Page 238 - Revista da Armada
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LINHAS  DE IGUAL VARIAÇÃO E  DECURV AÇÃO EM 1878



















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           Pub/irodo por lodo Andrade Corvo,  em  apindia ao RQl:eiro de  Lisboa. Goa  por D. Joao de  Outro, Lisboa J 882.
           princípio do século XVII, instruía pilotos portugueses e espa-  Na  realidade, este processo,  teoricamente correcto,  não
           nhóis, para que estes, nas suas viagens, registassem os valores   era  exequível,  pelas seguintes  razões:
           da  declinação da  agulha.  Este  procedimento destinava-se à
                                                                    1.  A  elaboração de uma carta de isógonas,  além  de
           rectificação das is6gonas de uma cana de navegação de leste-  exigir um  número muito elevado de observações,
           -oeste (que é o mesmo que navegação em longitude) que aquele
                                                                       apresentava  na  época  as  seguintes  limitações:
          jesuíta estava  elaborando.              '
              Esta cana, se chegou a ser realidade, perdeu-se e, por isso,   a.  Dificuldade de obter a posição exacta devido,
           tem sido considerado que a primeira carta de isógonas deve-se    obviamente,  à  incorrecção  da  longitude;
           ao famoso astrónomo inglês Halley, que a publicou em  1701 ,   b.  Pouca  confiança  no  rigor  das  agulhas  de
           tendo sido ampliada e corrigida ao longo do século por outros    marear e na detenninação da declinação efec-
           investigadores.                                                  tuada  por diferentes  observadores.
             Todavia, em 1954, apareceu num antiquário de Mons, Bél-
                                                                    2.  Mesmo quando as  isógonas interceptavam os para-
           gica, um fragmento de uma carta que, iremos ver, tem o maior
                                                                       lelos em ângulos de 90°,  a distância em longitude
           interesse  para  a  história do  magnetismo aplicado  à navega-
                                                                       entre  duas  isógonas  afastadas  de  1/4  de  quarta
           ção.  Este fragmento, que foi  adquirido pelo Museu de Marinha
                                                                       (2.8 graus) - compreende-se como era difícil apre-
           de Lisboa, onde se encontra, tem as dimensões de 57 x80 cm.
                                                                       ciar,  nas  agulhas  da  época,  esta  diferença  -
           Atribuiu-se a Luís Teixeira e a sua data é de cerca de 1585 (6).
                                                                      correspondia, por exemplo, no Atlântico Sul a um
              Fazendo parte, possivelmente, dum planisfério, esta carta
                                                                       valor da ordem das 400  milhas.
           que representa o Pacífico, exibe várias isógonas, devidamente
                                                                          Mas a imprecisão aumentava com a diminuição
           rotuladas com: Fixa para noroeslar,jixa para nordesrar, uma                                                 •
                                                                      daquele ângulo, podendo tomar-se impossível deter-
           quarta,  duas  quartas,  sendo  este  (22.5  graus) o  valor  mais
                                                                       minar o ponto de intercepção, quando a isógona se
           elevado  na  declinação assinalado pelo  autor.
                                                                      desenvolvia  segundo  um  paralelo.
              Apesar  de  se  encontrar  em  mau  estado,  este  espécime
                                                                    3. O  facto da  variação anual da declinação tornar as
          cartográfico passou a ser o mais antigo que se conhece com
                                                                      canas obsoletas ao fun de um certo número de anos.
          as  linhas  isógonas desenhadas.
             Dispondo de uma cana deste tipo, a detenninação do ponto   Só foi  possível  desenhar com  rigor uma carta de  isógo-
          do navio lama um novo aspecto.  Passa a ser a intercepção do   nas, quando, a partir dos meados do século xvm, surgiu o
          paralelo correspondente à latitude com a  isógona da declina-  cronómetro que pennitiu o cálculo fácil da longitude. Mas para
          ção,  ambos os  valores  calculados  a  bordo.      quê,  então,  as cartas de  isógonas?
             (6) Armando Contsdo t  AI"t1i1lO Ttutim da  MOla. «PoTfUgafiat  Manu-            A.  Eslácio dos Reis,
          mt,,/a  Canographiro_.  tdiçdo dt  f96{), vol.  fII, pdg.  7/ t  ts/ampa  363.                cap.-m.-,.
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