Page 226 - Revista da Armada
P. 226
Portug.1l há rcrc.1 de 28 anos, a qual. até ao pr('S('nte, tem tido cs.<ic1 das mais diver.;a~ camadas sociais, e dr todos os países de língua
incumbência. ingles.1, pes5('é\s com vários interesses, mas ligadas por um que
A ligação entre o director pedagógico e a Marinha é estabelecida tClclos têm em comum - a vontade de comungar os conhecinlCn-
pelo Director de Instrução do Cilil/g, normalmente em acumulação tos da nOSS<l língua mm qUillquer pessoa rom vontade para apren-
com o cargo de director de inslmção da Escola de Comunicações. der.
O ensino é ministrado a tumas com efectivos nfio superiores a ~ professores que trab.1lham nas instalilções do Cilillg não s.io
15 alunos, agrupando, sep.uadamente, oficiais. sargentos e pr .. · excepção ta regra. Desde o princípio do Cilillg houve professoll.'S
ças, que podem incluir civis equiparados. naturais dos EUA, Nova Zelândia. Austrália, Africa do Sul. País de
Os três cursos re .. IiZc1dos em cada ano t'SColar tem 14 semanas Gales, Irlanda, etc., que, por vários motivos, se encontram a traba-
de duração e decorrem em dois período .. semi.otiiurnos. duas lhar em Portugal e a dar aulas de inglês para o pes-c;oal d" Marinh.1
manhãs ou duas tardes, com três tempos de aula rada um. Portuguesa.
Mediante testes de nivelamento, os alunos 5.10 colocados em Profis. .. ionalmente, todos nós pen5.1mos que o nosso trabalho
turmas de 5 níveis, designados de nível O .. nível 4. Completado aqui no Ciling nos proporcionou uma dimt>nsfio nova ta nossa
com êxito o nível 3, o aluno encontra-se apto a compreender, experiência anterior. Sentimos que ele nos fomeceu a oportunida-
falar e escrever inglês de forma considerada suficiente para a de de transmitir OS nossos conhecimentos às pessoas com umil
grande maioria das funções que poosa vir a desempenhar. necessidade verdadeiril de comunicar 0.1 língua inglesa; a outros
Ao longo do seu tempo por aqui passaram ~í 4264 alunos, dos em que. ainda que i'I necessidade não se;.1 aparente. sê-Io-á no futu-
quais 329 lograram atingir o nível 4 e 529 o nível 3, para só referir ro, quando tiverem contacto rom outros utentes da língua in~lesa;
os dois mais elevados. mas, sobretudo. o projecto ~í abriu a" portas à nossa línguil para
Os resultados conseguidos têm sido validados no exterior da muitas pessoas que nunca tiverilm es ... 1 oJXIrtunidade dl1rante as
Marinha, quer através de exames das Univ('rsidades de suas vidas E'SColares.
Cambridge e de Oxford, realizados em Lisboa, quer durante a 1á houve muitas mudanças positivas ao projecto desde o S('u
frequência de um curso intensivo numa das escolas da início. As mais importantes foram, nomeadamente: a introdução
lnternational HCluse em Londres, lI astings ou Newcastle do nível zero, proporcionando uma oportunidade mais justa
(Inglaterra). Estes últimos dt'Correm em resultado da concessão para os principiantes verdadeiros formarem as bases requeridas
de bolsas de estudo aos dois melhores alunClS em cada ano If'<;ti- para uma progressão nalural aos níveis mais altos e comunicati·
vo. vos; a introduçfio do nível quatro como um nível aberto paT<l
No futuro próximo, ser~ introduzido um módulo técnico no todos os alunos; e, no próximo futuro, il introclllção do módulo
ensino do inglês aos cursos de alistilmento de electrotécnicos e técnico, principalmente para os alul10S nos CllrsoS de alistamento,
maquinistas navais, para familiariZc1r os alunos com a temlinolo- terem equivalência ao décimo-segundo ano de inglês.
gia que vão encontrar na document.,ção técnica nl'<l'SS<íria a('l exer- Tudo isto compõe um curso bom e sólido para os ah1l\os <]UE'
cicio das suas futuras funções. estejam entusiasmados em aprender."
Para melhor completar este artigo de divulgação, julgou- Desnect'SSário se toma encarecer a importância que os ronhE'ri-
-se interessante dar voz à Direcção Pedagógica do Cml/S, cujas mentos e a destreZc1 na língua ingles.1 assumem nos nossos dias,
ideias ficam, então, patentes nas linhas que se seguem. como meio essencial ta comunicação e ta rompreensão do mundo,
"Um inglês famoso em termos históricos sugeriu que a COi5.1 Adoptada como linguagem universal, ela é indispens.ível à reali-
mais importante que os ingleses deram ao mundo foi a sua lin· zação dos objectivos do desenvolvimento das sociedades e ao
guagem. Nós, professores, gostnríamos de penSou que nunca foi bem-estar dos indivíduos. O seu papel no seio da Marinha não é
dita uma frase mais verdadeira; talvez peJo facto de que já fomos mais que o complemt'nto técnico desta função.
apanhados e ultrapassados na maioria de outros aspectos, milS, Com a ades.lo e:pontânea e empenh,lda ta participação nas acti-
nessa altura, era até a mais certa. vidades do CiIil/8, cada aluno poderá alcançar uma impClrtante
Aproximadamente de cinco em cinco anos, quando os dicion~rios valorização pessoo\.
ingleses 5.;0 achmlizados, de 6000 até 14 ()(X) novas p.1];wras, colo- A iniciativa individual de cada militar ou civil expor, pela via
quialismos, etc., são incluídos pela primeira vez, mas, no enlimto, a rompetente, a sua prctl"ns.1o de elevar OS conhecimentos de inglês.
língua ingles.1 retém a flexibilidade e beleZ,l que formam uma p.1rte constituirá, sem dúvidil, um precioso auxfljo da gestão do pesso.ll,
importante da sua aLracção univen;.ll. como também constitui uma forma de elevação do seu nível cultu-
A profissão do ensino da língua inglesa p.1ra cstrangí'iros (rEH, ral, com reaio; benefícios p.1ra o país e, designadamente. para ii
- Te..1ching English as a Foreign Lan~lIage), sempre atraiu JX'SSO<lS Marinha. .t.
8 JUlHO 92 • RINISTA\tIARMAt),l.