Page 161 - Revista da Armada
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o nascimento da meteorologia náutica
memória dos homens é curta. É por isso que,
alguns deles, merecem ser relembrados para
A ocuparem o lugar de destaque a que têm
direito.
Recordo Matthew Fontaine Maury (1806-1873) e
pergunto: - Quem ouviu falar neste nome? Nem
mesmo os marinheiros? E, no entanto, muito lhe fica-
ram a dever aqueles que andam no mar.
Maury foi oficial da Marinha americana, como
tantos outros, embarcou em vários navios e fez no
iNincennes», uma viagem à volta do Mundo que
demorou quatro anos. Em t 839 um lamentável aci-
dente, deixa-lhe uma perna afectada impossibilitando
a sua vida a bordo.
Vocacionado para o estudo da astronomia náutica,
Maury é colocado no depósito de cartas e instrumen·
tos da US Navy. O destino quis, assim, que este ofi·
cial, condenado a ficar em terra, tivesse contribuído
de forma notável para a segurança dos que andavam
no mar. Assim é de facto. Maury, pode afirmar-se sem
qualquer dúvida, foi o pioneiro da meteorologia náu-
tica, ciência que hoje, dispondo de recursos excepcio- Matthew FonWne Meury
nais, cobre todo o Mundo, salva muitas vidas e poupa
muito dinheiro. -fragata, em reconhecimento pela sua obra. Quando
Maury começa por pedir aos comandantes dos da guerra civil, em 1861, liga-se aos sulistas e fica res-
navios que façam registos dos ventos e correntes que ponSável pela defesa costeira_ No fim da guerra é obri-
forem encontrando nas suas viagens, o que lhe per- gado a emigrar, exercendo no México as funções de
mite recolher milhares e milhares de observações e comissário do imperador Maximiliano para a emigra-
editar em 1847 a sua primeira carta de ventos e cor- ção. Ali introduz o cultivo da cinchona, a planta donde
rentes do Altântico Norte. com informações estatísti- se extrai a quina.
cas ao longo dos doze meses do ano. Sem dúvida que Maury era um homem de génio.
No ano seguinte publica as célebres sailing dirac- Além de tão importante aspecto da sua actividade, no
tions, com o titulo t<Abstract Log for the Use of Ame- campo da meteorologia, foi inventor de um torpedo
rican Navigatorsf', que permitem fazer as viagens mais eléctrico e, adiantando-se à sua época, propôs a cons-
curtas e com maior segurança. Na altura, um capitão trução do canal do Panamá. Foi ainda o responsável
de Baltimore, seguindo as recomendações de Maury, pela primeira carta batimétrica do Atlântico Norte,
atravessa a zona equatorial e faz uma viagem em vinte com linhas de igual profundidade até 4000 braças e
dias, quando gastava normalmente quarenta. que apareceu pela primeira vez em 1854.
Dado o acolhimento que têm os seus trabalhos, Durante o seu exilio forçado, vive alguns anos em
Maury propõe uma conferência internacional que teve Inglaterra, recebe o grau de doutor em Direito na Uni-
lugar em Bruxelas no ano de 1853, em que pretende versidade de Cambridge e, de França, é convidado
estabelecer um sistema uniforme de observações para a direcção do Observatório de Paris, o que não
meteorológicas no mar, tendo em vista a elaboração aceita porque, entretanto, em 1868, uma amnistia per-
de um plano geral de ventos e correntes, de modo a mite o seu regresso aos Estados Unidos. Aqui ocupa
melhor conhecer as leis que governam aqueles ele- a cadeira de meteorologia no Instituto Militar, em
mentos. Lexington, na Virgínia, onde se mantém até falecer em
Nesta conferência tomam parte a Inglaterra, Fran- Fevereiro de 1873.
ça, Rússia, Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Agora, (:aro leitor, não tem razão para manter no
Noruega, Suécia e os Estados Unidos da América. Os esquecimento o nome de Mattew Fontaine Maury.
princípios nela estabelecidos foram sendo,a pouco e
pouco, aceites por outros países. dos quais se desta-
cam a Áustria, Prússia, Espanha, Chile e Brasil. Assim,
os navios que cruzavam os oceanos, passavam a ser
estações flutuantes de observação meteorológica, A. Estácio dos Reis,
enquanto que, em terra, se criavam instituições himo- cap.·m·iI·
gráficas.
Maury é entretanto promovido a capitão-de- •••••••••••••••••••••••••••••••
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