Page 123 - Revista da Armada
P. 123

ENSINO A  DISTANCIA













        Ao fim de al~uns meses de funcionamento do
        curso do 3'  cIclo do Ensino Básico na modali-
        dade de Ensino a Distância, alguns alunos já
        concluíram, com êxito, algumas disciplinas e
        preparam-se para iniciar a caminhada final
        em direcção ao almejado diploma.
        Os resultados já alcançados são altamente
        motivadores, constituíndo um estímulo para
        que muitos outros alunos venham a alcançar
        resultados semelhantes.

             omo  foi  amplamen te    A  Revista  da  Armada  já
             divulgado,  ii  Marinha   anteriormente assinalou  nas   sobretudo  dependentes  da   cursos na  mooalidade de Ensino
        Ccolocou  à disposição do   suas  páginas,  as  principais   motivação e  da  vontade indi·   a Distância.  Mas, o  que parece
        pessoal  dos Quadros  Perma·   potencialidades do Sistema de   viduais, pouco mais  podendo   mais  importante, é a constata-
        nente e dos regimes de volun·   Ensino  a  Distãncia,  assim   ser feito  do que o  apoio atra·   ção de que, à medida que os
        tariado e de contraio,  o curso   como algumas das dificulda-  vés do incentivo e do estímulo   alunos arrancam e começam  a
        do Ensino Básico na  modalida-  des que os alunos teriam de   para  que cada  um  prossiga   avançar no curso com êxito,
        de de  Ensino  ii  Distância,  o   vencer.             sem desalento.              ganham confiança em  si  pró-
                                                                 No que se refere às dificulda-  prios e aprendem a estudar por
        qual  permitirá, ii todos os que   Por  um lado,  elas derivam
        o desejem e tenham a necessá-  das características  próprias   des resultantes das incompati-  si  mesmos e  para si, ficando
        ria  perseverança e  força  de   desta  modalidade de ensino, e   bilidades do serviço com as   muito menos dependentes de
        vontade, cumprir ii obrigação   por outro, decorrem do facto   necessidades de estudo,  foi   apoios exteriores. Esta  é.  tal-
        estatutária de possuírem o  911   de se  tratar de uma  iniciativa   recentemente publicado o des-  vez, uma das  principais vanta-
                                                                      Q
        ano de escolaridade para pode--  pioneira  no  nosso  país.   pacho n 10/94 do CEMA, que,   gens do ED,  pois que além de
        rem prosseguir a sua carreira.   Algumas dessas dificuldades,   entre algumas importantes dis-  proporcionar cursos,  habilita-
          O curso está organizado de   especialmente nos campos da   posições  relativas à formação   ções académicas e  diplomas,
        forma ii oferecer ao aluno ii pos-  qualidade dos materiais, apoio   em geral, atribui responsabili-  proporciona, ainda, aquilo que
        sibilidade de dividir as discipli-  aos alunos e organização do   dades aos comandos das unida-  no mundo  moderno é o  maior
        nas em  dois grupos, que estu-  curso, têm vindo a ser progres-  des,  no  acompanhame~.(O e   capital do  homem: a sua capa-
        dará, um ii seguir ao outro, per-  sivamente amenizadas e espe-  apoio aos alunos a  freyuenlar   cidade de aprender.   J,
        mitindo também  uma grande   ram-se, para muito breve, pas-
        flexibilidade de ritmos de estu-  sos  mais  significativos  na
        do, de forma a responder às exi-  diversificação do apoio aos   EXTRACTO DO  DESPACHO
        gências da  vida  profissional de   alunos, estendendo a  realiza-  N!!  '0/94 DO  CEMA
        cada um.                    ção de sessões presenciais até à
          Depois de um  período ini-  Margem Sul. Outras dificulda-  1. Aos comandantes, directores e chefes de unidades 011  orga-
        cial em que as inscrições cres-  des, como por exemplo aque-  nismos da  Marinlla  inCJImbe,  no âmbito do  sistema de  fonlla-
        ceram  lentamente e, apesar   las que os alunos sentem  na   çâo da Marilllla, o seguinte:
        de  algumas  desistências,   fase  de arranque, e depois, na
        estão actualmente em curso   manutenção de um ritmo de    d. Acompanllar e controlar as acções de fonnação 011  cursos
        506 alunos.                 progressão  regular,  estão   em que  o pesssoal Sllbordillado esteja envolvido e o progresso
                                                                nos estudos, em partirnlar nos casos de frequência de cursos na
                                                                modalidade de t1Isino a distância com implicações na carreira;

                                                                  e.  Incentivar a auto-fonnação do pessoal, cOllcedendo facili-
                                                                dades  de  utili:ação e meios  da  unidade 011  orgallismo para  o
                                                                desenvolvimellto das  actividades de  estudo e ajllstalldo,  se
                                                                posslvel, as IIecessidades de serviço de escala, de fonlla  a per-
                                                                mitir a assistência a alllas presenciais programadas e a reali-
                                                                 zação de testes, sem prejuízo da actividade operacional;
                                                                  f. Assegurar as ligações à Direcção do Serviço de rllstmção e
                                                                 Treillo e ao Centro Naval de  Ellsillo a Distâllcia em partiCJIlar,
                                                                 para fins de troca  de info""ação, apoio pedagógico e admillis-
                                                                 tração  das  acções de fonnação  ou olrsos frequentados  pelo
                                                                pessoal.

                                                                                             REVISTADA ARMADA  • A!RIl 9.  I 3
   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127   128