Page 194 - Revista da Armada
P. 194
brandais e enxárdas, forrar cabos,
coser velas, substituir cabos dete-
riorados, etc.
Salienta-se que todo o massame
a bordo era de fibra vegetal e que
os navios-réplicas foram construidos
em pinho e carvalho, nos ultimas
estaleiros tradicionais espanhóis.
segundo os planos preparados pe-
los historiadores navais da armada
de Espanha. Pretenderam, pois,
que as réplicas dos navios colombi-
nos fossem tão fidedignas quanto
posslvel.
Entre 22 de Outubro e 15 de
Novembro, os navios visitaram os
portos de Santa Cruz de Tenerife e
de San Sebastian de la Gomera,
onde, em paralelo com as acções de
manutenção das réplicas, se proce-
deu à sua apresentação, divulgação
5 da Dezambro da 199J: a ~NüflU a II .S/ulta MlIIi/i1l, já c;om 20 di" da viagem, IIproximam-99
dlls Caralbas e exposição pública.
No dia 15 de Novembro, após
travessia atlântica que então se meiro contacto com a caravela no um perlodo alargado de estadia nas
preparava e para a qual tinham sido mar, na viagem de La Guardia para ilhas Canárias e na presença das
convidados oficiais de diversas ma- Huelva, onde chegámos sem novi- principais autoridades locais, os
rinhas estrangeiras. dade. navios largaram para o mar, com
Sal de Lisboa para a lsla Cris- No dia 13 de Outubro, largámos rumo a Puerto Rico.
tina e, após cerca de 15 dias de de Huelva pelas 13_05 horas, com Era o inicio da grande travessia
ambientação a bordo da llNinall, fui rumo a Las Palmas de Gran Caná- atlântica da llSanta Maria», da uNi-
indicado para integrar a guarnição ria, após uma cerimónia de despe- na)) e da uPinta», em reconstituição
da uPinta». então ainda em La Guar- dida a que presidiu Sua Alteza Real da viagem que 500 anos antes ha-
dia, juntamente com os oficiais das o Príncipe das Astúrias, D_ Filipe de viam feito Colombo e os irmãos
marinhas mexicana, boliviana, co- Bourbon. Pinzón.
lombiana e uruguaia. Na llSanta Após 8 dias de viagem, com A vida a bordo estava repartida
Mariall embarcaram os oficiais das bom tempo e com os navios sempre entre quartos e serviços no perlodo
marinhas da Argentina, Canadá, à vista, chegámos a Las Palmas no da manhã. em que o tempo era
Chile e Nicarágua, permanecendo dia 22 de Outubro. dedicado a reparações, arrumações,
na uNina» os oficiais das marinhas Iniciámos então um perlodo de limpezas e outras actividades ne-
do Peru e da Guatemala_ pequenas reparações, em que os cessárias à manutenção da opera-
Concluído o aprontamento da conhecimentos de marinharia se cionalidade da . Pinta». A uhora de
nova uPintan, tive então o meu pri- revelavam fundamentais: espertar Morgam) eram os 50 minutos de
1\1 ....... '-- ........
-- 223.18 T
Comp-' ...... IO IllÚlmo 29.60m ~~
18.10",
""' ..
COm"''''' .... 1O de qulLhe
7.ie m
M.nlJll ..... X"".
3.24'"
Su-,-.s.. _ ....
261.H",1
Tupo.alooçlo 28_ ,
~
c...nllo oP\nte.
y
Comp<UDM>1O muIn!IO 22.75 m
..... IU2m
Com_lO de qwlhe
..... ~
6.lOm
2.21 m
-~ 115.&0 T
supe.rle1oo d .. V_I 1116.62 ",1
Tnpulloçlo 1'_
c.. ...........
Com", ....... UI m4l<lm" 21.40m
"' ... ~.28 m
15.55",
Comp""'"nUl di "UIlNo
Mongo m.bimo
2.00m
o.~m.b"". l00.lOT
SUperl_ dou ..... 1'/t.Hm
'
TnPII~ 11_
Quave/a .PInLa.O
12