Page 123 - Revista da Armada
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provocada pela terramoto de 1755 Os modelos acima referidos (ou Terminada esta longa introdu-
e às invasões francesas. No entan- pelo menos parte deles) eram pro- ção é altura de confessar que a ra-
to, parece-nos que seria oportuno venientes do Palácio da Ajuda e ti- zão que nos levou a alinhar este
fazer um exame de consciência e nham sido oferecidos pela rainha D_ despretencioso artigo foi termos
procurar averiguar se a situação Maria II à Escola Naval. Era usan- encontrado um documento no Ar-
não será, em grande parte, resulta- do modeIos à escala que, antes da quivo Geral de Marinha, o qual se
do da incúria ou da indiferença que geometria de Monge se tomar um prende com o Museu de Marinha,
os Portugueses têm demonstrado, instrumento indispensável na cons- quando este, em 1863, no ano em
ao longo dos séculos, pela sua pró- trução naval, se estudavam os fu- que foi criado, procurava enrique-
pria memória. turos navios. Os modelos eram cer o seu património.
É certo que o Museu de Mari- levados ao Rei para aprovação e O referido documento (4), é um
nha, quando se encontrava proviso- concessão das verbas indispensá- ofício dirigido ao Director da Secre-
riamente instalado na sala do risco, veis para serem construídos. taria de Estado dos Negócios da
sofreu, em 18 de Abril de 1916, um No Anuário da Ecola Naval e da Marinha e Ultramar. firmado pelo
pavoroso incêndio. Todavia, o patri- Escola Auxiliar de Marinha, respei- cheIe de Divisão graduado Joaquim
mónio destruido era, na sua quase tante a 1912-1913, é dado relevo Pedro Celestino Soares, que desem-
totalidade, recente e constituido, aos «Modelos de Navios no Museu penhava as funções de Director da
fundamentalmente, por modelos de de MarinhaI! e pouco mais se fala de Escola Naval e foi o primeirO res-
navios e figuras de proa. Daqueles, outros objectos fazendo parte des- ponsável pelo Museu. Neste oficio
sabemos que se perderam o cruza· ta instituição cultural. levava-se ao conhecimento superior
dor D. Carlos 1, as naus Nossa Se- O autor assinala que os mode- que, num bazar da calçada do Mar·
nhora do Bom Sucesso, D. Maria 1, los estiveram quase abandonados quez de Abrantes, pertencente a
S.Sebasti.40, Real Principe da Beira, e lastima que, «na festa do centená- um tal José Maria, existiam dois
S. Francisco, Nossa Senhora da rio dum santo popular, sobre um modelos de «Vasos de guerra anti-
Conceição e Santo António, uma carro triuníalll, tenha percorrido !t8S gos que foram distrafdos da casa do
fragata de vela dos fins do século ruas da cidade, de pano largo e ar- risco do Arsenal da Marinha, por
XVIII, um chaveco argelino e uma tilharia em bateria, o melhor mode- exigência de sua magestade a Im-
moleta. lo do Museu, - o da nau Nossa peratriz Rainha, a Senhora Dona
Quanto às figuras de proa, arde- Senhora do Bom Sucesso - baten- Carlota Joaquina, para navegarem
ram a da nau Santo António, cons· do no penal a bandeira branca por- no lago da quinta da Bemposta, e
truída em 1553, a da Afonso de tuguesa. Estava avaliado em mais vendidos com o espÓlio da mesma
Albuquerque - porventura uma de um conto de reis, e nem sequer Senhora. Estes dois modelos tem
chanua - e as que pertenceram ao o preço e a idade o livrou daquele merecimento, quer pela sua anti-
brigue Tejo, à corveta Bartholomeu passeio perigoso. À tarde, no Ter- guidade (5), quer pela perfeição da
Dias, à barca Martinho de Meno, às reiro do Paço, de proa ao Tejo, enfi- sua mAo de obran. Por estas razões,
corvetas D. Estefánea, Infante D. leirado a par dos carros da romaria, o Director do Museu propunha a
João, Infante D. Henrique, Rainha mirado pelos curiosos da província, sua aquisição, acrescentando que o
de Portugal, Mindelo e ao couraça· muitos dos quais, nunca tinham dono pedia multo pelos modelos,
do Vasco da Gama. visto o mar e os navios - o vento mas, ameaçado ((com a justiça, re-
Ainda se perdeu o painel da pô. norte impiedoso ia-lhe rasgando as duziu finalmente o seu preço a dez
pa da nau S. Bento, talvez aquela velas e desarvorando os mastaréus, libras cad8JI, importância que con·
em que Luis de Camões foi para a e a nau Nossa Senhora do Bom Su- siderava razoavel dado que, certa-
índia, em 1553, como admite o au- cesso parecia exposta a desmentir
tor a que estamos a recorrer (2). Es- o nome. Valeu·lhe o cuidado dum (3) o artigo O incdndio da Escola Naval, já
pecialmente esta peça e a figura de oficial da armada, cujo ânimo não mendonado relere uma peça de anilhan'a
proa da nau Santo António, foram pOde sofrer tamanha incúria e van· fonnada por seis aduela. de f8lTO, revestidas
duas perdas irreparáveis, pois cons· dalismo. Abafou-lhe as velas sem com 8ne;s ou cintas tamlMJm de lerro, tendo
gravada, ao meio, uma cruz. Esta peça era
tituiam testemunhos vivos de na- esmeros de gajeiros, mas amarrou
idêntica a uma outra que sxistia na Torre de
vios portugueses da época dos rijo os tomadouros para que o ven- Londres. cujo catlUogo de 1894 indicava:.A
Descobrimentos. daval as não levasse. E assim reco- PoItuguese gun, olf694 •. Esta peça teria SI-
É curioso notar que o desapare- lheu ao Museu desmantelada, ao do mandada para o Arsenal do Erérdto em
1904.
cimento destas figuras de proa re- porto de abrigo donde nunca deve-
No que respeita ao padnJo, deve lnItar-
sulta de um excesso de zêlo. ria ter srudo)).
-se de pane dos fragmentos daquele que fal
Efectivamente, estas esculturas E o autor continua ocupando-se colocado por Bartolomeu Dias em 1486 na
encontravam-se em depósito na de modelos que se foram degradan- Bala de Angra Pequena e destruido, em
Azinheira e no Arsenal. tendo sido do, como o do arsenal da Bafa, este 1866, durante os exercidos de tiro de um na·
rio non&-americano, conforme se lê no m es-
transferidas para a sala do risco a perdendo-se por completo, assim
mo anigo. Estes fragmentos foram mais
instâncias do contra-almirante João como as ({figuras de proa e popa, ar· tarde para a Sociedade de Goografia de
Braz de Oliveira, que admitiu fica- natos da grinalda do bergantin Lisboa.
rem, assim, em lugar mais seguro. Monte de Ouro, figuras alegóricas, (4) Arquivo Geral de Marinha, CaiKas Museu
de Marinha, 4·11-1863.
peças de artilharia, um antigo pa-
(2) o mcêndio da E6c::01a Naval, Hparata d06 (5) A rainha faleceu em 1830 e, assim, 06 mo-
Anais do Clube MilitaI' Naval, de Abn'J de drão dos descobrimentosll, tudo deJ06 eram de COllStroçlO anten'or a esta
19J6. desbaratado a vários rumos (3). daU!.
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