Page 199 - Revista da Armada
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A Escola Naval
riginalmente. como em quase todas as marinhas, a ESCOLA DE VIRTUDES CIvICAS
formação dos oficiais na marinha portuguesa tinha um
Ocarácter essencialmente prático e era levado a cabo A Escola Naval, com mais de duzentos anos de existência,
nos navios da esquadra. é o decano dos estabelecimentos militares de ensino superior
Em 1761, foram adoptadas as primeiras medidas para e dos que mais vultos deu a Portugal.
melhorar o recrutamento e a fonnação dos oficiais, uma vez Das ciências às letras; da cultura à política; da investigação
que se chegou à conclusão que eram necessários melhores à diplomacia; da guerra ao desenvolvimento; da estratégia à
conhecimemos teóricos do que aqueles que se obtinham administração, são inúmeros os oficiais formados na Escola
exclusivamente nos navios. Naval que ficaram com os seus nomes gravados nas páginas
Como resultado. foi criada em 1779 a Academia Real da da história.
Marinha, como uma instituição de ensino teórico. com a A Escola Naval orgulha-se de ter criado tais filhos, mas
finalidade de preparar os oficiais para a marinha de guerra reivindica, sobretudo, o apreço da Nação pelo facto de, na
e também para a marinha mercante. generalidade, os elementos nela formados terem demonstrado
Esta Academia funcionou até 1837. dando então lugar à serem bons marinheiros, bons patriotas, bons cidadãos.
Escola Politécnica que. mais tarde. passou a Faculdade de A Escola Naval - bicentenária, mas sempre renovada no
Ciências de Lisboa. ensino - sempre se preocupou, e continua a preocupar-se,
Porque a Academia Real da Marinha apenas leccionava em formar homens responsáveis, humanistas abnegados,
matérias cientfficas de base ao estudo da navegação, subsistia altruistas; homens rijos na têmpera, cândidos no coração,
a falta de uma Escola que se debruçasse sobre as bases teóricas lhanos no trato, verticais na conduta; homens amantes da paz
de toda a técnica naval, anes e oficios ligados à vida de bordo. mas sempre prontos à doação total para defesa da Pátria e dos
Para colmatar essa falha , em 1782, foi criada a Compa- seus concidadãos.
nhia de Guardas-Marinhas e a sua Academia Real, antecessora É por isso que, aliada à formação científica, cultural,
da Escola Naval, que passou a ter esta designação em 1845. militar, técnica, marinheira, ffsica, queé ministrada, a Escola
Nos nossos dias, a Escola Naval é o estabelecimento militar Naval dá grande importância à formação do carácter dos
de ensino superior que confere o grau de licenciatura em Ciên- alunos, pois é dele que nasce a ane de conduzir homens,
cias Militares Navais, ministrando os seguintes cursos: Mari- Um recenle eSludo psico-sociológico, cujos resultados se
nha; Engenheiros Maquinistas Navais; Administração Naval; indicam, veio mostrar o valor da organização, do regime e
Armas e Electrónica e Fuzileiros. do ensino praticados na Escola Naval.
- A paror da prova de personalidade, o estudo indica'que,
A formação dos alunos da Escola Naval tem por objectivo
passado um ano sobre a sua entrada, os alunos perderam
prepará-los - moral, cultural, intelectual, social, técnica, cien-
tffica e fisicamente - para as exigências da sua profissão autoritarismo, aumentaram a estabilidade emocional,
tomaram-se mais cooperanles e calorosos, desenvolveram a
futura, isto é, por um lado, torná-los aptos a exercer as tarefas
perseverança e a perspicácia e lucidez; ganharam auto-
que lhes serão confiadas no início da sua vida profissional e
-confiança, serenidade e satisfação;
por outro, desenvolver as suas aptidões e competência profis-
sionais com vista ao prosseguimento da sua carreira, nomea- - Quanto ao queslÍonário de valores finais - os que têm
a ver com os objectivos últimos da vida - o apontado como
damente os cursos de especialização nas escolas da Armada
mais importante - passou a ser a dignidade, tendo havido tam-
e as post-graduações nas várias ciências que interessam à téc-
bém subidas nas pontuações dadas o sentido de realiz.açao e
nica naval, obtidas em universidades nacionais ou estrangeiras.
Sendo certo que esta formação, para começar, visa a efi- harmonia imerior;
_ A honestidade aparece, no fim do 1. <) ano, como o valor
ciência a curto prazo no domínio profissional, ela persegue
inslrumental mais importante, havendo ainda subidas nestes
contudo objectivos de maior alcance no domínio profissional,
da cultura geral e dos conhecimentos que lhes permita uma valores - que lêm a ver com modos de conduta - o ser alegre,
base de partida sólida, não só para virem a estar à altura das capaz, educado e ler espfrilo abeno.
O jovem, com o 12. <) ano, que goste da vida do mar e
suas futuras responsabilidades, mas também estar em pé de
alribua importância a estes valores - que definem um homem
igualdade com técnicos de qualificação, com os quais inevi-
completo - e os queira desenvolver, não tem mais do que con-
tavelmente, ao longo da sua carreira, virão a trabalhar.
correr à Escola Naval.
Tendo por patrono o Infante D. Henrique, fundador da
(co/aboraçlJo do comtJndo da Escolo N(l<'(Jl)
Escola de Sagres - antecessora histórica deste estabelecimento
de ensino - a Escola Naval perfilha o lema .. TALANT DE
BIEN F AIRE" do seu patrono e, mediante reorganizações e
N.R. - Marinheiro. sejo qUlJI for o leu grau de hierarquia - oficio/,
reapetrechamentos ditados pela evolução da técnica, continua
sorgenlO ou praço-. se queres um con/;nundor /UI MarinluJ que /amo amas,
sempre renovada no ensino e apta a corresponder aos anseios
encaminha para a Escola Nova/um filho. um nelO. um sobrinho ou outro
dos jovens que, ao serviço de Portugal, pretendem seguir uma paren/e. Na MarinluJ 000 se enriquece. nlOS lU sabes que I uma profis$lJo
profissão aclÍva, diversificada e aventurosa. dig/UI e muilO alicianle. Nem só de ~o vive o homem ..
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