Page 119 - Revista da Armada
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de Dartmouth". No mesmo dia, pelas 2112 passou espia à bóia
de vante e logo depois fi de ré, na boca do rio Dar\.
As instalm;'Õl'S da Escol.1 Naval de SU.1 Majestade em Darbnouth
5<10 imponentes e clássicas no exterior, mobil.1das e decoradas inter-
nmnente com extremo gosto e acentuado runho náutico, causando-
IlCl't excelente impress..lo. Depoisde uma breve visita, foi-nos ofereci-
do um almoço no Mcss Hall, amplo como uma nave gótica, tendo
um dos extremos um coro elevado onde um conjunto de câmarn
acompe1nh.wa musicalmente a nossa refeição. À bo..1 maneira ingte.
Se1, havia compridas meSc1.S de carvalho polido, sem toalhas, que
rcfIecti.1m os nossos rostos. Os cadetes britânicos, romo anfitriões,
sentavam-se entre ná; e assim, em ronversas soltas, viemos a saber
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Navios·EscoIIIS fWld,'!ldos IIU rio Dar' E,"rrgu ,lo prfmwJr l\"lal/{) lTF.N Vic'or Vi,orilW, WI Dtlr'mo14,h
que ã mesa era proibido falar de religião, política e mulheres; e
foram vários os que admitiram que, para eles, as "giris" estavam .1 . ~ . , " .,' ''---T'.,...
somente cm ~ lugar "'1 escala de preferências, atrás dos automóveis
descapotáveis cdos desportos em geral.
A área do Royal College, além de um jardim frondoso, abrangia
uma parte da margem din.~ta do o.lrt, rom um p:>ntão para atra-
cação de embm"C<lções miúdas. O rio apresenta ai uma largura con-
siderável e os cadetes dispunham de pequenos "dinghies" de ("()Il--
cepção exclusiva pe1ra praticarem vela e partidparem em regatas, o
que equivale a dizer que tinham Ilf:.'CI.'SSMiamente uma grande fami-
liaridade com os regimes de vento e de rorrentes predominantes
nessa zona. 1m.1.gine-se então qual a surpresa que não lerá sido
quando, nas "inshore reg.1ttas" para essa classe de embarcações e
disputadas pelos cadetes dos diversos países, incluindo várias A "Sagrc'S" nu Dar'mou,h, J"rfm'e ~s r(g~'~s de t'tl~ t remo
equipe1.s do Britmmia, uma dupl.1 de velejadores do "DA", constituí-
da pelos cadetes José Conde Martins (leme) e Pascoal Rodrigues 2, FIM DE UM SONHO OU ARRASTADO
(pro.1) ficou ã frente dos ingleses nos seus próprios domínios e REGRESSO A CASA
venceu briU1<1ntemente a Tegt1.ta respectiva! Afinal, nem todos os rur·
sos de 1Th1rinha de qualquer pe"ÚS ou continente se poderão gabar de
Em 07JUL e sob um nevoeiro de mau presságio, a ''SAGRES'' SllS-
conter no seu seio um distinto campeão do mundo de "snipes"! pendeu às 1342 e cortou a linha de partida da regata Tomay·l...isbo..1
Em 06JUL a "SAGRES" largou das bóias às 1207, a reboque, às 1427, a Leste de Beny Head. Foi deveras entusiasmante ver tan-
começando a sair O rio D.1rt. L.11'Sou-se pano e, às 1240, foi largo o tos e tão belos veleiros a manobrar por forma a garantir a melhor
reboque, seguindo o n.1Vlo em gáveas e p,lnetes baixos, papafigos e posição de partida. Entre eles, encontrava-se a ''Bellatrix'' de Pedro
latinos baixos e médios, em demanda de Tomay, onde às 1445 fun- Teotónio Pereira, antigo embaixador de PortugaJ junto à corte deSt.
deou com ferro de BB no fundeadouro atribuído, a Norte de James e um grande apaixonado pelo mar, embora não estivesse a
Brixh.1m. Fstávamos 11.1 véspera. da partida para a regata dos "ta.ll bordo do seu i.1.te nessa regata. A bordo da "SAGRES", porém,
ships" e todos os nossos pensamentos giravam em tomo da grande seguiam pe1.SS<lgeiros ilustres, tais como um almirante britânico já
aventura que tanto nos atraí..1.
reformado, o homem forte d" C. Santos, Uda ou seja, p Conde de
Caria e ainda um jornalista brasileiro que viria a protagonizar uma
cena hilariante conforme adiante se verá e, ''lasl hui nol lhe least", o
sr. José Maria Eça de Queiroz, filho daquele vulto cimeiro das
Letras pátrias e autor das lThlis perduráveis obras primas da nossa
Uteratura.
Os c..1detes do "DA", perfeitamente irmanados com todos os ele-
mentos da guarnição nos propósitos de tudo fazer para que a velha
b.1.TC3 lograsse alcançar, se 11..10 a vitória, pelo menos uma classifi-
cação honrosa na regata, ~í não receava o enjôo e permaneciam
muito mais tempo no convés, quando no intervalo dos quartos.
Mas um susto enorme muitos apanhámos e todos a bordo um risco
tremendo correram quando, no segundo dia de viagem, com céu
completamente forrado e sob condições de má visibilidade, se veri-
ficou aquilo que o Oi.í.rio Náutico assim refere: "Pelas 1533 avistou-
se um 11<1vio a motor pela amura de BB. Verificando-se que se não
desviava, meleu-se todo o leme a EB, só tendo o navio manobrado \
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