Page 229 - Revista da Armada
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o  ESPAÇO  DO  SUSPIRO - de  Benrath


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                                                                           rabilidade,  pois  é  fundida  em
                                                                           bronze ...
                                                                           ,E,  por  últimó,  as  «tendências  so-
                                                                           ciais»  que  pretendiam  ser  (quem
                                                                           sabe)  o  prato  forte  desta  exposi-
                                                                           ção  com  as  suas  esquemáticas
                                                                           três  subsecções  - «com  adapta-
                                                                           ção»,  «com  contestação»  e  «ob-
                                                                           jectiva»  (que  trabalha  em  objec-
                                                                           tos) - de  atribuição  e  ilustração
                                                                           um tanto duvidosas. As obras que
                                                                           marcavam  estas  tendências  dei-
                                                                           xaram-nos  uma  sensação  de  va-
                                                                           zio  ou  tristeza.  Defeito  nosso?
                                                                           Aceitamos  que  sim...  A  pintura-
                                                                           -objecto,  apesar  dos seus encan-
                                                                           tos  em  certos ' jogos  de  luz  e  de
                                                                           sombra,  é  'fria  em  si  e  corre  o
                                                                           risco  de  não  ser  mais  que  um
                                                                           entretenimento  para  a  vista.  As
                                                                           esculturas  fabricadas  a  partir  de
                                                                           peças de máquinas e  toda a casta
                                                                          , de  sucata  fizeram  o  seu  sensa-


                                                                           A  CABRA - de  Delogne

     ar,  barulho  e  frenesi  fizeram  da
     vida  uma  tortura.  O  artista  pro-
     cura, então, evadir-se e nasce daí
     a  procura  dos horizontes amplos,
     dos  c imos~ dos  céus  com  suas
     nuvens, da praia, do mar, da neve
     e  da  montanha.  Porém,  algumas
     telas  representativas  desta  ten-
     dência não trazem novidades por-
     quanto  um  pré-impressionista
     como  Turner  já  assim  pintava  há
     cem  anos.  É  o  caso  de  A  CIDA-
     DELA  DO  AR,  de  Graziani,  ou  de
     O ESPAÇO DO SUSPIRO, de Ben-
     rath.  E  as  esculturas  em  madeira
     de  Bonnal  e  A  CABRA,  de  Delo-
     gne, ' também  não  trouxeram
     grande  novidade.  Quanto  a  esta
     última,  não  se  vê  que  ultrapasse
     em  muito  as  formas  «expressio-
     nistas»  de  certos  pedaços  de
     tronco  que os  elementos naturais
     r:omo o  mar, o  vento e o  Sol  afei-
     çoaram  por  forma  a  conferir-lhes
     «expressões» esculturais que boa
     gente  aproveita  (com  gosto)  para
     embelezar os seus jardins e átrios
     tratados com  esmero.  Terá  sobre

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