Page 37 - Revista da Armada
P. 37

*>ÌÀˆ“˜ˆœÊ ՏÌÕÀ>Ê`>Ê >Àˆ˜…>
             *>ÌÀˆ“˜ˆœÊ ՏÌÕÀ>Ê`>Ê >Àˆ˜…>


                                           >ÀˆÃÊ`iÊ*œÀÌÕ}>





                        ," Ê  Ê  ,, ,


                  / &AROL DA &ERRARIA COME OU POR lGURAR NO 0LANO  TE  SUBSTITUÓDO MAIS TARDE PELA INCANDESCÐNCIA DO VA
                 'ERAL DE !LUMIAMENTO E "ALIZAGEM APROVADO EM  POR DE PETRØLEO  ! ROTA ÎO DA ØPTICA ERA PRODUZIDA
                       QUE CONTEMPLAVA A EDIlCA ÎO DE UM FAROL DE  PELA MÉQUINA DE RELOJOARIA E O ALCANCE LUMINOSO DO
                   Š ORDEM  EMITINDO GRUPOS DE TRÐS CLARÜES BRANCOS   FAROL  ERA DE    MILHAS
                 COM UM ALCANCE  EM ESTADO M£DIO DE TRANSPARãN   %M       NA SEQUÐNCIA DE GRANDES OBRAS DE RES
                 CIA ATMOSF£RICA DE      MILHAS  0REVIA SE  NA ÏPO   TRUTURA ÎO QUE O FAROL VEIO A SOFRER  SURGIU A NECESSI
                 CA  UM DISPÐNDIO DE                                                   DADE DE SUBSTITUIR O
                            REIS NA                                                    APARELHO ØPTICO POR
                 SUA CONSTRU ÎO                                                        OUTRO IDÐNTICO  MAS
                  /  CONSELHEIRO                                                       DE CARACTERÓSTICAS
                 !LMEIDA DE ­VILA                                                      ALGO DIFERENTES
                 NO SEU RELATØRIO DE                                                     %M      O TELE
                       ERA TAMBÏM                                                      FONE QUE PERTENCIA
                 DE OPINIÎO QUE SE                                                     Ì ESTA ÎO SEMAFØRI
                 DEVIA CONSTRUIR UM                                                    CA DA PONTA DA &ER
                 FAROL NA 0ONTA DA                                                     RARIA  PASSOU PARA
                 &ERRARIA  MAS QUE                                                     O SERVI O DO FAROL
                 DE  Š ORDEM  COM                                                      PARA TRANSMISSÜES
                 UM ALCANCE DE                                                         DE BOLETINS METEO
                 A    MILHAS  JÉ SERIA                                                 ROLØGICOS
                 SUlCIENTE                                                               / FAROL FOI ELECTRIl
                  0ASSOU NO ENTAN                                                      CADO EM      COM A
                 TO ALGUM TEMPO ATÏ                                                    MONTAGEM DE GRUPOS
                 Ì CONCRETIZA ÎO DO                                                    ELECTROGÏNEOS  ! FON
                 QUE FOI PROJECTADO                                                    TE LUMINOSA PASSOU A
                 / FAROL DA &ERRARIA                                                   SER UMA LÊMPADA DE
                 FOI ESTABELECIDO APENAS EM    DE /UTUBRO DE            7  QUE ALEGADAMENTE LHE CONFERIA UM ALCAN
                 CONFORME REZA O !VISO AOS .AVEGANTES N Ž     DESSE  CE LUMINOSO DE    MILHAS  ! MÉQUINA DE RELOJOARIA
                 MESMO DIA  i4ENDO TERMINADO O PER¤ODO DE EXPERI   CONTINUOU A FAZER A ROTA ÎO DA ØPTICA
                 ãNCIAS  DEVERÕ A LUZ DO &AROL DA &ERRARIA COME½AR A   %M      FOI MONTADO UM MOTOR ELÏCTRICO PARA DAR
                 FUNCIONAR DElNITIVAMENTE A PARTIR DE   DO PR˜XIMO  CORDA Ì MÉQUINA DE RELOJOARIA  %STE SISTEMA FOI INVEN
                 MãS DE .OVEMBRO  !S EXPERIãNCIAS MOSTRARAM O SE    ÎO DO CHEFE DO FAROL  "ETTENCOURT ,E A   NUMA PROVA
                 GUINTE    Ž 1UE O ALCANCE LUMINOSO  QUE DEVE REGULAR  INEQUÓVOCA DE QUE A NECESSIDADE AGU½A O ENGENHO
                 POR      MILHAS  EM ESTADO M£DIO DE TRANSPARãNCIA  #OM EFEITO  EXPLICOU O CHEFE DO FAROL  PARA JUSTIlCAR
                 ATMOSF£RICA  CHEGA A ATINGIR A GRANDEZA DE    MILHAS   A REQUISI ÎO DE UM MOTOR ELÏCTRICO Ì $IREC ÎO DE
                 NO MELHOR ESTADO DE TRANSPARãNCIA       w    &ARØIS  QUE ESTE SERVIRIA PARA i  Ž %VITAR DE UMA VEZ
                  / FAROL ENCONTRA SE LOCALIZADO NA PONTA MAIS A  PARA SEMPRE QUE SE Dã PARAGENS DO FAROL POR FALTA DE
                 /ESTE DA )LHA DE 3ÎO -IGUEL  NUMA TORRE QUE TEM     CORDA    Ž $EIXAR SE DE TER DE ABANDONAR  PARA DAR
                 METROS DE ALTURA E     METROS DE ALTITUDE  &OI EQUI   CORDA  A CASA DAS MÕQUINAS  QUE NESTE FAROL lCA DES
                 PADO COM UM APARELHO LENTICULAR  DIØPTRICO CATADIØ   VIADA DO EDIF¤CIO      w
                                                PTRICO GIRANTE    / FAROL ACABOU POR SER  ELECTRIlCADO COM ENERGIA
                  ,OCAL         0ONTA DA &ERRARIA    DE  Š ORDEM   DA REDE PÞBLICA EM       lCANDO A FUNCIONAR COM
                             COSTA 7 DE 3ÎO -IGUEL  GRANDE  MO   UMA LÊMPADA DE     7    6 E COM MOTORES DE
                  !LTURA        M               DELO      MM  ROTA ÎO ELÏCTRICOS
                  !LTITUDE        M             DE DISTÊNCIA   !CTUALMENTE  ENCONTRA SE AUTOMATIZADO COM O
                  ,UZ        &L     7    S      FOCAL    SEN   SISTEMA MODELO $&  COM UMA CARACTERÓSTICA DE TRÐS
                  !LCANCE       -               DO A FONTE LU   RELÊMPAGOS AGRUPADOS NUM PERÓODO DE    SEGUNDOS
                  ¼PTICA      A /RDEM     MM    MINOSA  UM  E UM ALCANCE LUMINOSO DE    MILHAS
                  !NO                           CANDEEIRO DE
                                                NÓVEL CONSTAN                             $IREC½áO DE &AR˜IS
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42