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QUARTO DE FOLGA


                JOGUEMOS O BRIDGE                                   PALAVRAS CRUZADAS
                JOGUEMOS O BRIDGE
                                                                     PALAVRAS CRUZADAS
                        (Problema Nº 3)                                     (Problema Nº 307)

                  Norte (N):       Sul (S):                           12345678 9 10 11
                  ♠ – 942          ♠ – 63
                  ♥ – J92          ♥ – ARD103                     1
                  ♦ – A762         ♦ – 43                         2
                  ♣ – A83          ♣ – RD72                       3

         S joga 4 ♥ (terá que fazer 10 vazas com o trunfo ♥) sem inter-  4
         venções.
         Saída de W a ARD de ♠; como jogar para ♥ 3-2 e mão que   5
         tem 3 ter só 2 ♣.                                        6
                                             (Solução nesta página)
                                                                  7

                        (Problema Nº 4)                           8
                                                                  9
                  Norte (N):       Sul (S):
                  ♠ – V108         ♠ – ARD963                    10
                  ♥ – 542          ♥ – R7                        11
                  ♦ – A754         ♦ – R83
                  ♣ – A83          ♣ – V5                     HORIZONTAIS:  1 – Monge ou monja de S. Jerónimo. 2 –
                                                              Afastar; estocadas. 3 – Bojo que faz a vela do navio ou
         Como S deve jogar 4 ♠ com saída a ♣ R, sem esperar apenas  qualquer estofo, quando lhe dá o vento; meia dúzia. 4 – O
         por uma boa colocação do ♥ A.  ♠ estão 3-1.          mesmo que três; mas; dois mil e um romanos. 5 – Satélite
                                        (Solução no próximo número)  de Júpiter; quadra da proa; antes do meio dia. 6 – Torna
                                                              maduro. 7 – Estriar; físico e político francês (ap). 8 – Impul-
                                                              so; monarcas (inv). 9 – No princípio de nasal; voz do gato;
                                                              genro de Maomé e que foi assassinado numa mesquita, em
         SOLUÇÕES                                             Cufa. 10 – Cento e um romanos; antigo escudo coberto de
         PROBLEMA Nº 2                                        coiro; antes de Cristo. 11 – Aquele que é perito em onoma-
                                                              tologia.
         Com as ♥ bem distribuídas o problema resolve-se apuran-
         do-as para baldar os ♦ perdentes. Todavia, existe a dificul-  VERTICAIS: 1 – Diz-se do toiro que tem as hastes brancas
         dade de entradas no morto (N), pois serão necessárias 4 e o  com ponta negra. 2 – Relativo a Ibéria; filósofo francês,
         carteador só dispõe de 3 visíveis. A abertura de E permite  autor de vários livros. 3 - Cidade dos Estados Unidos; escu-
         deduzir que a saída de W é de carta seca. A única hipótese  deiros. 4 – Curso de água natural; gostar muito; novecentos
         está portanto na ♠ D estar em W e este não tendo mais ♦  romanos. 5 – Letra grega (inv); mandou queimar a bibliote-
         dar-lhe a necessária entrada. Assim, joga ♦ A, ♥2 para R e  ca de Alexandria; forma feminina de meão. 6 – Sólido (inv);
         ♠ 5 para D que deixa fazer e W tudo o que jogue permite  estadista inglês (ap). 7 – Simb. químico do bismuto (inv); o
         entrar em N.                                         mesmo que arão; rezo. 8 – Grande massa (pl); lavras; outra
                                                              coisa. 9 – Outrossim; cantiga. 10 – Teimosia; elmo (inv). 11
                                                              – Que não tem simetria.
         PROBLEMA Nº 3
                                                                                                      Carmo Pinto
         S tem 4 perdentes (2 a ♠ , 1 a ♦ e 1 a ♣ pois estes estão 4-                                    1TEN OTS
         2) e tem de  anular esta última. A distribuição e qualidade
         dos trunfos e os dois ases em N (morto) permite resolver o
         problema adoptando uma técnica de carteio que se designa  SOLUÇÕES
         por “morto invertido”, ou seja, efectuar cortes com a mão  PALAVRAS CRUZADAS Nº 306
         longa em trunfos e num último destrunfo baldar uma das
         perdentes.                                           HORIZONTAIS:
         Vejamos como jogar: S corta ♠ D com ♥ A; joga ♦ 3 e 2 do  1 – Quinau; Amon. 2 – Ulva; mafoma. 3 – Io; unau; Xa.
         morto (chave do problema para criar mais uma entrada em  4 – Nf; Marrua. 5 – Dotaria; mia. 6 – Ib; QI; maru.
         N); faz da mão a volta a ♥ que será o melhor ataque; joga ♦  7 – Minucias; soc. 8 – Iu; cr; no. 9 – Cala; Emir.
         para o A e ♦ que corta alto; vai ao morto no ♣ A e joga o  10 – Upa; animica. 11 – Ai; esteiras.
         último  ♦ e corta alto; joga o  ♥  3 para o V e com o  ♥  9
         acaba de destrunfar e balda o ♣ perdente. Faz assim as 10  VERTICAIS:
         vazas com 6 em ♥ (3 em destrunfo + 3 em cortes) + 1 em ♦  1 – Quindim; Tua. 2 – Ulofobia; pi. 3 – IV; ca.
         + 3 em ♣.                                            4 – Naumaquia. 5 – Nariculas. 6 – Umari; ant.
                                                Nunes Marques  7 – Aura; AC; ie. 8 – Remi. 9 – Moxamas; mir.
                                                     CALM AN  10 – Oma; ironica. 11 – Na; Naucoras.

         32 FEVEREIRO 99 • REVISTA DA ARMADA
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