8 de Julho, data de celebração de uma parƟ da,
              o seu Art. 1.º que “Todos os anos a Armada Portuguesa, procu-  dia que foi o culminar de uma longa preparação, técnica e logísƟ ca,
              rando fortalecer os laços que a prendem ao senƟ mento popular   que permiƟ u essa mesma parƟ da, que levou os primeiros europeus
              e evocando os altos feitos maríƟ mos de Portugal, festejará o seu   a contornar África e a cruzar o Índico para chegar a Calecute, mante-
              ressurgimento em dia que será designado por «Dia da Marinha»”;   ve-se como o Dia da Marinha durante quase três dezenas de anos.
              refere ainda que o dia deve ser comemorado “(...) nos navios e nas   O primeiro número da Revista da Armada (RA), publicado em
              demais unidades da Armada com as fesƟ vidades que superior e   Julho de 1971, tem um arƟ go de 4 páginas (18 a 21) dedicado a
              oportunamente forem determinadas”. Conclui determinando que   essa data, assinado simplesmente por J. Cabeçadas . Além de
                                                                                                            1
              o dia seja o 3 de Maio (exceptuando esse ano de 1936, em que a   mencionar o despacho ministerial, é desenvolvido o tema da
              festa foi adiada para o dia 28 de Maio, coincidindo com o “décimo   importância da data escolhida, ou melhor, a importância do acon-
              aniversário da Revolução Nacional”).                tecimento celebrado.
               O que então foi escrito no prólogo, ainda é válido hoje: “Justo é,   Sobre a viagem, refere o autor que “(...) foi uma empresa que
              pois, que se procure fortalecer os laços que prendem a Armada   exigiu estudo, organização, método, pois teve que combinar ele-
              ao senƟ mento popular; para isso muito contribuirá a fi xação de   mentos anteriores, noơ cias, tentaƟ vas, hipóteses, etc., para aƟ n-
              um dia do ano desƟ nado a pô-la em contacto com a Nação, que   gir uma grande fi nalidade. Foram de dois longos anos esta expe-
              assim apreciará o resultado dos sacriİ cios que lhe são pedidos;   dição, tendo chegado a navegar três meses a fi o sem ver terra (...)
              tais sacriİ cios certamente lhe parecerão menos pesados ao verifi -  [e na] viagem de regresso, no golfão do Índico, gastou três meses
              car o aprumo e o garbo dos seus marinheiros e o aspecto correcto   menos três dias.” . Para realçar a precisão náuƟ ca da viagem,
                                                                                2
              dos seus navios.” E conƟ nua: “Se esse dia for igualmente o aniver-  o autor cita Gago CouƟ nho : “Vasco da Gama teve de «buscar
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              sário de um grande feito da nossa epopeia maríƟ ma, aƟ ngir-se-á   um ponto defi nido depois de uma derrota indirecta de duas mil
              o duplo fi m de se mostrar ao País os progressos realizados e de   léguas apenas guiado pelos astros» e ao chegar «passados três
              avivar a recordação daquele feito”.                 meses de viagem, sem ver terra, à baía de Santa Helena – que
               O dia 3 de Maio, por lei de 1 de Maio de 1912, havia sido decla-  ainda hoje conserva este nome, desembarcava com o astrolábio
              rado feriado ofi cial, por ser “data gloriosa do descobrimento do   grande e concluía que faltavam trinta léguas para o Cabo. Não
              Brasil”, cf. Diário do Governo (DG) n.º 104, de 4 de Maio. Esse   chegaram a errar duas léguas»”. Depois de referir ainda os con-
              feriado desapareceu em 1951, ao deixar de estar contemplado na   tratempos (as áreas ainda desconhecidas e os obstáculos colo-
              legislação que estabeleceu os (novos) feriados nacionais (Decreto   cados por alguns dos homens que iam encontrando), diz que o
              n.º 38.596, publicado no DG n.º 1, I Série, de 4 de Janeiro de 1952).   “que Vasco da Gama realizou – chegar ao Oriente, à terra das
              Todavia, o Dia da Marinha manteve a sua data.       riquezas – foi a grande aspiração da maioria dos descobridores,
                                                                  foi o grande sonho náuƟ co da Europa”.
              8 DE JULHO                                            Resumidamente, a data escolhida era o “dia do início da grande
                                                                  jornada que nos levou até à Índia”.
               A 2 de Maio de 1957, o DG publica o Decreto n.º 41090, que irá   Como confi rmaria o Comandante Sousa Machado, em arƟ go
              permiƟ r ao Ministro da Marinha, por Despacho, designar anual-  publicado nas páginas do n.º 22 da RA, a “(...) Armada, como as
              mente a data em que se deve realizar o Dia da Marinha. E só uma   marinhas mercantes, de pesca e de recreio, aproveitam a efemé-
              dúzia de anos depois, o despacho ministerial n.º 89, de 12 de   ride para celebrarem do modo que lhes seja mais adequado as


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