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HIERARQUIA DA MARINHA 20
Otermo galeote terá a sua origem GALEOTE nados pudessem obter perdão da pena,
no italiano, onde galiotto signifi- através dos ouvidores e dos comissários
ca marinheiro, forçado, ou con- do número de homens para o serviço que advogavam perante o Rei, isso era
denado a remar nas galés ou galeotas. de remador. Acrescenta que, do reina- muito raro, pelo que o serviço de gale-
José de Vasconcelos e Menezes, em Os do de D. Pedro I ao de D. João I, como ote equivalia, frequentemente, a uma
Marinheiros e o Almirantado (p. 156), afir- o sistema de recrutamento designado pena perpétua ou capital.
ma que «…o galeote era o remador…, por “vintena do mar” ainda não se en-
obrigado ao serviço militar do Rei, nas contrava uniformizado, manteve-se em Na iminência dos combates, e para não
armadas, do mesmo modo que os ho- vários locais o processo anterior. Do rei- fugirem sob o efeito do medo, os gale-
mens de armas o eram na hoste». Fer- nado de D. João I ao de D. Manuel I foi otes eram acorrentados aos bancos das
nando Oliveira, na Arte da Guerra do Mar estabelecido um imposto sobre o pesca- galés. Fernando Oliveira (ibid, ibidem)
(parte I, cap. XII, p. XXIX verso), eviden- do, para pagar aos galeotes que se apre- refere-se à violência exercida sobre os
cia as competências técnicas necessárias sentassem voluntariamente. Depois galeotes, dizendo que os comitres «…
aos galeotes: «Os remeiros a quem em desse tempo, as exigências das guerras, os açoitam à sua vontade e os mandam
especial chamam galeotes são quase ma- associadas ao facto do serviço de rema- para onde querem…», pelo que «… o
rinheiros, e pelos mesmos respeitos de- dor ser extraordinariamente violento e trabalho de remar é tão intolerável que
vem ser escolhidos práticos no marinhar perigoso, os galeotes livres começaram ninguém o faz bem senão por força, a
do navio, porque também tiram pela cor- a ser substituídos por delinquentes e ca- qual resulta de açoite ou de necessi-
da, e acodem aos aparelhos, e hão mester tivos, muitos deles sem qualquer expe- dade...». Os galeotes feridos e doentes
conhecê-los, e entender o apito». riência de mar. eram lançados ao mar. Embora sujeitos
a severas privações, os galeotes tinham
Inicialmente, em Portugal, os galeotes A condenação de um individuo ao alguns direitos relativamente aos sa-
eram jovens barões livres das popula- serviço de remador era uma forma es- ques efectuados e ao soldo pelo serviço
ções ribeirinhas. José de Vasconcelos e cravizante de privação da liberdade, prestado.
Menezes (ob. cit., p. 156) afirma que, até aplicada em caso de delito grave, ou im-
ao reinado de D. Pedro I, os concelhos posta a inimigos capturados durante os António Silva Ribeiro
mandavam apresentar um determina- combates, a membros de etnias social- CALM
mente estigmatizadas, e a alguns nobres
caídos em desgraça. Embora os conde-
VIGIA DA HISTÓRIA 50
COMPETÊNCIAS
Nem sempre os cargos dos ofi- No respectivo diploma de nomeação é Na Baía, onde o navio arribou foi, em
ciais dos navios, mormente na referida a sua experiência que começara 12 de Maio de 1679, nomeado como Te-
Carreira da Índia, eram atribu- a servir, no mar, anteriormente a 1760, nente do Capitão de Mar e Guerra (2)
ídos a indivíduos adequadamente ha- como cirurgião, nalgumas armadas da da mesma charrua Nª Srª da Visitação
bilitados; os pilotos, os sota pilotos, os costa. em acumulação com o cargo que já de-
mestres e os contramestres obtinham sempenhava.
tal habilitação através de exame efectu- Fora o cirurgião mor da armada da Ín-
ado pelo Cosmógrafo Mor (1), os cirur- dia, de 1670, em que seguira o Vice Rei
giões e os físicos através da apreciação Conde do Lavradio tendo, ao chegar a
efectuada respectivamente pelo físico Goa, sido nomeado cirurgião mor do Com. E. Gomes
mor e pelo cirurgião mor, desconhecen- Estado da Índia e do Hospital de Todos
do como seriam as restantes categorias os Santos. No ano seguinte foi nomeado Notas
(meirinhos, condestáveis, artilheiros escrivão da Câmara de Goa e nomeado (1) Embora a lei assim o obrigasse são muitos
etc…). em vida Guarda Mor da Relação da Câ- os pilotos e sota pilotos que não
Seja como for o que é um facto é que mara, cargos em que pelo seu desempe- se conhece se teriam efectuado exame isto para
são conhecidas inúmeros nomeações, nho merecera a atribuição do grau de não referir as outras categorias em
para o desempenho de cargos a bordo cavaleiro da Ordem de S. Tiago. que a situação é bem pior.
das naus da Índia de indivíduos que,
pelo menos, aparentemente não esta- Tendo renunciado aos cargos embar- (2) As funções daquele cargo poder-se-iam
riam habilitados para o seu desempe- cou para o Reino vindo a perder a maior comparar às desempenhadas pelo imediato do
nho ou mesmo não teriam as adequadas dos seus bens no naufrágio do navio em navio competindo-lhe, em caso de algo suceder
qualificações para o fazer. que seguia viagem. ao Capitão-de-Mar-e-Guerra, que, certamente
O sucedido com a nomeação de Antó- não por acaso, havia sido aprovado em exame
nio da Silva, ocorrida em 1769, parece Em Moçambique, para onde seguira como piloto, substitui-lo.
ser um desses casos. na sequência do naufrágio, foi nomeado
escrivão da charrua Nª Srª da Visitação
que, em Maio de 1679, regressava da Ín-
dia a Lisboa. Fonte: Documentos Históricos da Biblioteca
do Rio de Janeiro vol. 27
REVISTA DA ARMADA • JANEIRO 2013 29