Page 313 - Revista da Armada
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tais instalados em diversos compartimentos  te. A gôndola foi construída e instalada pelo  recta determinação e orientação de todos os
         do navio, tais como o camarote do coman-  Arsenal do Alfeite obedecendo a rigorosos  sensores aquando da sua instalação.
         dante, câmara de oficiais e os laboratórios.  critérios técnicos e de alinhamento. Duran-  Para determinar a posição e orientação de
           - Estão a ser instalados dois novos radares  te a instalação dos transdutores na gôndo-  todos os sensores com a mais elevada exac-
         de navegação das bandas I e F.     la foram necessáros cuidados adicionais, no  tidão (as posições ao centímetro e a orienta-
           UÊ ˜ÃÌ>>XKœÊ`iÊՓÊ-ˆÃÌi“>Ê`iÊ ˜vœÀ“>-  alinhamento e minimização de eventuais  ção ao décimo de grau), foram efectuadas
         ção e de Visualização da Carta Electrónica de  fontes de ruído.       observações de ângulos/distâncias e ni-
         Navegação (SIVCEN).                                                               velamentos geométricos a
           - Este sistema permite                                                          partir de pontos de apoio
         integrar informação toda a                                                        de uma rede local usando
         informação de navegação,                                                          uma metodologia similar
         incluindo a informação es-                                                        à dos levantamentos topo-
         pacial, contida numa carta                                                        gráficos. Esta rede local ti-
         electrónica, posicionamen-                                                        nha sido préviamente coor-
         to, radar e navtex.                                                               denada a partir de pontos
           - A informação é apre-                                                          da rede geo désica nacio-
         sentada num monitor de                                                            nal e encontra -se pereniza-
         computador sendo possí-                                                           da na doca seca do Arsenal
         vel aceder a um conjunto                                                          do Alfeite.
         de ferramentas informáti-
         cas para a consulta e visua-                                                      CONSIDERAÇÕES
         lização de informação geo-                                                        FINAIS
         gráfica em tempo real.
                                                                                             Após seis meses e meio na
         INSTALAÇÃO DOS                                                                    doca seca, o N.R.P. “D. Car-
         TRANSDUTORES           Representação esquemática do sondador multifeixe.          los I” regressou às águas do
                                                                                           Tejo, no dia 28 de Julho. Ac-
           Cada um dos novos sistemas necessita de   INSTALAÇÃO DO SISTEMA     tualmente o navio possui todos os sistemas
         condições ideais de funcionamento, de uma   SONDADOR MULTIFEIXE       acústicos instalados e prontos a iniciar as
         integração harmoniosa com outros sensores                             provas de funcionamento. A conversão ain-
         e de adequada instalação na plataforma. Os   O sistema sondador multifeixe integra di-  da não está concluída, faltando efectuar al-
         problemas técnicos que se põem no âmbito  versos sensores: transdutores acústicos, duas  guns trabalhos relacionados com a instala-
         da construção naval são complexos, desig-  antenas GPS e um sensor de movimentos do  ção dos guinchos oceanográficos, dos novos
         nadamente ao nível do planeamento, des-  tipo inercial. Cada um destes sensores encon-  pórticos e arranjo dos laboratórios.
         crição e execução do trabalho. Por exemplo,  tra-se instalado em diferentes locais do navio.   O equipamento hidro-oceanográfico agora
         com esta transformação o navio passa a ter  As antenas GPS estão montadas no topo do  instalado permitirá dispôr de uma capacida-
         instalados oito transdutores acústicos de di-  mastro. Os transdutores encontram-se insta-  de operacional para realizar missões de ca-
         ferentes frequências e funcionalidades:   lados na gôndola e o sensor de movimentos  rácter militar e de apoio à comunidade cien-
           UÊÓÊ`œÊÈÃÌi“>ʓՏ̈viˆÝiÊ­£Óʎ â®°  está instalado no interior do navio num ponto  tífica nacional. De entre as missões a efectuar
           UÊÎÊ`œÃÊܘ`>`œÀiÃÊ`iÊviˆÝiÊȓ«iÃÊ`iÊ próximo do centro de gravidade. A informa-  destaca-se a execução dos levantamentos hi-
         hidrografia (210, 33 e 15                                                          drográficos necessários ao
         Ž â®°                                                                              Projecto da Extensão da
           UÊÓÊ`œÊ   *Ê­£xäÊiÊÎnÊ                                                           Plataforma Continental,
         Ž â®°                                                                              questão de valor estraté-
           UÊ£Ê`>Êܘ`>Ê`iʘ>Ûi}>-                                                          gico, face ao potencial de
         XKœÊ­xäʎ â®°                                                                      novas possibilidades que
           A solução encontrada                                                             a sua demarcação poderá
         foi a instalação de todos                                                          trazer para Portugal.
         os transdutores (excepto                                                             Após conclusão dos fa-
         o da sonda de navega-                                                              bricos em curso seguem-
         ção) numa estrutura do                                                             se as provas a todos os
         tipo gôndola. Esta estru-                                                          sistemas intervenciona-
         tura  permite que o esco-                                                          dos, com especial ênfase
         amento das águas se faça                                                           nos equipamentos cienti-
         essencialmente entre o                                                             ficos que foram objecto da
         casco do navio e a face                                                            conversão. De seguida será
         posterior dos transduto-                                                           realizado de um plano de
         res, minimizando even-                                                             adestramento da guarni-
         tuais fontes de ruído.                                                             ção que permita, com a
         Como principal desvan-                                                             maior brevidade possível,
         tagem salienta-se o au-  Instalação dos transdutores na gôndola.                   tirar o rendimento adequa-
         mento do calado em um                                                              do dos novos equipamen-
         metro, com uma estrutura destacada e com  ção obtida por estes sensores é integrada con-  tos e sistemas. Prevê-se assim que no ínicio
         equipamentos sensíveis abaixo da quilha,  siderando a sua posição relativa no interior  de 2004 o navio esteja operacional e volte a
         o que implica cuidados adicionais na na-  do navio. Qualquer erro na posição e orien-  cruzar a linha de entre-torres para efectuar
         vegação em águas restritas.        tação destes sensores no sistema de coorde-  a sua primeira missão após a segunda fase
           Todo o trabalho de conversão foi projec-  nadas do navio induz erros na determinação  de conversão a navio hidrográfico.
         tado e descrito pela Direcção de Navios, es-  da batimetria. Para reduzir estes erros a um            Z
         tando a ser executado pelo Arsenal do Alfei-  valor desprezável, deve ser efectuada a cor-  (Colaboração do Comando do NRP “D. Carlos I”)
                                                                              REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2003  23
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