Page 305 - Revista da Armada
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operador com o SICC. Através desta consola o ponsável pelas operações. Isto quer dizer que, CONTROLO E SUPERVISÃO
operador de comunicações tem acesso às se- além de ligar utentes a equipamentos, ele deve A interface Homem-máquina foi especial-
guintes funcionalidades: ter em consideração as frequências de trabalho, mente desenhada para providenciar uma ges-
s $ISTRIBUI ÎO E #OMUTA ÎO DE 3INAIS o tipo de modulação e outros parâmetros de tão e controlo eficiente das comunicações do
s 2EGISTO DE #OMUNICA ÜES funcionamento dos equipamentos. navio, estando baseada nos procedimentos ac-
s #ONTROLO 2EMOTO Nestas condições, é evidente que a imple- TUALMENTE UTILIZADOS EM NAVIOS .!4/
s 0ROCESSAMENTO DE -ENSAGENS -/34 mentação de um determinado plano de comu- / 3ISTEMA DISPONIBILIZA UM CONJUNTO DE FER-
Ships); nicações se torna substancialmente mais sim- ramentas, baseadas em conceitos de alto nível,
s #ONTROLO E 3UPERVISÎO ples se o operador dispuser da possibilidade de tais como linhas tácticas e planos de comuni-
definir e controlar remotamente os parâmetros CA ÜES #OM0LAN QUE NATURALMENTE REDUZEM
DISTRIBUIÇÃO E COMUTAÇÃO DE SINAIS de trabalho dos equipamentos. a tarefa complexa e errónea de estabelecer as
0OR Distribuição e Comutação de Sinais en- Esta facilidade contribui também para evitar comunicações do navio equipamento a equi-
tende-se o processo através do qual os utiliza- ERROS DE OPERA ÎO COMO SEJAM POR EXEMPLO pamento e utilizador a utilizador a uma opera-
dores a bordo têm acesso às comunicações in- ligar canais de dados a equipamentos a traba- ção simples e fácil.
ternas e/ou externas, de acordo com um plano lhar em fonia, erros esses que podem facilmente O software de controlo do SICC permite ao
previamente definido pelo oficial a cargo das ocorrer quando as funções de distribuição de si- operador de comunicações efectuar as seguin-
COMUNICA ÜES DO NAVIO ! .!5 OFERECE ESTA nal e de controlo remoto não estão integradas. tes acções:
facilidade, sob o controlo e a supervisão do As facilidades de controlo remoto estão limi- s 3ELECCIONAR O MODO DE ARRANQUE DO SISTEMA
Operador de Comunicações. tadas apenas pela capacidade de comando à (a frio ou a quente);
De um modo geral, o estabelecimento dos distância dos próprios equipamentos. A função s #RIAR MODIlCAR E ACTIVAR O PLANO DE CO-
canais de comunicações externas está sob a #ONTROLO 2EMOTO COMPREENDE AINDA A MONITO- municações;
responsabilidade do operador de comunica- rização contínua e em tempo real do estado dos s %STABELECER QUEBRAR LIGA ÜES INDIVIDUAIS
ções. Existem basicamente dois tipos de liga- equipamentos, permitindo assim a detecção de s $ElNIR O PERlL DOS UTILIZADORES
ções: umas que dependem exclusivamente do eventuais avarias. s $ElNIR OS UTENTES DE CADA UM DOS CIRCUITOS
operador de comunicações e outras que de conferência;
são estabelecidas pelos próprios utiliza- s %STABELECER SILÐNCIOS RÉDIO
dores. Assim sendo, a responsabilidade s #ONTROLAR REMOTAMENTE OS EQUIPA-
de atribuição de canais de comunicação mentos;
pertence ao operador de comunicações, s 0ROGRAMAR O REGISTO DE COMUNI-
enquanto que a iniciativa de estabelecer cações;
efectivamente as ligações recai sobre os s 0ROGRAMAR AC ÜES A SEREM EXECUTA-
utilizadores. das automaticamente;
No que diz respeito às comunicações s )NSPECCIONAR E IMPRIMIR TODOS OS
INTERNAS OS 46OZ PROPORCIONAM AS SE- eventos ocorridos;
guintes facilidades: s -ONITORIZAR CONTINUAMENTE O ESTA-
s ,IGA ÜES PONTO A PONTO do do sistema;
s #IRCUITOS DE CONFERÐNCIA s #ONTROLAR O ACESSO AO SISTEMA E GERIR
s #HAMADAS DE GRUPO as senhas de acesso;
s !CESSO A OUTROS SUB SISTEMAS DE Figura 2 – Aspecto geral do SICC em processo de instalação s %FECTUAR DIAGNØSTICOS AO SISTEMA
no N.R.P. “Viana do Castelo”.
COMUNICA ÜES INTERNAS %4/ E #ENTRAL s #ONTROLO DA CONlGURA ÎO
4ELEFØNICA PROCESSAMENTO DE MENSAGENS
Note-se ainda que o Sistema está prepara- (MOST4 SHIPS) NOTA FINAL
DO DE FORMA A QUE OS 46OZ SEJA QUAL FOR O SEU O MOST4 Ships é um sistema automático Através deste artigo e do publicado no últi-
tipo, suportem as seguintes combinações si- de processamento de mensagens, caracteriza- MO NÞMERO DA 2EVISTA DA !RMADA PRETENDEU
multâneas de comunicações internas, até um DO POR UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS QUE REDU- -se dar a conhecer o que de bom e relevante
total de cinco: zem a carga e complexidade associada às tare- SE PRODUZ NO NOSSO 0AÓS NA ÉREA DA $EFESA
s ,IGA ÜES PONTO A PONTO fas tradicionais de gestão e manuseamento de em particular, neste caso, na área das comu-
s #IRCUITOS DE CONFERÐNCIA MENSAGENS RADIOTELEGRÉlCAS A BORDO 0OSSUIN- nicações navais.
s #HAMADAS DE 'RUPO UMA DE CADA VEZ do um elevado grau de automação, o sistema Efectivamente o Sistema Integrado de Con-
(como originador); reduz as tarefas do operador e a probabilidade trolo de Comunicações é um produto de ex-
s ,IGA ÜES AO 3ISTEMA DE /RDENS %4/ de ocorrência de erros operacionais e adminis- celência totalmente pensado, concebido e
s ,IGA ÜES Ì CENTRAL TELEFØNICA trativos. Contribui também para a redução do produzido por “massa crítica” nacional, com
número de operadores de comunicações ne- provas dadas e comprovadas no teatro de
REGISTO DE COMUNICAÇÕES cessários a bordo. operações e reconhecido internacionalmente
No que respeita ao registo das comunica- O MOST4 Ships processa as mensagens ra- como um dos melhores na área das comuni-
ções, tanto internas como externas, pode ser diotelegráficas recebidas e transmitidas pelos cações navais. A melhor prova desse facto são
feito através do gravador digital de áudio. A CANAIS 2449 DO NAVIO SUPORTANDO A OPERA ÎO AS JÉ IMPORTANTES -ARINHAS .!4/ QUE OPTARAM
definição dos canais a gravar é da responsabi- simultânea dos seguintes circuitos lógicos: por este produto e as perspectivas futuras do
lidade do operador de comunicações, estando s 2ADIODIFUSÜES DE REA "#! fabricante no que respeita à sua comercializa-
disponíveis diferentes possibilidades de registo. s 2ADIODIFUSÎO DE &OR A "#4 48 "#4 28 ÎO PARA OUTRAS -ARINHAS ALARGANDO ASSIM A
Qualquer registo previamente gravado pode ser s #IRCUITOS .AVIO .AVIO .. sua carteira e diversidade de clientes.
reproduzido localmente no gravador ou para s #IRCUITOS .AVIO 4ERRA .4 Z
um circuito de conferência seleccionado pelo s #IRCUITOS DE &ORMATO ,IVRE 449 Luís E. Moita Rodrigues
operador de comunicações. s #IRCUITO 4ERRA 4ERRA 44 UTILIZADO QUANDO CFR EMA
o navio está atracado. Notas
CONTROLO REMOTO A recepção e transmissão de mensagens é re- 1 Ship Local Area Network
2 Network Access Unit
O operador de comunicações, ao estabelecer alizada automaticamente pela MOST4 Ships em 3 Pulse Coded Modulation
ligações, não faz mais do que obedecer a um conformidade com os formatos e procedimen- 4 Comité Consultif International de Téléphonie et
plano determinado, predefinido pelo oficial res- TOS DOS 3UPLEMENTOS E DO !#0 télégraphie
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2006 15