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“50th Anniversary
                         “50th Anniversary

                          Tall Ships’ Races”
                          Tall Ships’ Races”


               ecorreu no mês de Julho de 2006 o   Em última análise e a nível internacional, este  e 1998 (“Regata Vasco da Gama”, no contexto
               “50th Anniversary Tall Ships’ Races”,  cenário revelar-se-ia particularmente propício a  da Expo’98), em que Lisboa, histórica e profun-
         Devento destinado a comemorar o cin-  que, através do treino de vela e saudável compe-  damente marcada pelo mar, manifestou a sua
         quentenário da primeira Regata de Grandes Ve-  tição no mar se promovessem relações de ami-  identidade e vocação de cidade-ponte entre po-
         leiros, realizada em 1956, entre Torbay, no Sul  zade e entendimento entre jovens de diferentes  vos e culturas.
         de Inglaterra e Lisboa.            nacionalidades, estabelecendo-se uma base para   A findar esta breve referência, parece-nos de
           No presente ano, os na-                                                            salientar que na Regata
         vios partiram de St. Malo                                                            pioneira (1956) participa-
         em direcção a Lisboa,                                                                ram, por Portugal, o anti-
         que de novo se constituiu                                                            go Navio-Escola “Sagres”,
         como cidade anfitriã deste                                                            actualmente Navio-Museu
         relevante evento náutico,                                                            em Hamburgo e o veleiro
         acolhendo amavelmente                                                                “Bellatrix”, já desmantela-
         os cerca de oitenta navios                                                           do, de que era proprietário
         provenientes de vinte paí-                                                           o Dr. Pedro Teotónio Perei-
         ses e respectivas guarni-                                                            ra, mentor do evento. Na
         ções e instruendos, na sua                                                           segunda Regata, ocorrida
         grande maioria jovens en-                                                            em 1958, o Navio-Esco-
         tre os 15 e os 25 anos.                                                              la “Sagres” obteve a vitó-
           Antes, porém, de retratar                                                          ria na classe dos Grandes
         a actividade que decorreu                                                            Veleiros.
         em Lisboa, entre os dias                                                              Em 2006, entre os 76
         20 e 23 de Julho, afigura-                                                            veleiros que atracaram em
         se-nos importante indicar                                                            Lisboa, pertencentes a qua-
         alguns traços alusivos à                                                             tro classes de navios (A, B,
         história do evento: a idéia   Percurso da regata em 2006.                            C e D) devemos destacar,
         da realização de uma Re-                                                            integrados na Classe A, cor-
         gata de Grandes Veleiros (concretizada, como  um futuro relacionamento caracterizado pelo res-  respondente aos Grandes Veleiros, dois navios
         referido, originariamente em 1956) deve-se a  peito e concórdia entre nações.  portugueses, a saber, o Navio-Escola “Sagres” e
         dois velejadores, um dos quais o Embaixador   O êxito alcançado pela regata de 1956 ocasio-  o Navio de Treino de Mar “Creoula”.
         português no Reino Unido, Dr. Pedro Teotónio  nou que a mesma passasse a repetir-se, numa pri-  O Centro de Operações/Coordenação do
         Pereira que, em conjunto com o solicitador lon-  meira fase, de 2 em 2 anos – e após 1964, todos  evento localizou-se na Gare Marítima da Rocha
         drino Dr. Bernard Morgan, idealizou um projec-  os anos, registando-se um acentuado aumento do  Conde d’Óbidos, sobranceira à Doca de Alcân-
         to que perseguia dois objectivos de largo fôlego.  número de navios e países participantes.  tara, local de atracação dos veleiros, sendo de
         Tratava-se, por um lado, de                                                          destacar que a comissão
         contribuir para a preserva-                                                          executiva foi constituída
         ção dos grandes veleiros,                                                            por membros ingleses e
         que no período posterior à                                                           também portugueses, de-
         Segunda Guerra Mundial                                                               signadamente responsá-
         se encontravam votados                                                               veis de instituições como
         ao desaparecimento, mer-                                                             a APORVELA, (Associação
         cê do desenvolvimento te-                                                            Portuguesa de Treino de
         cnológico que determina-                                                             Vela), Câmara Municipal
         ra a respectiva substituição                                                         de Lisboa e Administração
         por outro tipo de navios                                                             do Porto de Lisboa.
         mais consentâneo com a                                                                Num evento que nasceu
         nova conjuntura econó-                                                               com o propósito de pro-
         mica. Considerando, por                                                              porcionar à juventude “um
         outro lado, as potenciali-                                                           complemento de formação
         dades evidenciadas pelo                                                              física, humana, intelectual e
         Treino de Mar no âmbito                                                              moral”, importa destacar
         da formação da juventu-                                                              que os navios, cuja tripu-
         de, e na perspectiva de que                                                          lação era maioritariamen-
         essa experiência suscita o   Aspecto dos veleiros atracados no Cais da Rocha de Conde d’Óbidos.  te integrada por jovens, fo-
         desenvolvimento de valores                                                          ram também recebidos em
         como a solidariedade, o trabalho em equipa, o   2006 correspondeu à sexta ocasião em que  Lisboa por jovens, designados por “Oficiais de
         espírito de responsabilidade, de liderança – e  a cidade de Lisboa desempenhou a função de  Ligação”. Como a designação permite antever,
         o fomento, nos jovens, da aquisição de novas  porto-hospedeiro, recebendo navios e tripulan-  competia a estes jovens (que exerceram as suas
         capacidades e auto-confiança, conceberam o  tes no contexto das Regatas de Grandes Velei-  funções em regime de voluntariado) assegurar
         plano das Regatas de Grandes Veleiros, realida-  ros: os cinco momentos anteriores corresponde-  a recepção e posterior integração dos navios e
         de em que estes se converteriam em Navios de  ram à Regata inicial - 1956, como referido - e,  tripulantes na nossa cidade, desenvolvendo to-
         Treino de Mar.                     posteriormente, aos anos de 1964, 1982, 1992  das as diligências no sentido da resolução de

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