Page 114 - Revista da Armada
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'Cltens-Hó




                                     O Gama do Leste





                S  Chineses  são  universalmente  conhecidos  por  suas  quem  quiser  ver,  não  constituem,  pois,  matéria  de  crença
                originais  invenções,  como  por  exemplo.  para  n6s,  ou descrença.
         O marinheiros,  a da  agulha  magnética.  Não  foi  para   Com  tais  barcos,  e  porventura  marinheiros  da  mesma
         navegarem, pelo menos durante largos séculos, que  ti  inven-  igualha - são os  marinheiros que "inventam- os  barcos - as
         taram.  Mas  para  ti  sua  tão querida  quiromancia,  com  pre-  suas  navegações  do  passado.  quando  nós fomos  também
         sença inalienável  em todos os actos da  vida,  e até na  morte.  grandes  à  nossa  maneira,  são  bem  dignas  de  relato  e
         Mas um  dia ela acomodou-se junto do leme dos seus magnr-  difusão.  E pelos  Chineses  foram,  claro,  bem  cantadas,  pois
         ficas  e bem  construidos  barcos,  e ajudou  dai em  diante  no  quem o seu  não canta, mal  lhes fica.  Só lhes faltou  terem foi
         rigor das  grandes  navegações  que  fizeram.  Barcos  que,  um Camões.
         desde o casco às velas, foram  outras  tantas peças de  talento   Pois, ao  mesmo  tempo  que  entre  nós  apareciam  homens
         e de inventiva que ainda hoje maravilham.           grandes,  operando  feitos  notáveis, dobrando  Bojadores  e
           Há  quem  diga  que os  Chineses exageram  sempre  naquilo  cabos  tormentosos,  desvendando  todos os  recantos  dum
         que  dizem  ter  feito.  Nem  confirmamos  nem  desmentimos.  Atlãntico  até  aí  praticamente  ignorado  e  carregado  de
         Pessoalmente,  no entanto, calhou  de  assistirmos  a casual e  pavores, homens,  portanto, que como nós gostamos tanto de
         muito  discreto  desempenho  de  marinheiro  a  bordo,  que  blasonar, os  tinham  no  sf'lo,  na  distante  China, que de  nós
         ainda  gostaria  de ver como um  ocidental se desembaraçaria  nada  sabia,  também  apareceu,  entre  outros,  um  homem
         em experiência semelhante. Nada  menos que, num  junco de  que ficou  na  História, e a quem,  por sinal,  tinham estrangu-
         tres  velas,  portanto  já  grandote,  uma  mulher  (neste  caso.  lado os ditos cujos.
         portanto,  uma  marinhe ira),  bem  franzi na  por  sinal,  pauzi-  Foi  isto  pelo  virar  do  século  XIV para  o  XV.  Registam  os
         nho  de  vi rar  tripas  aí  com  metro  e  meio  de  altura,  Chi nas,  em  memorial  que chegou  até  aos  tempos  de hoje,
         manobrar, sózinha,  frente à rada de Macau,  e com  Nturistas~  um  grande  almirante  dos  seus  mares,  e  dos  oceanos  que
         a  bordo,  todas  as  velas  do  seu  junco, enquanto  o  marido,  chegavam  até  ao  continente  Africano:  T'Cheng- Hó  de  seu
         calado, fazia  o leme.  Isto fOi  no século XX,  embora o  junco  nome. Chame-se·lhe também, se se preferir, T'Cheng-Hé, ou
         aparentasse ser do século passado,  com  água  aberta  e tudo.  mesmo  Tzeng-hé.  A fonia  anda  ela  por ela,  e,  nisto  de
         Aliás,  um  junco  ser  do  século  vinte  ou  do  século  dez,  ou  Chinês,  adaptar  fon ia  e  grafia  de  Português,  tem  os  seus
         oito,  não  significa  grande  diferença,  O  que  só  demonstra  a  quês.
         suas  admiráveis  qualidades.  Sobreviveu  igual  a  si  mesmo,
         por muitos séculos.                                   rCheng·Hó  nasceu  em  Yunnan,  terrinha  do  interior
           Claro que  a diferença  não estava  na  mulher chinesa,  mas  sudoeste da  China, filho  de  famflia  pobre,  de culto muçul-
         na  excelência da  vela.  Com efeito,  na  vela  chinesa as esco-  mano,  com  o  nome  próprio  de  Sanpau,  e,  de  família,  Mâ.
         las  inserem-se  de  maneira  muito  diferente da  que  se  usa  Tanto  seu  avô  quanto seu  pai  haviam  viajado em  grandes
         numa  vela  ocidental.  A                                                      navios  para  Meca.  como  se
         própria  estrutura  da  vela,                                                  sabe,  cidade  sagrada  dos
         com  réguas  e  rústica  retran-                                               descendentes  de  Agar,  es·
         ca,  também  é  "chinesice- a                                                  crava de  Abraão,  mãe  de  Is·
         que  nós,  ocidentais,  nunca                                                  mael.  Cresceu,  pois,  ouvin-
         chegámos.  A vela  chinesa  é                                                  do  contar  histórias  extraor-
         uma estrutura um  tanlo com-                                                   dinárias  sobre  as  viagens
         plicada  à vista.  Com  peque-                                                 marítimas,  onde  provavel-
         nas escotas  parciais,  moi-                                                   mente  não  faltaram  as  aven-
         tões,  retornos,  e  pés-de-ga-                                                turas  de  Sindbad,  mais  ao
         linha, acaba  numa  simples                                                    gosto  mítico ,  mas  simbo·
         eSCOla,  mas  donde  toda  a                                                   lizando  as  andanças e  de·
         mareação da  vela se faz  sem                                                  sandanças  de  marinheiros
         esiorço e com  notável  acui-                                                  da  Arábia,  ou  das  Arábias,
         dade e eficácia.                                                               por  aqueles  mares  das  ín·
                                                                                        dias,  e  das  Taprobanas,
           A  estrutura  normal  do                                                     (estas  já  conladas  aliás,  na
         barco,  com  compartimen·                                                      nossa  Revista  aqui  há  uns
         tação estanque  transversal,                                                   anos),
         inspirada talvez  na estrutura                                                  Muito  jovem,  doze  anos
         da  cana  de  bambu,  o  leme                                                  apenas,  Sanpau  ficou  óríão
         compensado,  inovações  que                                                    de  pai.  cabendo  à  mãe  a
         tardaram  séculos  a chegar                                                    triste  decisiJo  de  ter  de
         cá,  o leme a poder içar-se e                                                  vender o  filho,  como  saiu·
         arrear·se,  consoante os  fun-                                                 ção para  a pobreza da  famí·
         dos recomendam ou exigem,                                                      lia.  e  ioi  parar  à  mansão  de
         e  várias  outras  invenções,   Desenho esq~mJrico de um siSlemd de desmulriplicaç50 cM escotd   rico  comerciante,  com  doze
         tudo  isso  está  à  vista  de   dUfTld  I'eld chineu                          mulheres.  que  de  pronto O
         4  ASiIL 97 •  REVISTA  DA ARMADA
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