Page 82 - Revista da Armada
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As obras da 2' fase do projecto de
remodelação das infra-estruturas portuárias
da Base Naval de Lisboa foram visitadas pelo
Almirante CEMA, no passado dia 15
de Janeiro. O projecto inclui, nesta fase, as
novas ponte-cais n' 3 e n' 6, que já estão
concluídas, bem como a nova parede de
retenção marginal e as novas ponte-cais n' 4
e n' 5, em construção.
Em breve, a BNL ficará totalmente
remodelada e disporá de 2390 metros de cais limitou, essencialmente, à sua ralmente com maior grau de
para atracação. manutenção. exigência técnica e logística,
Nas áreas de atracílçào, os desigll.1damente no que respei-
assoreamentos começavam a ta a redes de apoio eficientes e
Base Naval de Lisboa,
A dades logísticas dos navios, afectar a capacidade de mano- diversificadas, para abasteci-
nomeadamente no que respei-
bra dos navios. mas a execu-
mento de energia eléctrica e
que a gíria naval con-
ta a abastecimento de combus-
ção de dragagens tornava-se
sagrou simplesmente
por a.se e os escritos adopta- tível, água, energia, telefones e des.lconselhável, pma não pôr vapor, serviço de telecomunica·
ções e saneamento, bem como
ram apenas pela sigla BNL, outras, tomaram-nos cada vez em risco a solidez dos cais. as nec~ssidades de melhores
fica situada no Alfeite, próxi- mais obsoletos e incapazes de No princípio dos anos 80, fundos nas áreas de manobra e
mo da Cova da Piedade, na S<ltisfazer as necessidades dos com a aproximação da chegada atracaç,io, detenninaram a dese-
margem sul do estuário do navios, o que perturbava sig- dos novos meios navais, natu- jada remodelação da BNL
Tejo. nificativamente o seu grau de Por proposta da
Os seus cais foram construí- prontidão. Marinha e com O
í1
dos nos finais da 2 Guerra apoio da NATO.
Mundial, quando se verificava Em 1967, então com mais de foi então decidido
uma carência de materiais de 20 anos de vida, os cais exis- remodelar toda a
construção de qualidade, pelo tentes foram considerados infra-estrutura
que o seu período de vida útil sem possibilidade de melhora- portuária da BNL,
foi necessariamente curto. Por mento ou recuperação, pelo de forma faseada,
outro lado, as novas necessi- que a orientação adoptada se para que a sua
operacionalidade,
e a garantia de
apoio aos navios,
não fosse aff'Ctada
durante o período
de execução da
obra.
A 11 Fase do projecto inici-
ou-se em Janeiro de 1984, sob
a fiscalização da Direcção das
Infra-estruturas Navais (DIN)
e permitiu a construção dos
cais n'" 1, 2, 7 e 8, e respectivas
redes técnicas de apoio.
A 2· Fase, iniciada em Ou-
tubro de 1990, encontra-se
actualmente em execução,
compreendendo a construção
dos cais n'" 3, 4, 5 e 6, as res-
pectivas redes técnicas, um
embarcadou ro para as ve-
detas de transporte de pes-
8 MARÇO 93 . REVISTA DAAItMADA