Page 397 - Revista da Armada
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A Banda da Armada
A Banda da Armada
…e viemos às naus, a comer, tangendo gaitas e trombetas, … Entre 1912 e 1920 o maestro passou a ser José de Oliveira Brito e
…e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu -se em 1918 foi estabelecida uma nova organização da música na Ma-
com eles a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam, rinha passando a banda a denominar-se Banda de Música da Escola
e andavam com ele muito bem ao som da gaita. … aquilo muito os Central de Recrutas do Alfeite. Ainda em 1919, o decreto nº1652 pu-
segurou e afagou… blicado na Ordem da Armada regulamenta um novo quadro de 93
…enquanto ali andaram, dançaram e bailaram sempre com os músicos, contemplando já 4 contrabaixos de corda.
nossos, ao som dum tamboril dos nossos, em maneira que são mui- De 1920 a 1955, na mais longa chefia da Banda, o maestro foi Ar-
to mais nossos amigos que nós seus… thur Fão. Compositor e pedagogo, escreveu obras teóricas, que ainda
hoje são referência. Em 1922, embarcada no navio presidencial Porto,
Excertos da Carta de Pero Vaz de Caminha
a El-Rei D. Manuel – 1 de Maio de 1500. acompanhou o Presidente da República Dr. António José de Almeida
na viagem oficial para participar nas comemorações do 1º Centenário
Neste que é um dos textos mais emocionantes da história da Humani- da Independência do Brasil.
dade, pela descrição do encontro de duas civilizações, fica bem patente Entre 1956 e 1975 a Banda foi chefiada por Marcos Romão, ma-
não só a presença de músicos na Armada de Pedro Álvares Cabral mas estro, compositor e considerado o fundador da escola portuguesa
a sua fundamental importância na aproximação dos dois povos. de clarinete.
Hoje, a Banda da Armada Portuguesa, faz o mesmo mas com o pú- Entre 1976 e 1987 a chefia esteve a cargo de Manuel Maria Balta-
blico. Sedução, comunicação, conhecimento. A Banda carrega todo zar. Em 1982 a Banda deslocou-se à Madeira integrada nas cerimó-
este peso histórico e iconográfico dos nossos marinheiros e da época nias do Dia da Marinha e a Paris onde participou no Festival Inter-
em que Portugal foi mais grande e nacional de Bandas Militares; e
tão maior. Nada que se consubs- em 1983 realizou concertos nas
tancie. É como uma mística, algo nove ilhas dos Açores integrados
que se sente e vê na forma como no Dia da Marinha
a Banda é recebida e sentida em Entre 1987 e 2005 assumiu
qualquer parte do país. a chefia José de Araújo Pereira.
A presença institucional de músi- Deste período destacamos em
cos na Marinha Portuguesa é ainda 1988 a deslocação à Madeira ao
um assunto vagamente investigado. XI Festival de Bandas Militares. Em
Se é certa a presença de músicos 1992 duas viagens aos Açores, e a
nas frotas expedicionárias de 1500, deslocação a França/Chateaudun
não sabemos ainda se eram meros onde participou no 5º Festival In-
marinheiros com jeito para a músi- ternacional de Música Militar; em
ca ou se a sua presença era fruto de 1994, deslocou-se aos EUA/Nor-
uma necessidade sentida e estruturada no seio da instituição. folk para participar no XII Festival Internacional das Azáleas; em 1999
Os primeiros dados seguros da existência de músicos na estrutura foi-lhe concedida a Medalha de Ouro de Serviços Distintos pelo Almi-
da Marinha datam de 1740, e é ainda do séc. XVIII a primeira imagem rante CEMA.
que se conhece do agrupamento do 1º Regimento da Armada Real. Ao Desde 2005 a Banda é dirigida pelo CFR MUS Carlos da Silva Ribei-
longo da história da Banda, a sua denominação e número de músicos ro. Em 2007 embarcou nos NRP “Sagres” e “João Roby” para participar
foram-se alterando numa permanente adequação aos procedimentos no Dia da Marinha nos Açores. Em 2008 deslocou-se à Alemanha/Bre-
em uso na época. Por esta altura, na década de 1790, era maestro o men onde participou no 44º Musikschau der Nationen e foi à Madeira
italiano Caetano Tozi. e Porto Santo participar no Dia da Marinha. Durante este período de-
Em 1797 era criada a Brigada Real de Marinha cuja “música mar- senvolveu uma parceria com o teatro o bando que se consubstanciou
cial” era dirigida pelo maestro italiano Pascoal Corvalini e que em em duas obras: a iniciativa didáctica “Projecto Tartaruga” e “Saga, ópera
1807 acompanhou a Família Real na sua viagem para o Brasil, onde extravagante” que conquistou diversos prémios da crítica em Portugal e
a maior parte dos músicos acabariam por ficar. uma nomeação de referência nacional.
Em 1840, após a dissolução da Brigada Real de Marinha, a “cha- A Banda da Armada é um órgão de natureza cultural e desenvolve
ranga marcial” do Batalhão Naval era dirigida pelo maestro alemão um trabalho de grande interesse público tanto ao nível do cerimonial
Mark Holzel que, seguindo conceitos prussianos, introduziu novos militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural e da pro-
instrumentos destacando-se um parecido com a actual lira. moção da imagem da Marinha no exterior. Com 39 trabalhos disco-
Em 1863 o maestro era o belga Arthur Reinhardt e nesse ano reali- gráficos editados em toda a sua história, privilegia hoje a excelência
zou uma série de concertos em Bordéus quando acompanhou a via- e a inovação nas suas apresentações e o contacto da Marinha com as
gem de D. Fernando pela Europa camadas jovens através de sessões organizadas em parceria com um
Em 1889 passa a ser chefe da “música” António Maria Chéu, pri- grande número das escolas do ensino oficial em Portugal.
meiro maestro português e primeiro com graduação de oficial. É Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas
sob a batuta de Chéu que, o agrupamento se passa a chamar “Ban- da actualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertenci-
da dos Marinheiros da Armada” e que, em 1903 gravou 26 temas, do, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores e
e outros tantos discos, dos quais existe um exemplar no nosso país, maestros de reconhecido mérito. Com 37% de licenciados e 20% a
em poder da Banda da Armada, doado pela família Cutileiro à Ma- frequentarem o ensino superior, a média etária da Banda da Armada
rinha e os restantes 25 nos arquivos da EMI em Inglaterra. Durante é hoje de 33 anos.
anos foram estas consideradas as primeiras gravações realizadas em
Portugal. Foram agora descobertas gravações de 1900. SAJ B Jorge Salgueiro