Page 21 - Revista da Armada
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SUMÁRIO
Chegado à Marina de Portimão ao início da tarde
de 18 de agosto, o NRP Polar juntou-se ao NRP
Zarco, este último também em missão, e atracaram
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DOS FUZILEIROS 04
700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento
no cais de honra, onde, pelo seu particular desta- OS VALORES E MÉRITOS
que, puderam exibir-se perante os transeuntes,
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embandeirando em arco e iluminação de gala. Ape-
NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
sar de curta, a estadia permitiu ao navio efetuar um
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"ajuste fino" em relação aos preparativos levados a
Lusitano 17
cabo na BNL, rematando as faltas sentidas durante
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a primeira tirada, em especial no que concerne à
Cerimónia Militar
organização a navegar e respetiva atribuição de
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encargos. Em Portimão, ambos os veleiros tiveram
Direito do Mar e Direito Marítimo (13)
também oportunidade de realizar um cocktail ao
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pôr do sol, a bordo do NRP Zarco,
Academia de Marinhacom a presença da
Diretora da Marina de Portimão, Dra. Marina Cor-
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reia, do Capitão do porto de Portimão e respetivo
Notícias
Patrão-mor, de forma a reforçar laços de camarada-
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gem, amizade e cooperação tidas no apoio a estes 11 BALANÇO DAS
Novas Histórias da Botica (66)
veleiros desde o passado. ATIVIDADES 2017 – MARINHA
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Estórias (37)
A segunda tirada, efetuada entre Portimão e Cascais, decorreu O final da tarde de 27 de agosto, devido à falta de vento e ao
conforme previsto, dando continuidade à fase de "preparação". rodar deste para os quadrantes de sul, iria mostrar a perícia de
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Vigia da História (97)
Após chegada à Marina de Cascais em 23 de agosto, iniciou-se todos os velejadores e a capacidade dos navios em navegar con-
todo o processo de integração e inspeção pré-regata, com visita tra ventos contrários. O estacionar de uma baixa pressão com
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Desporto Comité de Regata (CR) a bordo de todos os
das entidades do duração de 2 dias junto a Cascais, obrigou à adoção de diferen-
veleiros participantes e receção de instruções para a Discoveries tes táticas por parte dos comandantes e skippers, tendo o Polar
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Race 2017. Saúde para Todos (51) optado por navegar junto a costa, de forma a aproveitar a brisa
Depois de cumprido o criterioso seriado inspetivo por parte do existente, que, apesar de fraca, ia possibilitando navegar "timi-
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Quarto de Folga
CR, a 26 de agosto, os comandantes do Polar e Zarco e restantes damente" para sul.
skippers participariam num almoço no Hotel Vila Galé Cascais, a Assim, a fase inicial da regata fez-se em condições não muito
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Notícias Pessoais / Convívios
convite da Cofradía Europea de la Vela, que teve a presença do favoráveis à prática da navegação à vela, com ventos de sul de
seu Gran Maestre, Eng.º Francisco Quiroga Martinez, juntamente baixa intensidade, contrários ao desejado, obrigando os navios
CC
Símbolos Heráldicos
com distintos oficiais da Marinha Portuguesa e altas individuali- a realizar vários bordos e a velocidades reduzidas durante os
ATIVIDADES 2017 – AMN 20
BALANÇO DAS
dades portuguesas e espanholas relacionadas com a organização primeiros dois dias de regata. Nestas circunstâncias, os veleiros
desta regata. Na tarde de 26 de agosto, no âmbito do programa mais leves rapidamente ganharam vantagem e, assim, foram-se
da Discoveries Race 2017 para Cascais, as tripulações dos velei-
ros puderam assistir a uma conferência sobre "Cultura Marítima distanciando de forma a apanharem ventos mais favoráveis, a sul
em Cascais", seguida de briefing de meteorologia para os dias ou a oeste, conforme a tática adotada.
da regata, culminando com um recital da Orquestra da Câmara Já perto do cabo de S. Vicente, na madrugada de 29 de agosto,
de Cascais e Oeiras, sob orientação do maestro Nikolay Lalov. o vento começou a soprar de WNW permitindo ao NRP Polar
Durante esta estadia, todas as tripulações dos veleiros tiveram atingir velocidades de cerca de 4-5 nós, levando-o a atravessar
ainda possibilidade de assistir às famosas "Festas do Mar" de os esquemas de separação de tráfego durante a manhã e o início
Cascais, e participar na festa Bye Bye Summer, nas instalações do da tarde. O afastar de costa trouxe também maior intensidade
Clube Naval de Cascais. Na manhã do dia seguinte, 27 de agosto, de vento, com este a rodar para quadrantes de NW, permitindo
iniciar-se-ia a 1ª edição da regata Discoveries Race 2017. assim boas condições para rumar diretamente para Las Palmas.
Com o agravamento das condições de mar, as condições a bordo
tornaram-se também mais difíceis, particularmente no que toca
2ª FASE – A REGATA à confeção das refeições, que pouco a pouco se foram tornando
A largada da Discoveries Race 2017 realizou-se no rio Tejo, a 27 mais saborosas apesar das dificuldades sentidas. A partir deste
de agosto, em frente ao emblemático Padrão dos Descobrimen- momento, mesmo com um deslocamento de 77 toneladas em
Capa
tos. Este momento atraiu inúmeras embarcações que quiseram aço, o NRP Polar mostrou ser capaz de atingir velocidades médias
Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
assistir de perto à largada da regata, com particular destaque de 7 nós, fazendo uso somente do seu aparelho vélico, enquanto
da Brigada Real da Marinha.
para a caravela Vera Cruz, de onde o Comandante Naval, VALM a sua guarnição e cadetes mostravam provas de forte resiliência
Foto SMOR L Almeida de Carvalho
Gouveia e Melo, se despediu dos veleiros, desejando boa sorte para suportar um sistema de racionamento de água, mantendo
e ventos de feição. A largada foi acompanhada de um vento "en- apenas as mais básicas condições de higiene durante uma tirada
Revista da
ARMADA que iria ter 6 dias de duração.
vergonhado" e de quadrantes desfavoráveis de oeste, obrigando
As piores condições de vento e mar ocorreram entre os dias 30
o "pesado" Polar a vários bordos antes de conseguir sair o porto
de Lisboa pela barra norte, em direção a Cascais. Apesar de largar e 31 de agosto, a cerca de 100 milhas náuticas a oeste de Marro-
Diretor
Publicação Oficial da Marinha
cos, entre Safi e Agadir, com ventos dos quadrantes norte acima
em último, lentamente foi ganhando velocidade, conseguindo ul- Desenho Gráfico E-mail da Revista da Armada
Periodicidade mensal
CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos
ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria
revista.armada@marinha.pt
ra.sec@marinha.pt tros, obrigando a
trapassar o Zarco ainda em pleno rio Tejo. Valeu-lhe a corrente dos 25-30 nós e ondulação de cerca de 4 me
Nº 525 / Ano XLVII
Chefe de Redação
tomar acrescidas medidas de precaução que incluiram diminuir a
favorável que se fez sentir até virar a maré junto a S. Julião, sendo Administração, Redação e Publicidade Paginação eletrónica e produção
Janeiro 2017
CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
Revista da Armada – Edifício das Instalações
área vélica exposta rizando a vela do ‘grande’. A ondulação moti-
nesta altura ultrapassado pelo Zarco. Os veleiros do agrupamen- Centrais da Marinha – Rua do Arsenal Página Ímpar, Lda.
Redatora
vou, por duas vezes, o arriar do motor-gerador, devido à entrada
to da Escola Naval, maiores e mais pesados que os seus concor- 1149-001 Lisboa – Portugal Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
Revista anotada na ERC
de água na zona de escape dos gases de evacuação junto à popa,
rentes, dobraram em último a bóia junto do molhe da Marina de Telef: 21 159 32 54 1500-074 Lisboa
Secretário de Redação
Depósito Legal nº 55737/92
SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
Tiragem média mensal: 4000 exemplares
ISSN 0870-9343
Cascais, antes de rumarem em direção às Canárias. originando alguns calafrios, especialmente durante a noite.
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JULHO 2018
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