Page 320 - Revista da Armada
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           .Roda das Alluras do Norte  em  Lisboa_

              Nesse tempo, aAifa distanciava-se do pólo cerca de 3.5°,   Na primeira metade do século xvm, com o aparecimento
           e  foi  baseado  neste  valor  que  os  Portugueses  criaram  o   dos instrumentos de dupla reflexão e do cronómetro, e, mais
           «Regimento do Norte», que utilizando um método equivalente   tarde,  com a  introdução de novos métodos de navegação, o
           ao do nocrurlábio, possibilitava o cálculo do caminho percor-  Sol, tomado pela sua ahura meridiana, continua a ser o grande
           rido  norte-sul.                                   astro-rei para a detenninação da posição do navio.  Aos crepús-
              Para o efeito era Ulilizada uma .. Roda das Alturas do Norte   culos, em substituição ou como rectificação do ponto ao meio-
           em  Lisboa  .. , de que reproduzimos a publicada em  1518 por   -dia, fazem-se pontos por estrelas, mas na escolha destas, não
           Valentim  Fernandes,  no  seu  .. Repertório  dos  Tempos  ... ".   é  dado qualquer privilégio  à  Polar.
              Recorrendo a esta solução genial, o piloto calculava a altura   Actualmente,  a  Polar não é  mais do que qualquer outra
                                                              estrela  do  firmamento,  conservando apenas  o  mérito  de  se
           da Polar,  no  local em que se encontrava,  por exemplo 32 0,
           retendo a posição da estrela Beta, também chamada a GULlrda   encontrar bem  perto  do  pólo  terrestre.  Mas  não  por muito
           Dianteira da Ursa Menor. Vamos supor que esta se encontrava   tempo.  Lá para o ano 3000, a estrela  Gama da  constelação
           no  braço esquerdo  da  figura.  Isto queria dizer que a altura   Cefeu,  começa a ser a eleita.  Adeus  Alfa  da  Ursa  Menor.
           da Polar em Lisboa era 37.5°. Uma simples subtracção dava   Durante 24 mil anos, aquela que foi  o  norte dos pilotos,  vai
           o caminho  percorrido  norte-sul  que,  no caso  apontado,  era   ser completamente ignorada.
           de 37.5°-32°=5.5°. Como o grau correspondia a  16213 lé-
           guas (no princípio do século XVI já era usada a relação, mais
           rigorosa, de um grau para 17.5 léguas), a distância percorrida
           era 5.5°xI6 2/3=912/3 léguas.
              Assim  se navegou  pela  Polar,  cuja altura,  sobre o  hori-
           zonte, foi  baixando com a aproximação dos navios ao equador,
           até  que  deixou  mesmo  de  se  ver,  quando  os  portugueses
           entraram no hemisfério sul. A Polar foi então substituída pela
           estrela mais  brilhante do céu:  o Sol.

           o RECURSO  AO  SOL
                                                                                              A.  Estácio dos  Reis,
              o recurso ao  Sol para o cálculo da lalitude não oferecia
                                                                                                         cap.-m.-g.
           dificuldades e, como podia ser utilizado nos dois hemisférios,
           passou  a  ter,  assim  o julgamos,  uma  certa  preponderãncia
                                                               *****************
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