Page 127 - Revista da Armada
P. 127

0
       2. °-grt. Correia, 1m 21s 7; 2. esca-  da  da  Armada.  Nesta  prova  é  de
       lão  - funcionário  civil  Palmela,  1 m   realçar  o  excelente  resultado  do
       25s 1; 3. o escafão - cap.-ten. Meyrel-  1. o_mar.  Xisto (EF)  que alcançou o
       les,  1 m 25s 8.                   1. o lugar com  a marca de 551  pon-
                                          tos o que constitui novo recorde da
                                          Armada nesta modalidade.
        CAMPEONATO  DE  TIRO
        DE  ESPINGARDA
                                          Classlflcaçio colectiva:
           Decorreu  na carreira de Uro  da   1. 0_ EF, 1582 pontos; 2. 0_ FFC,
       EF nos dias 19, 20 e 21  de Feverei-  1497 pontos; 3. o - CNC/NRP .. Dei·         San Payo  de Araújo,
       ro O campeonato de tiro de esplnga!-  fim .. ,  1367 pontos.                               t.-·Um.  SEG




                                                                      Filatelia








       UMA EMISSÃO
                                                                                         .- -.
       PARA SÃO VICENTE                                                           1 5~  .~, ... h   ..... ... -
       DEDICADA A PAQUETES
       CÉLEBRES                                                                      -+-~ -- ... .:.:=..
                                                                                                 - ~
           Na  América  Central,  mais  pro-                                          :c  -c:;:
       priamente  nas  Pequenas  Antilhas,                                         TR1STAN ct. CUNHA
       encontra-se um pequeno estado, co-
       nhecido por São Vicente e Granadi-
       nas,  constituldo  pela  Ilha  de  São   no  estaleiro  de  Penhoet,  na  altura   pois  de  efectuar transporte  de  tro-
       Vicente,de  forma  eUplica  e  monta-  considerado o primeiro grande navio   pas,  fez  a  sua  última  viagem  em
       nhosa, e pelas Ilhas Granadinas Oci-  do  Atlântico,  partiu,  em  Maio  de   1950.
       dentais, situadas entre São Vicente   1927, de Saint-Nazalre para Le  Ha-  O  Oueen  Elizabeth,  da mesma
       e Granada.                         vre, para dar inicio à sua carreira ma-  companhia dos dois últimos, jniciou,
           Estas Ilhas, descobertas e colo-  rftima. Teve importante intervenção   em 1938, as suas viagens através do
       nizadas pelos espanhóis, no final do   no socorro  ao  Andrea  Daria,  navio   Atlântico, sendo considerado o maior
       século XV, passaram para o domlnlo   italiano que,  por ter colidido com  o   navio do seu tempo. As 80.000 tone-
       francês no século XVII  e para o bri-  Stockholm, veio a afundar-se poucas   ladas e o conforto com que fora con-
       tânico  no seguinte,  vindo a conse-  horas depois. A falta de rendimento   cebido, fizeram dele uma verdadeira
       guir, em 1979, a plena independên-  económico fez com que, no final de   cidade flutuante. Durante a sua ac-
       cia dentro da Commonwealth.        1958, fosse  retirado do serviço.   tividade ao serviço mjljtar, transpor·
           O clima é tropical marftimo, com   O Mauretania, da Cunard Une, é   tau  cerca  de  1  600  000  homens.
       temperaturas e precipitações muito   uma construção do final da primeira   Também  neste navio  foi  a falta  de
       elevadas,  o que  lhe  oferece  muito   década do nosso século, e foi, como   rendimento que veio  a condená-lo,
       boas  condições  para  a  agricultura   outros seus contemporâneos, dese-  bem  como ao Oueen  Mary, a efec-
       que constitui a base da sua econo-  nhado para responder aos grandes   tuar a viagem finai  em  1967.
       mia. O turismo, assegurado pelo por-  desafios da época. Fora lançado ao   Porque não foi  passivei adquirir
       to  e  aeroporto  internacionais  de   mar cerca de dez anos depois da im-  os  selos  aqui  referidos,  juntamos
       Kingstown, bem como as divisas en-  provisada exibição da turbina, o que   dois de emissões anteriores, ilustra-
       viadas  pelos  emigrantes,  compen·   lhe assegurou condições para vir a   dos pelo Mauretania e Oueen Eliza-
       sam o défice comercial do pais.    ser um grande hotel flutuante. Os ir-  beth,  dois  dos  navios  escolhidos
           São Vicente emitiu recentemen-  mãos Oueen, Mary e Elizabeth, bem   para os selos agora emitidos.
       te uma série de quatro setas dedica-  como o Normandie, foram seus gran-
       dos a outros tantos paquetes que se   des rivais.
       tornaram célebres na história da na-  O Aquitania, também da Cunard
       vegação marltima comercial, com re-  Line,  foi um navio que teve a idade
       levante participação no transporte de   de  ouro  na segunda década deste
       tropas: o lIe de France, o Maureta-  século.  Dispunha de quatro chami-              Marques Curado,
       nla, o Aquitania e o OU88n Elizabeth.   nés, o que facilmente o identificava.               ,. -·ten. SG.
           O lIe de France, da Compagnie   Em 1927 enfrentou, com o Lusitanía,
       Général Transallantique, construIdo   forte temporal no Allântico Norte. De-  ••••••••••••••••••

                                                                                                          17
   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132