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A fragata "Comandante Roberto I vens "
no Adriático
Chegou, por fim, o dia 22 de relatam estes factos, passaram
julho. 30 dias desde a data da saída.
Depois das incertezas vivi- O ambiente continua bom,
das nos dias anteriores, ali mas o cansaço da guarnição já
estávamos n6s, em faina, é visível.
prontos para ii largada. No Neste período de 30 dias,
cais, uma pequena multidão, exactamente 25 foram passa-
de semblante triste, acenava dos a navegar. Além do trab.1-
um último adeus aos homens lho usual da navegação a 3
que haviam sido escolhidos quartos, os exercícios gerais
para a missão, inédita no diários para treino da guarni-
nosso país, de colaboração, no ção e os treinos específi cos
âmbito da UEO, no embargo à destinados ao pessoal de quar-
ex-Jugoslávia. to, já deixaram marcas. O calor
A bordo, já no mar, o traba- elevado e a humidade, que
lho e as brincadeiras costuma- chega a atingir os 90%, não
das encarregaram-se de dissi- facilitam o trabal ho, nem o
par a tensão da despedida, ins- repouso dos homens, que pro-
talando-se O ambiente sadio, curam lugares mais frescos no
de confiança e boa disposição, exterior do navio, sempre que
que a camaradagem dos ho- possível.
mens do mar proporciona. Como factor agravante, a
Na noite de 26 de 1ulho, ii 10 restrição da água, pois, apesar
milhas do cabo de Santa Maria de tennos a nossa própria pro-
de Leuca, no sul de ltáUa, foi dução, esta não permite os
captado um pedido de socorro "alastranços" a que a tempera-
de uma embarcação de recreio. tura convida.
Para lá se dirigiu de imediato No entanto, a missão de
a "Roberto Ivens". Tratava-se embargo tem decorrido de
de um pequeno iate, que, forma satisfatória, encontran-
dadas as difíceis condições de do-se boa colaboração na mai-
navegação, criadas pela forte oria dos navios interceptados
ventania, procurava abrigo em para identificação, que, por
porto seguro e ajuda para um vezes, atingem as 40 unidades
, tri pulante fer ido. Como as por dia, consoante as zonas de
. : .
condições do mar e o estado patrulha atribuídas. Na costa
daquele tripulante não permi- da ex-Jugoslávia, por exemplo,
. : . tiam o seu transbordo para a frente a Dubrovnik ou Kotor,
"Roberto lvens", o médico e O este número desce drastica-
enfermeiro do navio seguiram mente, como seria de esperar,
num bote de borracha até ao juntando-se, à solidão da
; /. .. veleiro, tendo o primei ro navegação, a desolação dos
~- embarcado e seguido com o incêndios em terra e das notí-
ferido para terra, onde já esta- cias, que não abundam, da
va preparada uma ambulância guerra.
para fazer o seu transporte até A finalizar esta primeira
ao hospital. Com os alvores do abordagem sobre a nossa mis-
novo dia, o fim da assistência são, toma forma a convicção
ao ferido e o regresso do médi- do bom desempenho da
co ao navio, voltou a serenida- "Roberto Ivens" no Adriático e
Lb ...... , de a bord o, depois de uma a certeza de que o espírito de
movimentada noite. colaboração reinante na guar-
A chegada aO porto de nição, aliado ao forte sentido
Brindisi para reabastecimento e de disciplina, superarão as
a largada para o mar no dia dificuldades dos dias que hão-
seguinte, para o início da mis- -de vir. .1
são de embargo propriamente
dita, decorreram dentro da nor-
malidade e toda a guarnição se
'''';~.: - preparou, conscientemente,
- -~ - ~ para 05 eventuais imprevistos (ColIIbom~doCOtmmdo
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Extri.lctQ d.J Ci.lrti.l hidrosr.1fica cio mar A.driático. com indiciJçJo da JreiJ de que poderiam surgir. do N.R.p.NComandlln't Roberto lt'fflS ,
intervençilo da (orçiJ naval da UEO. No momento em que se rrn 16 dt Agostodtl991l
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