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PONTO AO MEIO DIA
FORMAR, QUALIFICAR, CERTIFICAR
Recursos Humanos na Marinha
Formar para qualificar. (DSF), responsável pela monitorização e
Qualificar para potenciar o desenvolvimento de competências. avaliação continuadas do SFPM em fun-
cionamento, e a promulgação do Manual
Certificar para validar as competências.
da Qualidade da Formação, guia indis-
oje, mais do que nunca, a realida- mação profissional da Marinha, do nível pensável à reorganização e ao funciona-
de social e tecnológica obriga as de qualificação obtido, da adequação da mento, em novos moldes, das escolas e
Horganizações a investir, de uma formação aos perfis profissionais deseja- centros de formação da Marinha e à apli-
forma coerente e sistemática, nos seus re- dos e, consequentemente, ao expectável cação de conceitos, princípios e metodo-
cursos humanos (RH), qualificando -os, desempenho dos RH da Marinha. A cer- logias focados na qualidade da formação
valorizando-os e motivando-os para o tificação da qualificação profissional obti- e na sua gestão. De relevar que o proces-
desempenho das funções e tarefas atri- da pela via da formação constitui, ainda, so relativo à acreditação se desenvolveu
buídas. A competitividade no mercado acrescido e decisivo factor de motivação num contexto de significativa mudança
de trabalho, a mobilidade dos RH e, em do pessoal da Marinha e de incentivo à no SFPM, materializada na concentra-
casos como a Marinha, a sofisticação dos prestação de serviço militar no Ramo. ção de recursos formativos no Alfeite e
meios disponíveis, são factores determi- Tanto a Directiva de Política Naval na criação da Escola de Tecnologias Na-
nantes da formação (profissional) que im- (DPN) como a Directiva Sectorial de vais, na redistribuição de competências
porta desenvolver e ministrar. Recursos Humanos (DSRH) apontam, em áreas de formação específicas, na re-
A qualificação profissional dos RH é precisamente, para uma política de qua- organização interna e implementação de
indissociável da formação que, em gran- lidade e de qualificação do pessoal da novas estruturas das escolas, na imple-
de extensão, assegura e sustenta aquela, Marinha, interligando esses desideratos mentação de novos modelos de forma-
sendo-lhe indispensável. A formação pro- com a reestruturação do SFPM e com a ção, na redefinição de perfis profissionais
fissional, inicial e contínua, de qualidade, concretização dos processos de acredita- e introdução de novas classes na catego-
ou seja, de acordo com referenciais pre- ção e certificação, os quais, desta forma, ria de praças, na revisão generalizada de
cisos e válidos para o universo nacional, se constituem como objectivos e linhas planos de curso, na introdução de novas
viabiliza e suporta a qualificação dos RH de acção definidos ao mais alto nível da metodologias de formação-aprendiza-
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que, por sua vez, habilita ao desenvol- administração da Marinha . Essas orien- gem, como o e-learning, no reforço da
vimento de competências profissionais tações, fixadas ao nível interno, são con- formação de formadores e, finalmente,
adequadas ao exercício de cargos e fun- sistentes com os objectivos prioritários no aprofundamento do rigor técnico e
ções. A avaliação da formação permite traçados ao nível político, com vista ao sistematização da avaliação da formação
aferir as competências adquiridas por reforço da educação e qualificação dos profissional ministrada, nos seus diferen-
essa via e a respectiva certificação valida portugueses, enquanto “desafio estraté- tes domínios.
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essa aquisição e constitui a garantia da gico essencial” . Alcançada a meta da acreditação do
actualização e da adequação das compe- É neste quadro que se insere a acredi- SFPM e a par da execução de um plano
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tências ao quadro funcional (interno) e tação do SFPM , recentemente concreti- estratégico com vista ao cumprimento
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laboral (externo). zada . A acreditação assegura o quadro integral do respectivo referencial, con-
O Sistema de Formação Profissional da qualitativo para o adequado desenvol- centram-se agora esforços no sentido de
Marinha (SFPM) desempenha um papel vimento das qualificações e competên- assegurar a homologação dos cursos mi-
do maior relevo na qualificação do pesso- cias do pessoal da Marinha e propicia as nistrados, bem como a certificação das
al, designadamente dos sargentos e pra- condições para a certificação das qualifi- qualificações profissionais e das compe-
ças. Caminha-se no sentido de assegurar cações obtidas pela via da formação. De tências por via da formação, em especial
que o SFPM assente, de forma inquestio- facto, a acreditação, expressão do reco- dos cursos de formação. Sem prejuízo de
nável, em elevados padrões de qualida- nhecimento da capacidade para ministrar alguns ajustamentos que ainda se impo-
de, para que seja possível conferir uma formação de qualidade no SFPM, servirá, nham, as modificações recentemente in-
formação adequada, actualizada e sólida ela própria, como alavanca e catalizador troduzidas nos modelos de formação e
nas componentes militar, sociocultural, do aprofundamento da qualidade da acti- nas estruturas curriculares dos cursos de
científica e técnica, tendo em vista satis- vidade formativa, obrigará à melhoria de formação de praças e de sargentos confe-
fazer as necessidades próprias da Mari- capacidades e competências, individuais rem-lhes já acrescido potencial para utili-
nha e, igualmente, promover a valoriza- e colectivas, no e do SFPM, e viabilizará a zação na vida civil, do qual importa obter
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ção pessoal e profissional dos militares prossecução de um mais fácil desenvolvi- reconhecimento formal .
que nela servem, através de formação mento dos processos associados à certifi- Do mesmo modo, ainda no âmbito da
útil e certificada para o exercício de acti- cação profissional e, por conseguinte, aos certificação profissional, haverá que in-
vidades civis, com o objectivo de facilitar incentivos e à motivação dos RH. vestir na certificação das qualificações
a integração no mercado de trabalho dos A acreditação do SFPM surge como co- e competências do pessoal da Marinha
militares que, por motivos variados, dei- rolário de um percurso iniciado em 2004 com base na experiência recolhida ao
xem a Marinha. A acreditação do SFPM e no qual são pontos conspícuos a criação longo da vida. Os percursos profissio-
e a certificação dos cursos ministrados, do Observatório da Qualidade da Forma- nais dos nossos sargentos e praças são
constitui a garantia da qualidade da for- ção na Direcção do Serviço de Formação longos e ricos e, por conseguinte, a sua
4 JANEIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA