Page 21 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 531
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          SUMÁRIO
           Chegado à Marina de Portimão ao início da tarde
          de  18  de  agosto,  o  NRP  Polar  juntou-se  ao  NRP
          Zarco, este último também em missão, e atracaram
           02
                                                                                         DOS FUZILEIROS 04
                   700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento
          no cais de honra, onde, pelo seu particular desta-                      OS VALORES E MÉRITOS
          que,  puderam  exibir-se  perante  os  transeuntes,
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          embandeirando em arco e iluminação de gala. Ape-
                   NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
          sar de curta, a estadia permitiu ao navio efetuar um
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          "ajuste fino" em relação aos preparativos levados a
                   Lusitano 17
          cabo na BNL, rematando as faltas sentidas durante
           18
          a primeira tirada, em especial no que concerne à
                   Cerimónia Militar
          organização  a  navegar  e  respetiva  atribuição  de
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          encargos. Em Portimão, ambos os veleiros tiveram
                   Direito do Mar e Direito Marítimo (13)
          também  oportunidade  de  realizar  um  cocktail ao
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          pôr do sol, a bordo do NRP Zarco,
                   Academia de Marinhacom a presença da
          Diretora da Marina de Portimão, Dra. Marina Cor-
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          reia, do Capitão do porto de Portimão e respetivo
                   Notícias
          Patrão-mor, de forma a reforçar laços de camarada-
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          gem, amizade e cooperação tidas no apoio a estes                     11     BALANÇO DAS
                   Novas Histórias da Botica (66)
          veleiros desde o passado.                                                   ATIVIDADES 2017 – MARINHA
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                   Estórias (37)
           A segunda tirada, efetuada entre Portimão e Cascais, decorreu   O final da tarde de 27 de agosto, devido à falta de vento e ao
          conforme previsto, dando continuidade à fase de "preparação".   rodar deste para os quadrantes de sul, iria mostrar a perícia de
           30
                   Vigia da História (97)
          Após chegada à Marina de Cascais em 23 de agosto, iniciou-se   todos os velejadores e a capacidade dos navios em navegar con-
          todo o processo de integração e inspeção pré-regata, com visita   tra ventos contrários. O estacionar de uma baixa pressão com
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                   Desporto Comité  de  Regata  (CR)  a  bordo  de  todos  os
          das  entidades  do                                  duração de 2 dias junto a Cascais, obrigou à adoção de diferen-
          veleiros participantes e receção de instruções para a Discoveries   tes táticas por parte dos comandantes e skippers, tendo o Polar
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          Race 2017.  Saúde para Todos (51)                   optado por navegar junto a costa, de forma a aproveitar a brisa
           Depois de cumprido o criterioso seriado inspetivo por parte do   existente, que, apesar de fraca, ia possibilitando navegar "timi-
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                   Quarto de Folga
          CR, a 26 de agosto, os comandantes do Polar e Zarco e restantes   damente" para sul.
          skippers participariam num almoço no Hotel Vila Galé Cascais, a   Assim, a fase inicial da regata fez-se em condições não muito
           34
                   Notícias Pessoais / Convívios
          convite da Cofradía Europea de la Vela, que teve a presença do   favoráveis à prática da navegação à vela, com ventos de sul de
          seu Gran Maestre, Eng.º Francisco Quiroga Martinez, juntamente   baixa intensidade, contrários ao desejado, obrigando os navios
           CC
                   Símbolos Heráldicos
          com distintos oficiais da Marinha Portuguesa e altas individuali-  a  realizar  vários  bordos  e  a  velocidades  reduzidas  durante  os
                                                                                  ATIVIDADES 2017 – AMN 20
                                                                                           BALANÇO DAS
          dades portuguesas e espanholas relacionadas com a organização   primeiros dois dias de regata. Nestas circunstâncias, os veleiros
          desta regata. Na tarde de 26 de agosto, no âmbito do programa   mais leves rapidamente ganharam vantagem e, assim, foram-se
          da Discoveries Race 2017 para Cascais, as tripulações dos velei-
          ros puderam assistir a uma conferência sobre "Cultura Marítima   distanciando de forma a apanharem ventos mais favoráveis, a sul
          em Cascais", seguida de briefing de meteorologia para os dias   ou a oeste, conforme a tática adotada.
          da regata, culminando com um recital da Orquestra da Câmara   Já perto do cabo de S. Vicente, na madrugada de 29 de agosto,
          de Cascais e Oeiras, sob orientação do maestro Nikolay Lalov.   o vento começou a soprar de WNW permitindo ao NRP Polar
          Durante esta estadia, todas as tripulações dos veleiros tiveram   atingir velocidades de cerca de 4-5 nós, levando-o a atravessar
          ainda  possibilidade  de  assistir  às  famosas  "Festas  do  Mar"  de   os esquemas de separação de tráfego durante a manhã e o início
          Cascais, e participar na festa Bye Bye Summer, nas instalações do   da tarde. O afastar de costa trouxe também maior intensidade
          Clube Naval de Cascais. Na manhã do dia seguinte, 27 de agosto,   de vento, com este a rodar para quadrantes de NW, permitindo
          iniciar-se-ia a 1ª edição da regata Discoveries Race 2017.  assim boas condições para rumar diretamente para Las Palmas.
                                                              Com o agravamento das condições de mar, as condições a bordo
                                                              tornaram-se também mais difíceis, particularmente no que toca
          2ª FASE – A REGATA                                  à confeção das refeições, que pouco a pouco se foram tornando
           A largada da Discoveries Race 2017 realizou-se no rio Tejo, a 27   mais saborosas apesar das dificuldades sentidas. A partir deste
          de agosto, em frente ao emblemático Padrão dos Descobrimen-  momento, mesmo com um deslocamento de 77 toneladas em
                                                                                 Capa
          tos. Este momento atraiu inúmeras embarcações que quiseram   aço, o NRP Polar mostrou ser capaz de atingir velocidades médias
                                                                                 Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
          assistir  de  perto  à  largada  da  regata,  com  particular  destaque   de 7 nós, fazendo uso somente do seu aparelho vélico, enquanto
                                                                                 da Brigada Real da Marinha.
          para a caravela Vera Cruz, de onde o Comandante Naval, VALM   a sua guarnição e cadetes mostravam provas de forte resiliência
                                                                                 Foto SMOR L Almeida de Carvalho
          Gouveia e Melo, se despediu dos veleiros, desejando boa sorte   para suportar um sistema de racionamento de água, mantendo
          e ventos de feição. A largada foi acompanhada de um vento "en-  apenas as mais básicas condições de higiene durante uma tirada
               Revista da
          ARMADA                                              que iria ter 6 dias de duração.
          vergonhado" e de quadrantes desfavoráveis de oeste, obrigando
                                                               As piores condições de vento e mar ocorreram entre os dias 30
          o "pesado" Polar a vários bordos antes de conseguir sair o porto
          de Lisboa pela barra norte, em direção a Cascais. Apesar de largar   e 31 de agosto, a cerca de 100 milhas náuticas a oeste de Marro-
                               Diretor
           Publicação Oficial da Marinha
                                                              cos, entre Safi e Agadir, com ventos dos quadrantes norte acima
          em último, lentamente foi ganhando velocidade, conseguindo ul- Desenho Gráfico   E-mail da Revista da Armada
           Periodicidade mensal
                               CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos
                                                           ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria
                                                                                       revista.armada@marinha.pt
                                                                                       ra.sec@marinha.pt tros, obrigando a
          trapassar o Zarco ainda em pleno rio Tejo. Valeu-lhe a corrente   dos 25-30 nós e ondulação de cerca de 4 me
           Nº 525 / Ano XLVII
                               Chefe de Redação
                                                              tomar acrescidas medidas de precaução que incluiram diminuir a
          favorável que se fez sentir até virar a maré junto a S. Julião, sendo  Administração, Redação e Publicidade   Paginação eletrónica e produção
           Janeiro 2017
                               CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
                                                           Revista da Armada – Edifício das Instalações
                                                              área vélica exposta rizando a vela do ‘grande’. A ondulação moti-
          nesta altura ultrapassado pelo Zarco. Os veleiros do agrupamen- Centrais da Marinha – Rua do Arsenal    Página Ímpar, Lda.
                               Redatora
                                                              vou, por duas vezes, o arriar do motor-gerador, devido à entrada
          to da Escola Naval, maiores e mais pesados que os seus concor- 1149-001 Lisboa – Portugal    Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
                               1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
           Revista anotada na ERC
                                                              de água na zona de escape dos gases de evacuação junto à popa,
          rentes, dobraram em último a bóia junto do molhe da Marina de  Telef: 21 159 32 54    1500-074 Lisboa
                               Secretário de Redação
           Depósito Legal nº 55737/92
                               SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
                                                                                       Tiragem média mensal: 4000 exemplares
           ISSN 0870-9343
          Cascais, antes de rumarem em direção às Canárias.   originando alguns calafrios, especialmente durante a noite.
                                                                                                              3
                                                                                                    JULHO 2018
                                                                                                   JANEIRO 2018  21
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