Page 68 - Revista da Armada
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nómetros se calculavam até então exclusivamente no metro devia ser comparado, notando as observações
momento da comparação (6), o que era uma avaliação na fita de um cronógrafo aferido por uma pêndula.
limitada, dado que os cronómetros, usados nos mui- Assim se tratavam com enorme cuidado os cronó-
tos mares do globo ficavam sujeitos às mais variadas metros, para que a bordo se tivesse com a maior ga-
temperatwas. rantia a hora de Greenwich. Como os tempas muda-
Por esta razão, e baseando-se em instalações raml Hoje, o cronómetro, em muitas marinhas, não é
idênticas existentes nos observatórios de Washing- mais do que uma bela peça de museu.
ton e Genebra, aquele oficial propôs que se construís-
se uma casa das temperaturas, o que logo foi aceite,
e onde, a partir de 1887, era passiveI manter durante
o tempo desejada, uma temperatura constante entre
0° e 35°. A casa era formada por paredes duplas e o
espaço de 17 cm entres elas era cheio de serradura de
cortiça comprimida. Dispunha de dispositivo de
aquecimento à custa de tubos de ferro onde passava
água proveniente de uma caldeira que era aquecida
por bicos de Bunsen. O arrefecimento era conseguido
colocando gelo num tabuleiro instalado na parte infe-
rior da casa. A humidade era mantida dentro dos limi-
tes estabelecidos abrindo ou fechando janelas para
este fim destinadas.
No centro da estufa, com lugar para 20 cronóme-
tros, existia um termostato, onde se introduzia a tem-
peratura desejada e que comandava uma válvula re-
guladora da passagem de gás para os bicos de Bun-
seno Toda a aparelhagem foi construída pelo atrás re-
ferido Maximiliano Herrmann.
A comparação dos cronómetros fazia-se traçando
previamente uma tabela com a hora a que cada cronó-
(S) Conforme determinado peja portaria de 3 de Dezembro de A. Estácio dos Reis,
1858. cap.-m.-g.
Cinco crondmetr06 na 65Ma r6f6rida no texto.
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