Page 22 - Revista da Armada
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 SUMÁRIO    Depois de 5 longos dias de mar, o terceiro e penúltimo ponto

          obrigatório da regata ultrapassou-se na última noite de agosto,
 02  700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento  OS VALORES E MÉRITOS   obrigando à passagem este-oeste do estreito entre a ilha de Lan-
          zarote e a ilha de Alegranza. Com maior calmaria nas águas inte-
 07   NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa  DOS FUZILEIROS 04 riores das ilhas Canárias, o Polar chegava, ao princípio da noite
          de 2 de setembro, junto a Las Palmas – Gran Canaria. Rondou a
 09   Lusitano 17  última boia no sentido norte-sul, que definia juntamente com a
          embarcação da CR a linha de chegada da regata, às 21h08m23s
 18  Cerimónia Militar  de 6 de Setembro, totalizando um total de 153h38m23s na 1º
          edição da Discoveries Race. Logo que recebidos pela embarcação
 22  Direito do Mar e Direito Marítimo (13)  de apoio do CR, o Polar foi guiado até à Marina do Puerto de
          La Luz, onde atracou à Mediterrânea, já perto das 23h00, lado a
 24  Academia de Marinha  lado com o Zarco e o Nautilus.
           A 2 de setembro, o NRP Polar terminou de forma digna a 1ª
 25  Notícias  edição da Discoveries Race 2017, regata de homenagem aos des-
          cobridores portugueses e espanhóis, tendo o navio percorrido
 28  Novas Histórias da Botica (66)  11  BALANÇO DAS    em 6d21h08m23s as cerca de 740 milhas náuticas que ligaram
          Lisboa a Las Palmas, obtendo o 2º lugar na classe Open. O troféu
 29  Estórias (37)  ATIVIDADES 2017 – MARINHA Fernão de Magalhães, atribuído à embarcação que percorresse a
          distância no mais curto espaço de tempo, foi atribuído ao veleiro
 30  Vigia da História (97)  da Armada Espanhola Nautilus, da classe ORC, que cruzou a linha
          de chegada com um tempo de 5d11h21m22s.
 31  Desporto

 32  Saúde para Todos (51)  3ª FASE – A ESTADIA EM LAS PALMAS
           A estadia em Las Palmas ocorreu de 2 a 8 de setembro e serviu
 33  Quarto de Folga  para a guarnição e cadetes conhecerem a ilha de Gran Canaria,   Durante o restante tempo na Gran Canaria, o Polar aproveitou
          ao  mesmo  tempo  que  recuperavam  energias  e  aprontavam  o
 34  Notícias Pessoais / Convívios  navio para os dias de mar que ainda estariam para vir, no âmbito   a estadia para algumas reparações decorrentes da regata (e.g.
          da penúltima parte do CIV-17.
                                                              costura de velas), abastecimento e preparativos para a próxima
 CC  Símbolos Heráldicos  Com a chegada de todos os veleiros, a cerimónia de entrega   tirada a navegar. Os cadetes e a guarnição tiveram ainda opor-
 ATIVIDADES 2017 – AMN 20                                     tunidade  de conhecer as famosas  praias  da  cidade, comprar
          de prémios e diplomas foi agendada para o dia 4 de setembro
 BALANÇO DAS
          nos salões do Real Club Náutico de Gran Canaria, ficando progra-
                                                              recordações, experimentar a gastronomia local (onde se incluem
          mada também uma visita guiada à história e cultura da cidade de   as  famosas  tapas),  e  visitar  mais  sítios  emblemáticos,  como  o
          Las Palmas. Assim, na manhã de 4 de setembro, realizou-se uma   Museu e Parque Arqueológico Cueva Pintada em Gáldar, e Mas-
          visita conjunta, oferecida pelo CR, aos locais mais emblemáticos   palomas, a sul da ilha, famosa pela Reserva Natural Especial das
          de Las Palmas, a bordo de um autocarro da City Sightseeing. Após   Dunas, atravessadas somente a pé ou de camelo.
          volta pelas principais artérias e ruas da cidade, visitaram-se "os   Na manhã de 8 de setembro, o Polar largou do porto de Las Pal-
          cantos" do Barrio Vegueta num passeio a pé e, seguidamente, a   mas, com destino ao Arquipélago da Madeira, onde atracaria no
          Casa de Colón (Casa de Cristóvão Colombo). Esta instituição cul-  Funchal a 11 de setembro após percorridas mais de 315 milhas
          tural de 1951 está localizada num dos mais emblemáticos edifí-  náuticas. Esta tirada foi realizada debaixo de condições de mar e
          cios de Las Palmas, que tem como missão divulgar a história das   vento nem sempre favoráveis à progressão para norte, obrigando
          Ilhas Canárias e as suas relações com as Américas, com enfoque   a vários bordos e alguns enjoos, sempre característicos do Polar.
          para a descoberta do  Novo  Mundo.  Já  no  interior  da  Casa  de   A permanência no maravilhoso porto do Funchal durou até 19 de
          Colón, pôde-se ver uma réplica em tamanho real do "camarote   setembro, altura em que regressou ao continente, até atracar no
          do almirante" da caravela La Ninã, um dos três navios que forma-  porto de Sines entre 23 e 25 de setembro. Ainda houve tempo,
          ram a 1ª Esquadra de Cristóvão Colombo em 1492 na sua viagem   antes do fim da missão, para participar nas comemorações do
 Capa     às Américas, bem como vários instrumentos náuticos, cartas de   Dia da Polícia Marítima, a 25 de setembro, no porto de Sesimbra.
 Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme navegação, mobiliário, pinturas e outras peças relacionadas com   A  chegada  à  BNL  ocorreu  a  26  de  setembro,  concluindo-se
 da Brigada Real da Marinha.  a viagem inaugural feita por este navegador ao serviço do Reino   assim  o  CIV-17  dos  cadetes  da  Escola  Naval,  após  percorridas
 Foto SMOR L Almeida de Carvalho
          de Espanha. Neste local pôde-se ver, também, uma reprodução   2061 milhas náuticas em quase quatrocentas horas de navega-
          do Tratado de Tordesilhas (original conservado no Arquivo Gene-  ção, ligando-se por mar os portos de Lisboa, Portimão, Cascais,
 Revista da
 ARMADA    ral de Indias, em Sevilha), acordo firmado a 4 de junho de 1494   Las Palmas, Funchal, Sines e Sesimbra.
                                                               A participação do NRP Polar na 1ª edição da regata Discoveries
          entre os reinos de Portugal e Espanha, e que foi o documento
          precursor do fenómeno da globalização.              Race ficará na memória de todos aqueles que a vivenciaram, pela
 Publicação Oficial da Marinha   Diretor   Desenho Gráfico   E-mail da Revista da Armada  Findo o passeio a Las Palmas, decorreu a cerimónia de entrega   experiência única, aventuras vividas e amizades formadas, dei-
 Periodicidade mensal   CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos   ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria  revista.armada@marinha.pt
 Nº 525 / Ano XLVII   Chefe de Redação   ra.sec@marinha.pt   de prémios e diplomas no Real Clube Náutico de Grande Canária,   xando todos mais ricos e os cadetes mais marinheiros. Felicita-se
 Janeiro 2017    Administração, Redação e Publicidade   seguida de um almoço de convívio, onde estiveram presentes,   a Confraria Europeia da Vela por esta iniciativa, formulando votos
 CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira   Revista da Armada – Edifício das Instalações   Paginação eletrónica e produção   além de todas as tripulações, várias entidades civis e militares
 Redatora   Centrais da Marinha – Rua do Arsenal    Página Ímpar, Lda.  de maiores sucessos naquela que será a 2ª edição da Discoveries
 1149-001 Lisboa – Portugal
 Revista anotada na ERC   1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito   Telef: 21 159 32 54    Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte   de Espanha e Portugal, dando particular lustre a esta iniciativa   Race em 2019.
 1500-074 Lisboa
 Depósito Legal nº 55737/92   Secretário de Redação   de ligar por mar ambos os países precursores da globalização,
 ISSN 0870-9343    SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho    Tiragem média mensal: 4000 exemplares   relevando-se o prémio muito bonito de 2º lugar do NRP Polar.  Colaboração do COMANDO DO NRP POLAR

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 JANEIRO 2018  3  JULHO 2018
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