Page 194 - Revista da Armada
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brandais e enxárdas, forrar cabos,
                                                                                coser velas, substituir cabos dete-
                                                                                riorados, etc.
                                                                                   Salienta-se que todo o massame
                                                                                a  bordo era de fibra vegetal e  que
                                                                                os navios-réplicas foram construidos
                                                                                em pinho e  carvalho,  nos  ultimas
                                                                                estaleiros  tradicionais  espanhóis.
                                                                                segundo os planos preparados pe-
                                                                                los historiadores navais da armada
                                                                                de  Espanha.  Pretenderam,  pois,
                                                                                que as réplicas dos navios colombi-
                                                                                nos fossem  tão fidedignas quanto
                                                                                posslvel.
                                                                                    Entre  22  de  Outubro  e  15  de
                                                                                Novembro,  os navios visitaram os
                                                                                portos de Santa Cruz de Tenerife e
                                                                                de  San  Sebastian  de  la  Gomera,
                                                                                onde, em paralelo com as acções de
                                                                                manutenção das réplicas, se proce-
                                                                                deu à sua apresentação, divulgação
            5 da Dezambro da 199J: a ~NüflU a II .S/ulta MlIIi/i1l, já c;om 20 di" da viagem, IIproximam-99
            dlls Caralbas                                                       e  exposição pública.
                                                                                    No dia 15 de Novembro, após
            travessia  atlântica  que  então  se   meiro contacto com a  caravela no   um perlodo alargado de estadia nas
            preparava e para a qual tinham sido   mar, na viagem de La Guardia para   ilhas  Canárias  e  na presença das
            convidados oficiais de diversas ma-  Huelva, onde chegámos sem novi-  principais  autoridades  locais,  os
            rinhas estrangeiras.              dade.                             navios  largaram  para o  mar,  com
               Sal de Lisboa para a  lsla Cris-  No dia 13 de Outubro, largámos   rumo a  Puerto Rico.
            tina  e,  após  cerca  de  15  dias  de  de Huelva pelas 13_05  horas,  com   Era o inicio da grande travessia
            ambientação a bordo da llNinall, fui   rumo a  Las Palmas de Gran Caná-  atlântica da llSanta Maria», da uNi-
            indicado para integrar a guarnição   ria, após uma cerimónia de despe-  na)) e da uPinta», em reconstituição
            da uPinta». então ainda em La Guar-  dida a que presidiu Sua Alteza Real   da viagem que 500 anos antes ha-
            dia, juntamente com os oficiais das   o Príncipe das Astúrias, D_ Filipe de   viam  feito  Colombo  e  os  irmãos
            marinhas mexicana,  boliviana, co-  Bourbon.                        Pinzón.
            lombiana  e  uruguaia.  Na  llSanta   Após  8  dias  de  viagem,  com   A vida a bordo estava repartida
            Mariall  embarcaram os oficiais das   bom tempo e com os navios sempre   entre quartos e serviços no perlodo
            marinhas  da  Argentina,  Canadá,   à vista, chegámos a  Las Palmas no   da  manhã.  em  que  o  tempo  era
            Chile e  Nicarágua, permanecendo   dia  22 de Outubro.              dedicado a reparações, arrumações,
            na uNina»  os oficiais das marinhas   Iniciámos então um perlodo de   limpezas e  outras actividades  ne-
            do Peru e  da Guatemala_          pequenas  reparações,  em  que  os   cessárias à  manutenção da opera-
               Concluído  o  aprontamento  da  conhecimentos  de  marinharia  se   cionalidade da . Pinta». A  uhora de
            nova uPintan, tive então o meu pri-  revelavam fundamentais: espertar   Morgam) eram  os  50  minutos  de


                1\1 ....... '-- ........
                --                223.18 T
                Comp-' ...... IO  IllÚlmo   29.60m                        ~~
                                  18.10",
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