Page 123 - Revista da Armada
P. 123
ENSINO A DISTANCIA
Ao fim de al~uns meses de funcionamento do
curso do 3' cIclo do Ensino Básico na modali-
dade de Ensino a Distância, alguns alunos já
concluíram, com êxito, algumas disciplinas e
preparam-se para iniciar a caminhada final
em direcção ao almejado diploma.
Os resultados já alcançados são altamente
motivadores, constituíndo um estímulo para
que muitos outros alunos venham a alcançar
resultados semelhantes.
omo foi amplamen te A Revista da Armada já
divulgado, ii Marinha anteriormente assinalou nas sobretudo dependentes da cursos na mooalidade de Ensino
Ccolocou à disposição do suas páginas, as principais motivação e da vontade indi· a Distância. Mas, o que parece
pessoal dos Quadros Perma· potencialidades do Sistema de viduais, pouco mais podendo mais importante, é a constata-
nente e dos regimes de volun· Ensino a Distãncia, assim ser feito do que o apoio atra· ção de que, à medida que os
tariado e de contraio, o curso como algumas das dificulda- vés do incentivo e do estímulo alunos arrancam e começam a
do Ensino Básico na modalida- des que os alunos teriam de para que cada um prossiga avançar no curso com êxito,
de de Ensino ii Distância, o vencer. sem desalento. ganham confiança em si pró-
No que se refere às dificulda- prios e aprendem a estudar por
qual permitirá, ii todos os que Por um lado, elas derivam
o desejem e tenham a necessá- das características próprias des resultantes das incompati- si mesmos e para si, ficando
ria perseverança e força de desta modalidade de ensino, e bilidades do serviço com as muito menos dependentes de
vontade, cumprir ii obrigação por outro, decorrem do facto necessidades de estudo, foi apoios exteriores. Esta é. tal-
estatutária de possuírem o 911 de se tratar de uma iniciativa recentemente publicado o des- vez, uma das principais vanta-
Q
ano de escolaridade para pode-- pioneira no nosso país. pacho n 10/94 do CEMA, que, gens do ED, pois que além de
rem prosseguir a sua carreira. Algumas dessas dificuldades, entre algumas importantes dis- proporcionar cursos, habilita-
O curso está organizado de especialmente nos campos da posições relativas à formação ções académicas e diplomas,
forma ii oferecer ao aluno ii pos- qualidade dos materiais, apoio em geral, atribui responsabili- proporciona, ainda, aquilo que
sibilidade de dividir as discipli- aos alunos e organização do dades aos comandos das unida- no mundo moderno é o maior
nas em dois grupos, que estu- curso, têm vindo a ser progres- des, no acompanhame~.(O e capital do homem: a sua capa-
dará, um ii seguir ao outro, per- sivamente amenizadas e espe- apoio aos alunos a freyuenlar cidade de aprender. J,
mitindo também uma grande ram-se, para muito breve, pas-
flexibilidade de ritmos de estu- sos mais significativos na
do, de forma a responder às exi- diversificação do apoio aos EXTRACTO DO DESPACHO
gências da vida profissional de alunos, estendendo a realiza- N!! '0/94 DO CEMA
cada um. ção de sessões presenciais até à
Depois de um período ini- Margem Sul. Outras dificulda- 1. Aos comandantes, directores e chefes de unidades 011 orga-
cial em que as inscrições cres- des, como por exemplo aque- nismos da Marinlla inCJImbe, no âmbito do sistema de fonlla-
ceram lentamente e, apesar las que os alunos sentem na çâo da Marilllla, o seguinte:
de algumas desistências, fase de arranque, e depois, na
estão actualmente em curso manutenção de um ritmo de d. Acompanllar e controlar as acções de fonnação 011 cursos
506 alunos. progressão regular, estão em que o pesssoal Sllbordillado esteja envolvido e o progresso
nos estudos, em partirnlar nos casos de frequência de cursos na
modalidade de t1Isino a distância com implicações na carreira;
e. Incentivar a auto-fonnação do pessoal, cOllcedendo facili-
dades de utili:ação e meios da unidade 011 orgallismo para o
desenvolvimellto das actividades de estudo e ajllstalldo, se
posslvel, as IIecessidades de serviço de escala, de fonlla a per-
mitir a assistência a alllas presenciais programadas e a reali-
zação de testes, sem prejuízo da actividade operacional;
f. Assegurar as ligações à Direcção do Serviço de rllstmção e
Treillo e ao Centro Naval de Ellsillo a Distâllcia em partiCJIlar,
para fins de troca de info""ação, apoio pedagógico e admillis-
tração das acções de fonnação ou olrsos frequentados pelo
pessoal.
REVISTADA ARMADA • A!RIl 9. I 3