Page 161 - Revista da Armada
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o nascimento da meteorologia náutica







                memória dos homens é  curta. É por isso que,
                alguns deles,  merecem ser relembrados  para
          A ocuparem  o  lugar  de  destaque  a  que  têm
          direito.
             Recordo Matthew Fontaine Maury (1806-1873) e
          pergunto:  -  Quem  ouviu  falar  neste  nome?  Nem
          mesmo os marinheiros? E, no entanto, muito lhe fica-
          ram a  dever aqueles que andam  no mar.
             Maury  foi  oficial  da  Marinha  americana,  como
          tantos outros,  embarcou em vários  navios  e  fez  no
          iNincennes»,  uma  viagem  à  volta  do  Mundo  que
          demorou quatro  anos.  Em  t 839  um lamentável aci-
          dente, deixa-lhe uma perna afectada impossibilitando
          a  sua vida a  bordo.
             Vocacionado para o estudo da astronomia náutica,
          Maury é colocado no depósito de cartas e instrumen·
          tos da US Navy.  O  destino quis, assim, que este ofi·
          cial, condenado a  ficar em terra, tivesse contribuído
          de forma notável para a  segurança dos que andavam
          no mar. Assim é de facto. Maury, pode afirmar-se sem
          qualquer dúvida, foi o  pioneiro da meteorologia náu-
          tica, ciência que hoje, dispondo de recursos excepcio-  Matthew FonWne Meury
          nais, cobre todo o Mundo, salva muitas vidas e poupa
         muito dinheiro.                                     -fragata,  em reconhecimento pela  sua obra.  Quando
             Maury  começa  por  pedir  aos  comandantes  dos   da guerra civil, em 1861, liga-se aos sulistas e fica res-
          navios que façam registos dos ventos e correntes que   ponSável pela defesa costeira_ No fim da guerra é obri-
          forem  encontrando nas suas viagens, o  que lhe per-  gado a  emigrar, exercendo no México as funções de
         mite recolher milhares e  milhares de observações e   comissário do imperador Maximiliano para a  emigra-
         editar em 1847 a  sua primeira carta de ventos e  cor-  ção. Ali introduz o cultivo da cinchona, a planta donde
         rentes do Altântico Norte. com informações estatísti-  se extrai a  quina.
         cas ao longo dos doze meses do ano.                     Sem dúvida que Maury era um homem de génio.
             No ano seguinte publica as célebres sailing dirac-  Além de tão importante aspecto da sua actividade, no
          tions, com o titulo t<Abstract Log for the Use of Ame-  campo da meteorologia,  foi inventor de um torpedo
          rican Navigatorsf', que permitem fazer as viagens mais   eléctrico e, adiantando-se à sua época, propôs a cons-
         curtas e com maior segurança. Na altura, um capitão   trução do canal do Panamá. Foi ainda o  responsável
         de Baltimore, seguindo as recomendações de Maury,   pela  primeira carta batimétrica do  Atlântico  Norte,
         atravessa a zona equatorial e faz uma viagem em vinte   com linhas de igual profundidade até 4000 braças e
         dias,  quando gastava normalmente quarenta.         que apareceu pela primeira vez em 1854.
             Dado  o  acolhimento que têm os seus trabalhos,     Durante o seu exilio forçado, vive alguns anos em
         Maury propõe uma conferência internacional que teve   Inglaterra, recebe o grau de doutor em Direito na Uni-
         lugar em Bruxelas no ano de 1853, em que pretende   versidade de Cambridge e,  de França,  é  convidado
         estabelecer  um  sistema  uniforme  de  observações   para a  direcção do Observatório de Paris,  o que não
         meteorológicas no mar, tendo em vista a  elaboração   aceita porque, entretanto, em 1868, uma amnistia per-
         de um plano geral de ventos e  correntes, de modo a   mite o seu regresso aos Estados Unidos. Aqui ocupa
         melhor conhecer as leis que governam aqueles ele-   a  cadeira  de  meteorologia  no  Instituto  Militar,  em
         mentos.                                             Lexington, na Virgínia, onde se mantém até falecer em
             Nesta conferência tomam parte a Inglaterra, Fran-  Fevereiro de 1873.
         ça,  Rússia,  Portugal,  Bélgica,  Holanda,  Dinamarca,   Agora, (:aro leitor, não tem razão para manter no
         Noruega, Suécia e os Estados Unidos da América. Os   esquecimento o  nome  de Mattew Fontaine  Maury.
         princípios nela estabelecidos foram sendo,a pouco e
         pouco, aceites por outros países. dos quais se desta-
         cam a Áustria, Prússia, Espanha, Chile e Brasil. Assim,
         os navios que cruzavam os oceanos, passavam a  ser
         estações  flutuantes  de  observação  meteorológica,                              A.  Estácio dos Reis,
         enquanto que, em terra, se criavam instituições himo-                                         cap.·m·iI·
         gráficas.
             Maury  é  entretanto  promovido  a  capitão-de-  •••••••••••••••••••••••••••••••

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