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REVISTA DA ARMADA | 509
NOVAS HISTÓRIAS DA BOTICA 54
PRONTO A VESTIR...
PRONTO A SORRIR...
m dos sinais mais importan-
Utes dos militares é o uniforme.
O uniforme é exatamente isso: uma
forma de tornar uniforme, o que
naturalmente o não é – todos nós.
Todos os seres humanos na sua in-
finita diversidade. Se houvesse uma
escala adaptada à avaliação estéti-
ca dos uniformes, a Marinha ficaria,
acredito, bem conceituada. Tomo-o
mesmo por certo, tendo em conta
todas as vezes em que, fardado, fui
a um hospital civil; onde antes era
apenas o “médico x”, passei a ser o
“Doutor fardado”… é todo um ou-
tro tratamento…
Também percebi que os mari-
nheiros têm orgulho no seu unifor-
me e gostam que este lhes assente
a preceito. Ora os uniformes, na
atualidade, estão dependentes do
pronto-a-vestir. Esse facto torna a
personagem principal desta histó-
ria muito importante, pois permi-
te adequar a cada um a imagem
da Marinha. Conheço-a há muitos
anos, como a conhecem quase to-
dos os marinheiros. É a face humana do fardamento naval. pelas vendas do patrão, estas suas atitudes são de uma gene-
No seu estabelecimento poucos saem tristes, com o produto rosidade que merece destaque. Pela minha experiência, propor-
fornecido. As formas de agradar ao cliente são múltiplas, mas cionam sempre uma visita agradável e a sensação de que para
sempre com uma simpatia extraordinária. Deste modo, não se algumas pessoas cumprir bem não chega… é preciso cumprir
entrega pura e simplesmente uma camisa, ao contrário, enfatiza- com simpatia…
-se a qualidade do tecido e a forma “como lhe vai ficar bem…” Um pequeno senão fica nesta história, no que ao autor diz res-
No capítulo das calças, mesmo quando o putativo cliente es- peito, a lojista em causa guia um carro vermelho vivo, cor que,
colhe determinado número, a senhora em causa pode contestar tenho pena, não se coordena bem com o verde da paisagem, que
de forma séria, daquela seriedade que tem quem sabe o que faz, também está presente nas orientações clubísticas de muitos dos
o ajuste do modelo ao cliente em questão, afirmando (já com seus clientes. Na verdade, será um pecado que lhe estamos dis-
outro modelo na mão): “olhe, essas não lhe estão boas na anca, postos a perdoar, tendo em conta o arco-íris que transporta na
tenho aqui estas que parecem feitas para si…” alma e que alegra a nossa vida…
Nos domínios mais finos dos “Jaquetão” e “Dólmen”, não vi, A Marinha ainda tem destas coisas, a capacidade para surpre-
mas ouvi dizer que verdadeiros milagres de cirurgia plástica po- ender, para influenciar as pessoas, para as fazer sentir melhor.
dem acontecer naquela loja avançada. Ora acontece a redução Raramente agradecemos as atenções que muitos nos dispensam,
visível de um abdómen mais protuberante, ou o aligeirar de – ou, pior ainda, tomamos a simpatia dos outros como garantida.
muito importante para os militares do sexo feminino – determi- Não o é… acontece graças a capacidades como esta de tornar
nadas formas a contento das próprias e do decoro militar. uma loja de fardamento num “pronto-a-vestir-pronto-a-sorrir” e
Estamos, infelizmente, numa época em que são raros os atos isto é uma arte que não está ao alcance de muitos…
verdadeiramente altruísticos. Neste caso, atendendo a que a lo-
jista não é dona do estabelecimento, nem recebe percentagem Doc
28 JULHO 2016