Page 82 - Revista da Armada
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As obras da 2'  fase do projecto de
      remodelação das infra-estruturas portuárias
      da Base Naval de Lisboa foram visitadas pelo
      Almirante CEMA, no passado dia 15
      de Janeiro. O projecto inclui, nesta fase, as
      novas ponte-cais n'  3 e n'  6, que já estão
      concluídas, bem como a nova parede de
      retenção marginal e as novas ponte-cais n'  4
      e n'  5, em construção.
      Em breve, a BNL ficará totalmente
      remodelada e disporá de 2390 metros de cais           limitou, essencialmente, à sua   ralmente com maior grau de
      para atracação.                                        manutenção.                exigência  técnica  e  logística,
                                                              Nas áreas de atracílçào,  os   desigll.1damente no que respei-
                                                            assoreamentos começavam a   ta  a redes de apoio eficientes e
            Base  Naval de  Lisboa,
      A                          dades logísticas dos navios,   afectar a capacidade de mano-  diversificadas,  para abasteci-
                                 nomeadamente no que respei-
                                                            bra  dos navios. mas a execu-
                                                                                        mento de energia  eléctrica e
            que a gíria  naval con-
                                 ta a abastecimento de combus-
                                                            ção de dragagens tornava-se
            sagrou simplesmente
      por a.se e os escritos adopta-  tível, água, energia, telefones e   des.lconselhável, pma não pôr   vapor, serviço de telecomunica·
                                                                                        ções e saneamento,  bem  como
      ram  apenas pela  sigla  BNL,   outras, tomaram-nos cada vez   em risco a solidez dos cais.   as  nec~ssidades de melhores
      fica  situada  no  Alfeite,  próxi-  mais obsoletos e incapazes de   No princípio dos anos 80,   fundos nas áreas de  manobra e
      mo da Cova  da  Piedade, na   S<ltisfazer as necessidades dos   com a aproximação da chegada   atracaç,io, detenninaram a dese-
      margem sul do estuário do   navios, o que  perturbava sig-  dos novos meios navais, natu-  jada remodelação da BNL
      Tejo.                      nificativamente o seu  grau  de                                    Por proposta da
       Os seus cais foram construí-  prontidão.                                                   Marinha e  com O
                      í1
      dos nos finais da 2 Guerra                                                                  apoio da  NATO.
      Mundial, quando se verificava   Em 1967, então com  mais de                                 foi  então decidido
      uma  carência de materiais de   20  anos de vida, os cais exis-                             remodelar  toda a
      construção de qualidade,  pelo   tentes  foram  considerados                                infra-estrutura
      que o seu  período de vida  útil   sem possibilidade de melhora-                            portuária da BNL,
      foi  necessariamente curto.  Por   mento ou  recuperação, pelo                              de forma  faseada,
      outro lado, as  novas necessi-  que a  orientação adoptada se                               para  que  a  sua
                                                                                                  operacionalidade,
                                                                                                  e  a  garantia  de
                                                                                                  apoio aos  navios,
                                                                                                  não fosse aff'Ctada
                                                                                                  durante o período
                                                                                                  de  execução  da
                                                                                                  obra.

                                                                                          A 11 Fase do projecto  inici-
                                                                                        ou-se em Janeiro de 1984, sob
                                                                                        a fiscalização da Direcção das
                                                                                        Infra-estruturas Navais (DIN)
                                                                                        e  permitiu a construção dos
                                                                                        cais n'" 1, 2, 7 e 8, e respectivas
                                                                                        redes técnicas de apoio.
                                                                                          A 2·  Fase,  iniciada  em Ou-
                                                                                        tubro de  1990, encontra-se
                                                                                        actualmente em  execução,
                                                                                        compreendendo a construção
                                                                                        dos cais  n'" 3,  4, 5 e 6,  as  res-
                                                                                        pectivas redes  técnicas, um
                                                                                        embarcadou ro  para  as  ve-
                                                                                        detas de transporte de pes-

     8   MARÇO 93 .  REVISTA DAAItMADA
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