Page 29 - Revista da Armada
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HIERARQUIA DA MARINHA                                                                      20

Otermo galeote terá a sua origem                GALEOTE                                    nados pudessem obter perdão da pena,
          no italiano, onde galiotto signifi-                                              através dos ouvidores e dos comissários
          ca marinheiro, forçado, ou con-      do número de homens para o serviço          que advogavam perante o Rei, isso era
denado a remar nas galés ou galeotas.          de remador. Acrescenta que, do reina-       muito raro, pelo que o serviço de gale-
José de Vasconcelos e Menezes, em Os           do de D. Pedro I ao de D. João I, como      ote equivalia, frequentemente, a uma
Marinheiros e o Almirantado (p. 156), afir-    o sistema de recrutamento designado         pena perpétua ou capital.
ma que «…o galeote era o remador…,             por “vintena do mar” ainda não se en-
obrigado ao serviço militar do Rei, nas        contrava uniformizado, manteve-se em         Na iminência dos combates, e para não
armadas, do mesmo modo que os ho-              vários locais o processo anterior. Do rei-  fugirem sob o efeito do medo, os gale-
mens de armas o eram na hoste». Fer-           nado de D. João I ao de D. Manuel I foi     otes eram acorrentados aos bancos das
nando Oliveira, na Arte da Guerra do Mar       estabelecido um imposto sobre o pesca-      galés. Fernando Oliveira (ibid, ibidem)
(parte I, cap. XII, p. XXIX verso), eviden-    do, para pagar aos galeotes que se apre-    refere-se à violência exercida sobre os
cia as competências técnicas necessárias       sentassem voluntariamente. Depois           galeotes, dizendo que os comitres «…
aos galeotes: «Os remeiros a quem em           desse tempo, as exigências das guerras,     os açoitam à sua vontade e os mandam
especial chamam galeotes são quase ma-         associadas ao facto do serviço de rema-     para onde querem…», pelo que «… o
rinheiros, e pelos mesmos respeitos de-        dor ser extraordinariamente violento e      trabalho de remar é tão intolerável que
vem ser escolhidos práticos no marinhar        perigoso, os galeotes livres começaram      ninguém o faz bem senão por força, a
do navio, porque também tiram pela cor-        a ser substituídos por delinquentes e ca-   qual resulta de açoite ou de necessi-
da, e acodem aos aparelhos, e hão mester       tivos, muitos deles sem qualquer expe-      dade...». Os galeotes feridos e doentes
conhecê-los, e entender o apito».              riência de mar.                             eram lançados ao mar. Embora sujeitos
                                                                                           a severas privações, os galeotes tinham
  Inicialmente, em Portugal, os galeotes        A condenação de um individuo ao            alguns direitos relativamente aos sa-
eram jovens barões livres das popula-          serviço de remador era uma forma es-        ques efectuados e ao soldo pelo serviço
ções ribeirinhas. José de Vasconcelos e        cravizante de privação da liberdade,        prestado.
Menezes (ob. cit., p. 156) afirma que, até     aplicada em caso de delito grave, ou im-
ao reinado de D. Pedro I, os concelhos         posta a inimigos capturados durante os                                  António Silva Ribeiro
mandavam apresentar um determina-              combates, a membros de etnias social-                                                     CALM
                                               mente estigmatizadas, e a alguns nobres
                                               caídos em desgraça. Embora os conde-

VIGIA DA HISTÓRIA                                                                          50

COMPETÊNCIAS

Nem sempre os cargos dos ofi-                   No respectivo diploma de nomeação é          Na Baía, onde o navio arribou foi, em
          ciais dos navios, mormente na        referida a sua experiência que começara     12 de Maio de 1679, nomeado como Te-
          Carreira da Índia, eram atribu-      a servir, no mar, anteriormente a 1760,     nente do Capitão de Mar e Guerra (2)
ídos a indivíduos adequadamente ha-            como cirurgião, nalgumas armadas da         da mesma charrua Nª Srª da Visitação
bilitados; os pilotos, os sota pilotos, os     costa.                                      em acumulação com o cargo que já de-
mestres e os contramestres  obtinham                                                       sempenhava.
tal habilitação através de exame efectu-        Fora o cirurgião mor da armada da Ín-
ado pelo Cosmógrafo Mor (1),  os cirur-        dia, de 1670, em que seguira o Vice Rei       
giões e os físicos através da apreciação       Conde do Lavradio tendo, ao chegar a
efectuada respectivamente pelo físico          Goa, sido nomeado cirurgião mor do                                             Com. E. Gomes
mor e pelo cirurgião mor, desconhecen-         Estado da Índia e do Hospital de Todos
do como seriam as restantes categorias         os Santos. No ano seguinte foi nomeado      Notas
(meirinhos, condestáveis, artilheiros          escrivão da Câmara de Goa e nomeado         (1)  Embora a lei assim o obrigasse são muitos
etc…).                                         em vida Guarda Mor da Relação da Câ-        os pilotos e sota pilotos que não  
 Seja como for o que é um facto é que          mara, cargos em que pelo seu desempe-       se conhece se teriam efectuado exame isto para
são conhecidas inúmeros nomeações,             nho merecera a atribuição do grau de        não referir as outras categorias em
para o desempenho de cargos a bordo            cavaleiro da Ordem de S. Tiago.             que a situação é bem pior.
das naus da Índia de indivíduos que,                                                          
pelo menos, aparentemente não esta-             Tendo renunciado aos cargos embar-         (2) As funções daquele cargo poder-se-iam
riam habilitados para o seu desempe-           cou para o Reino vindo a perder a maior     comparar às desempenhadas pelo imediato do
nho ou mesmo não teriam as adequadas           dos seus bens no naufrágio do navio em      navio competindo-lhe, em caso de algo suceder
qualificações para o fazer.                    que seguia viagem.                          ao Capitão-de-Mar-e-Guerra, que, certamente
 O sucedido com a nomeação de Antó-                                                        não por acaso, havia sido aprovado em exame
nio da Silva, ocorrida em 1769, parece          Em Moçambique, para onde seguira           como piloto, substitui-lo.
ser um desses casos.                           na sequência do naufrágio, foi nomeado
                                               escrivão da charrua Nª Srª da Visitação        
                                               que, em Maio de 1679, regressava da Ín-
                                               dia a Lisboa.                               Fonte: Documentos Históricos da Biblioteca
                                                                                           do Rio de Janeiro vol. 27

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