Page 226 - Revista da Armada
P. 226

Portug.1l  há rcrc.1 de 28 anos, a qual. até ao pr('S('nte, tem tido cs.<ic1   das mais  diver.;a~ camadas sociais, e dr todos os países de língua
         incumbência.                                           ingles.1,  pes5('é\s  com  vários  interesses, mas  ligadas por um  que
          A ligação entre o director pedagógico e a Marinha é estabelecida   tClclos  têm em comum - a vontade de comungar os conhecinlCn-
         pelo Director de Instrução do Cilil/g, normalmente em acumulação   tos da nOSS<l língua mm qUillquer pessoa rom vontade para apren-
         com o cargo de director de inslmção da Escola de Comunicações.   der.
          O ensino é ministrado a tumas com efectivos nfio superiores a   ~ professores que trab.1lham  nas instalilções do Cilillg não s.io
         15 alunos, agrupando, sep.uadamente, oficiais.  sargentos e pr .. ·   excepção ta  regra. Desde o princípio do Cilillg  houve professoll.'S
         ças, que podem incluir civis equiparados.              naturais dos EUA, Nova Zelândia. Austrália, Africa do Sul. País de
          Os três cursos re .. IiZc1dos em  cada ano t'SColar tem 14 semanas   Gales, Irlanda, etc., que, por vários motivos, se encontram a traba-
         de duração e decorrem  em  dois  período ..  semi.otiiurnos. duas   lhar em  Portugal e a dar aulas de inglês para o pes-c;oal d" Marinh.1
         manhãs ou duas tardes, com três tempos de aula rada um.   Portuguesa.
          Mediante testes de  nivelamento, os alunos 5.10  colocados em   Profis. .. ionalmente,  todos  nós  pen5.1mos que o nosso trabalho
         turmas de 5 níveis, designados de nível O ..  nível  4. Completado   aqui  no Ciling  nos proporcionou uma  dimt>nsfio  nova  ta  nossa
         com êxito o nível  3,  o aluno encontra-se apto a compreender,   experiência anterior. Sentimos que ele nos fomeceu a oportunida-
         falar  e escrever inglês de forma  considerada suficiente  para  a   de de transmitir OS  nossos conhecimentos às  pessoas com umil
         grande maioria das funções que poosa vir a desempenhar.   necessidade verdadeiril de comunicar 0.1  língua  inglesa; a outros
          Ao  longo do seu tempo por aqui passaram  ~í 4264 alunos, dos   em que. ainda que i'I necessidade não se;.1 aparente. sê-Io-á no futu-
         quais 329 lograram atingir o nível 4 e 529 o nível 3, para só referir   ro, quando tiverem contacto rom outros utentes da língua in~lesa;
         os dois mais elevados.                                 mas,  sobretudo. o projecto ~í abriu a"  portas à nossa  línguil  para
          Os  resultados  conseguidos  têm sido validados no  exterior da   muitas pessoas que nunca  tiverilm es ... 1 oJXIrtunidade dl1rante as
         Marinha,  quer através  de exames  das  Univ('rsidades  de   suas vidas E'SColares.
         Cambridge e de Oxford, realizados em  Lisboa,  quer durante a   1á  houve  muitas  mudanças positivas ao projecto desde o S('u
         frequência  de  um  curso  intensivo  numa  das  escolas  da   início. As mais importantes foram, nomeadamente: a introdução
         lnternational HCluse em  Londres,  lI astings ou  Newcastle   do nível  zero,  proporcionando uma  oportunidade mais  justa
         (Inglaterra).  Estes  últimos dt'Correm  em  resultado da concessão   para os principiantes verdadeiros  formarem  as bases requeridas
         de bolsas de estudo aos dois  melhores alunClS em cada ano If'<;ti-  para uma  progressão nalural aos níveis mais altos e comunicati·
         vo.                                                    vos; a  introduçfio do  nível quatro como  um  nível  aberto  paT<l
          No  futuro  próximo,  ser~ introduzido  um  módulo  técnico  no   todos os alunos; e,  no próximo  futuro,  il  introclllção do  módulo
         ensino do inglês aos cursos de alistilmento de electrotécnicos e   técnico, principalmente para os alul10S nos CllrsoS de alistamento,
         maquinistas navais,  para  familiariZc1r os alunos com  a temlinolo-  terem equivalência ao décimo-segundo ano de inglês.
         gia que vão encontrar na document.,ção técnica nl'<l'SS<íria a('l exer-  Tudo isto compõe um  curso bom e sólido para  os ah1l\os  <]UE'
         cicio das suas futuras funções.                       estejam entusiasmados em aprender."
          Para  melhor completar este artigo de divulgação, julgou-  Desnect'SSário se toma encarecer a importância que os ronhE'ri-
         -se interessante dar voz à Direcção  Pedagógica  do Cml/S,  cujas   mentos e a destreZc1  na  língua  ingles.1  assumem nos nossos dias,
         ideias ficam, então, patentes nas linhas que se seguem.   como meio essencial ta  comunicação e ta  rompreensão do mundo,
          "Um  inglês  famoso  em  termos  históricos sugeriu que a COi5.1   Adoptada como linguagem universal, ela é indispens.ível à reali-
         mais importante que os  ingleses deram ao  mundo foi  a sua  lin·   zação dos objectivos do desenvolvimento das sociedades e ao
         guagem. Nós,  professores, gostnríamos de penSou que nunca  foi   bem-estar dos indivíduos. O seu  papel no seio da  Marinha não é
         dita uma frase mais verdadeira; talvez peJo facto de que já fomos   mais que o complemt'nto técnico desta função.
        apanhados e ultrapassados na  maioria de outros aspectos,  milS,   Com a ades.lo e:pontânea e empenh,lda ta  participação nas acti-
         nessa altura, era até a mais certa.                    vidades do CiIil/8, cada  aluno poderá alcançar uma  impClrtante
          Aproximadamente de cinco em cinco anos, quando os dicion~rios   valorização pessoo\.
         ingleses 5.;0 achmlizados, de 6000 até 14 ()(X)  novas  p.1];wras, colo-  A iniciativa  individual de cada  militar ou civil expor,  pela  via
        quialismos, etc., são incluídos pela primeira vez, mas, no enlimto, a   rompetente, a sua prctl"ns.1o de elevar OS conhecimentos de inglês.
         língua ingles.1 retém a flexibilidade e beleZ,l que formam uma p.1rte   constituirá, sem dúvidil, um precioso auxfljo da gestão do pesso.ll,
         importante da sua aLracção univen;.ll.                como também constitui uma forma de elevação do seu  nível cultu-
          A profissão do ensino da língua inglesa p.1ra cstrangí'iros (rEH,   ral, com  reaio;  benefícios p.1ra  o país e,  designadamente.  para  ii
        - Te..1ching English as a Foreign Lan~lIage), sempre atraiu JX'SSO<lS   Marinha.                          .t.
        8   JUlHO 92 • RINISTA\tIARMAt),l.
   221   222   223   224   225   226   227   228   229   230   231