Page 313 - Revista da Armada
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tais instalados em diversos compartimentos te. A gôndola foi construída e instalada pelo recta determinação e orientação de todos os
do navio, tais como o camarote do coman- Arsenal do Alfeite obedecendo a rigorosos sensores aquando da sua instalação.
dante, câmara de oficiais e os laboratórios. critérios técnicos e de alinhamento. Duran- Para determinar a posição e orientação de
- Estão a ser instalados dois novos radares te a instalação dos transdutores na gôndo- todos os sensores com a mais elevada exac-
de navegação das bandas I e F. la foram necessáros cuidados adicionais, no tidão (as posições ao centímetro e a orienta-
UÊ ÃÌ>>XKÊ`iÊÕÊ-ÃÌi>Ê`iÊ vÀ>- alinhamento e minimização de eventuais ção ao décimo de grau), foram efectuadas
ção e de Visualização da Carta Electrónica de fontes de ruído. observações de ângulos/distâncias e ni-
Navegação (SIVCEN). velamentos geométricos a
- Este sistema permite partir de pontos de apoio
integrar informação toda a de uma rede local usando
informação de navegação, uma metodologia similar
incluindo a informação es- à dos levantamentos topo-
pacial, contida numa carta gráficos. Esta rede local ti-
electrónica, posicionamen- nha sido préviamente coor-
to, radar e navtex. denada a partir de pontos
- A informação é apre- da rede geo désica nacio-
sentada num monitor de nal e encontra -se pereniza-
computador sendo possí- da na doca seca do Arsenal
vel aceder a um conjunto do Alfeite.
de ferramentas informáti-
cas para a consulta e visua- CONSIDERAÇÕES
lização de informação geo- FINAIS
gráfica em tempo real.
Após seis meses e meio na
INSTALAÇÃO DOS doca seca, o N.R.P. “D. Car-
TRANSDUTORES Representação esquemática do sondador multifeixe. los I” regressou às águas do
Tejo, no dia 28 de Julho. Ac-
Cada um dos novos sistemas necessita de INSTALAÇÃO DO SISTEMA tualmente o navio possui todos os sistemas
condições ideais de funcionamento, de uma SONDADOR MULTIFEIXE acústicos instalados e prontos a iniciar as
integração harmoniosa com outros sensores provas de funcionamento. A conversão ain-
e de adequada instalação na plataforma. Os O sistema sondador multifeixe integra di- da não está concluída, faltando efectuar al-
problemas técnicos que se põem no âmbito versos sensores: transdutores acústicos, duas guns trabalhos relacionados com a instala-
da construção naval são complexos, desig- antenas GPS e um sensor de movimentos do ção dos guinchos oceanográficos, dos novos
nadamente ao nível do planeamento, des- tipo inercial. Cada um destes sensores encon- pórticos e arranjo dos laboratórios.
crição e execução do trabalho. Por exemplo, tra-se instalado em diferentes locais do navio. O equipamento hidro-oceanográfico agora
com esta transformação o navio passa a ter As antenas GPS estão montadas no topo do instalado permitirá dispôr de uma capacida-
instalados oito transdutores acústicos de di- mastro. Os transdutores encontram-se insta- de operacional para realizar missões de ca-
ferentes frequências e funcionalidades: lados na gôndola e o sensor de movimentos rácter militar e de apoio à comunidade cien-
UÊÓÊ`ÊÃÃÌi>ÊÕÌviÝiÊ£ÓÊ â®° está instalado no interior do navio num ponto tífica nacional. De entre as missões a efectuar
UÊÎÊ`ÃÊÃ`>`ÀiÃÊ`iÊviÝiÊëiÃÊ`iÊ próximo do centro de gravidade. A informa- destaca-se a execução dos levantamentos hi-
hidrografia (210, 33 e 15 drográficos necessários ao
â®° Projecto da Extensão da
UÊÓÊ`Ê *Ê£xäÊiÊÎnÊ Plataforma Continental,
â®° questão de valor estraté-
UÊ£Ê`>ÊÃ`>Ê`iÊ>Ûi}>- gico, face ao potencial de
XKÊxäÊ â®° novas possibilidades que
A solução encontrada a sua demarcação poderá
foi a instalação de todos trazer para Portugal.
os transdutores (excepto Após conclusão dos fa-
o da sonda de navega- bricos em curso seguem-
ção) numa estrutura do se as provas a todos os
tipo gôndola. Esta estru- sistemas intervenciona-
tura permite que o esco- dos, com especial ênfase
amento das águas se faça nos equipamentos cienti-
essencialmente entre o ficos que foram objecto da
casco do navio e a face conversão. De seguida será
posterior dos transduto- realizado de um plano de
res, minimizando even- adestramento da guarni-
tuais fontes de ruído. ção que permita, com a
Como principal desvan- maior brevidade possível,
tagem salienta-se o au- Instalação dos transdutores na gôndola. tirar o rendimento adequa-
mento do calado em um do dos novos equipamen-
metro, com uma estrutura destacada e com ção obtida por estes sensores é integrada con- tos e sistemas. Prevê-se assim que no ínicio
equipamentos sensíveis abaixo da quilha, siderando a sua posição relativa no interior de 2004 o navio esteja operacional e volte a
o que implica cuidados adicionais na na- do navio. Qualquer erro na posição e orien- cruzar a linha de entre-torres para efectuar
vegação em águas restritas. tação destes sensores no sistema de coorde- a sua primeira missão após a segunda fase
Todo o trabalho de conversão foi projec- nadas do navio induz erros na determinação de conversão a navio hidrográfico.
tado e descrito pela Direcção de Navios, es- da batimetria. Para reduzir estes erros a um Z
tando a ser executado pelo Arsenal do Alfei- valor desprezável, deve ser efectuada a cor- (Colaboração do Comando do NRP “D. Carlos I”)
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2003 23