Page 30 - Revista da Armada
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ESTÓRIAS
VENTOS DE BOLINA
Por falar em nortadas a “Gina” era navio pouco
rijas de Verão junto cómodo para esta tarefa,
à costa ocidental, re- sobretudo com nortada
lembro um episódio que, não que ocasionava um forte
tendo vivido, é do conheci- balanço proa-popa, pondo
mento de todos os que tive- os operadores de câmara
ram o ensejo de passar pelo do avesso, estes foram
Navio-Escola “Sagres”. falar com o comandante
Em ano que não posso pre- para diminuir a velocida-
cisar, a “Sagres” fazia o seu de do navio.
período de adestramento
básico antes de iniciar uma Na impossibilidade de o
viagem de instrução de ca- fazer sem correr o risco de
detes e foi determinado que se afastar demasiado da
uma equipa de televisão ou “Sagres”, o comandante
cinema, talvez, embarcasse sem se dar bem conta de
na “Gina”, Fragata “Pero que estava a escrever uma
Escobar”, que na altura mensagem para a história
era capaz de atingir os seus daquele navio, pede-lhe
trinta e dois ou trinta e três que diminua a velocidade
nós de velocidade, a fim de tomar imagens da “Sagres” a navegar. para o poder acompanhar.
É preciso referir que esta “Sagres” tinha ainda pouco tempo ao ser- Claro que o navio mais rápido da Armada a pedir à “Bela Barca”
viço da Marinha Portuguesa e não havia grande documentação foto- para reduzir velocidade, teve direito a ver a sua mensagem encaixilha-
gráfica sobre ela. da e exposta na Câmara de Oficiais como troféu.
Assim, depois de várias tentativas sem êxito da equipa que seguia a
bordo da fragata para recolher as imagens para a posteridade, já que CMG José Ferreira Júnior (2009)
(Texto enviado pelo Curso “Luís de Camões”)
30 JANEIRO 2013 • REVISTA DA ARMADA