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PONTO AO MEIO DIA
A Manutenção da Esquadra
Portugal tem hoje em desenvolvimen- templadas desde o início. Nesse sentido, dores de gestão e prioridades, e integrando
to na sua Componente Naval do numa perspectiva de eficiência, deve ser as necessidades e perspectivas das diversas
Sistema de Forças, um conjunto de seguido o planeamento por capacidades. entidades. A definição dos processos inter-
capacidades que concorrem para o produto Destaco também a necessidade de prever nos e o estabelecimento do mapa estratégi-
operacional da Marinha. A edificação e ma- uma matriz de responsabilidades, tendo co, aliados à gestão por projectos, são me-
nutenção dessas capacidades, consubstan- sempre presente os custos ao longo do ci- didas essenciais para planear e assegurar a
cia um expressivo investimento do Estado, clo de vida. Cada uma das capacidades sustentabilidade dos meios de acção naval
representado pela generalidade dos cida- compreende um conjunto de elementos no futuro, com os recursos disponíveis.
dãos, a que importa responder com eficácia, funcionais, correspondendo a uma valência
reforçando, desde o início, o nosso compro- específica, podendo e devendo contemplar Com a decisão de reequipar a Marinha
misso na definição dos respectivos meios. as interligações entre as estratégias de de- com as fragatas da classe Bartolomeu Dias,
No caso da Marinha, o vector principal será senvolvimento industrial e I&D de Defesa, com os submarinos da classe Tridente, com
a sua esquadra. no sentido de alargar a base de participação os patrulhas da classe Viana do Castelo e
e divulgar o potencial e as oportunidades. LFC, com as Viaturas Blindadas Anfíbias
No contexto actual, pensar na manu- e outros projectos igualmente importantes,
tenção da esquadra leva-nos a uma dupla Trazendo este conceito para a área da está implícito que o país assumiu também
interpretação: manutenção como razão de manutenção, surgem os elementos funcio- o compromisso de assegurar o respectivo
existência e manutenção como acção de ga- nais Material, Infra-estruturas e Pessoal. Na ciclo de vida. Sendo um investimento, im-
rantir as melhores condições de operação. A “capacidade” de reparação, a Direcção de porta que seja rentabilizado e útil. De outra
primeira não pode estar em causa. A segun- Navios, como direcção técnica e a sociedade forma ficará em causa a manutenção da es-
da é consequência da primeira. Arsenal do Alfeite, SA, como executante, as- quadra, no sentido de existência.
seguram uma parte substancial deste esfor-
O Mar voltou a ter uma dimensão e um ço. Esta parceria é um elemento novo, que A definição, projecto, construção e inte-
potencial de riqueza que temos que apro- não pode deixar de ser analisado e acompa- gração dos meios navais é um processo pro-
veitar sem reservas. No entanto, a manu- nhado. longado, a que se segue uma vida útil de 35
tenção da esquadra, em ambos os sentidos anos. Assim, a edificação de uma Marinha
que referi, é motivo de grande preocupação. Se pensarmos nas características dos equilibrada e com capacidade de sustenta-
Assim, independentemente de estarmos navios da esquadra em edificação e respec- ção tem que adoptar um modelo linear de
em ciclo ou em contra-ciclo com um maior tivos ciclos de manutenção previsíveis, o es- gestão integrada de ciclo de vida. Depois
desenvolvimento do País, é certo que mui- taleiro deve conseguir responder em simul- de contratados, os programas não podem
tos dos navios estão no final da sua vida útil. tâneo a um conjunto de acções de manu- ser postos em causa. Só assim se conseguirá
Mas não é por isso que devem ser substituí- tenção planeada (fragata, submarino, navio uma redução substantiva nos custos glo-
dos. A lógica é a do equilíbrio e da interope- patrulha oceânico, lancha de fiscalização, bais.
rabilidade no planeamento e na materializa- navio-hidrográfico e uma ou duas lanchas),
ção das capacidades, seguindo um modelo além de uma margem de disponibilidade Abordei agora o tema manutenção da
de gestão integrada do ciclo de vida. para responder aos trabalhos eventuais e esquadra, sem referir técnicas, sem questio-
urgentes. É certo que no presente não tem nar as políticas de manutenção ou a nossa
Em traços gerais, o ciclo de vida con- existido capacidade financeira para assegu- organização e o respectivo sistema de ges-
templa a integração de todas as actividades rar as necessidades de manutenção da es- tão. Falar de manutenção sem abordar estes
relativas à definição dos meios adequados quadra e assim garantir a aquisição de ser- temas, não é falar de manutenção, como não
ao cumprimento das missões. Começa na viços ao estaleiro, mas torna-se vital manter é manter a esquadra aquilo que cada vez
identificação da necessidade, que decorre as capacidades e as valências identificadas, mais nos é imposto através das constantes
das orientações estratégicas, das ameaças e ou perder-se-á num minuto o que demorou interrupções nos fluxos financeiros e cortes
dos conceitos de emprego e de operações, décadas a construir. Exercendo a Arsenal a orçamentais. Com certeza que só será pos-
respondendo a uma vulnerabilidade no exclusividade que lhe foi atribuída por con- sível controlar os efeitos provocados pela
Sistema de Forças. Chegando aqui, inicia- cessão, tem forçosamente que adaptar a sua insuficiência de verbas durante um período
-se o processo de formulação dos requisitos organização de trabalho à Marinha, bem de tempo limitado. De imediato teremos
operacionais, cuja interpretação permite es- como manter práticas e custos regulados mais períodos de indisponibilidade. A mé-
tabelecer os correspondentes requisitos téc- pelo mercado e por uma entidade externa. dio prazo haverá menor fiabilidade global,
nicos ou mesmo apontar soluções adequa- bem como uma redução das capacidades
das e sustentáveis, conduzindo à definição A abordagem de ciclo de vida, aliada à das unidades combatentes caso não sejam
da plataforma a desenvolver ou a adquirir. redução dos recursos disponíveis e a alte- modernizadas. A longo prazo, todo o esfor-
Depois da recepção e integração, segue-se a rações organizacionais, obriga também a ço colocado na sua edificação será posto em
fase de exploração operacional e … o abate. uma redefinição e adaptação dos processos causa, anulando os ganhos de produtivida-
Em poucas palavras, a abordagem de ciclo e ao alinhamento de objectivos entre todos de que temos vindo a conseguir.
de vida inclui as actividades desde a con- os grupos de interesse. Nesse sentido a
cepção ao abate. Direcção de Navios tem assumido o pro- Sabemos e queremos fazer melhor.
tagonismo na adopção de ferramentas de
Mas para que haja articulação no pro- planeamento, de gestão estratégica e de uni- J. Garcia Belo
cesso, todas as vertentes relacionadas com a formização de requisitos, definindo indica- CALM EMQ
sustentação têm que estar pensadas e con-
6 ABRIL 2011 • REVISTA DA ARMADA