Page 86 - Revista da Armada
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Pa las  Ateneia  por  Rembrandt

























                                                                                   um  grande  prazer  espiritual.  Ali,   ~
                                                                                   tudo  se  casa para que a  obra de  arte
                                                                                   possa  ser,  efectivamente,  compar-
                                                                                   tilhada. Mas falemos agora uni pouco,
                                                                                   e  a  larguíssimos  traços,  dessas
                                                                                   obras  a  que  Gulbenkian  «queria
                                                                                   como  se  fossem  suas  filhas».
                                                                                   O  Museu  abre  com  uma  sala  dedi-
                                                                                   cada à  arte do  Antigo Egipto. O con-
                                                                                   junto  das  obras  permite  seguir  a
                                                                                   evolução  da  arte · egípcia  desde  o
                                                                                   Império  Antigo  (cerca  de  2700  anos
                                                                                   antes  de  Cristo)  até  à  época  romana
                                                                                   (século  I).  Daqui  passamos  para  a
                                                                                   arte  da  Mesopotâmia,  Assíria  e
                                                                                   antigo   Império  Persa,  avultando
                                                                                   um  baixo-relevo  em  calcário  alabas-
                                                                                   trino  proveniente  do  palácio  de
                                                                                   Nimrud  construído  pelo  rei  assírio
                                                                                   Assurnazirpal  (meados  do  século  IX
                                                                                   a.c.).  Seguem-se  peças  do  período
                                                                                   clássico  greco-romano  e  uma  mara-
                                                                                   vilhosa  colecção  de  moedas  de  ouro
                                                                                   gregas,  cunhadas entre 561  e 50 a.C.
                                                                                   A  arte  do  Oriente  Islâmico  e  da
                                                                                   Arménia  surge-nos  na  mais  ampla
                                                                                   sala  do  museu,  onde  as  tapeçarias
                                                uma  preocupação constante de  quem   se  casam  com  os  azulejos  e onde
                                                planeou  este  magnífico  edifício.   vitrinas  com  peças  de  cerâmica  e
                                                Nas  salas  de  repouso,  a  contempla-  vidro  e  outras  onde  se  expõem
                                                ção da paisagem (ela própria tornada  iluminuras  e  preciosidades  biblio-
                                                obra  de  arte)  oferece  um  interlúdio  gráficas  são  um  verdadeiro  regalo
                                                que  nos  convida  a  um  recolhimento,   para  a  vista.  Cada  painel  tem  a  sua
                                                antes  de  prosseguirmos  na jornada ...   iluminação  própria,  limitada  estric-
                                                Mas,  é  inútil  tentar  dar  uma  ideia,   tamente  à  área que ocupa,  sem  refle-
                                e
                          {00. s 0. ge\\?>      aproximada  que  seja,  do  que  são,   xos  nem  gr.ldações  que  incomodem
                                                neste  museu,ó  bom  gosto  e  a  arte  ou  perturbem  a  apreciação  por
                    0.{0  --J~e?>               ao  serviço  do  público.  Só  vendo  e  parte  do  visitante.
                      ~0.e~eCe~                 sentindo...  Por  isso  entendemos  que  A  sala  reservada  à  arte  do  Extremo
                                                quem  não  tenha  visto  ainda o  Museu  Oriente  contém  maravilhosas  porce-
                        C O '0                  Gulbenkian  terá  perdido  uma  opor-  lanas  chinesas,  jades  e  outías  pedras
                                                tunidade,  como  poucas,  de  usufruir  semipreciosas,  num  conjunto  extre-

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