Page 83 - Revista da Armada
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cionar ou obrigar a arribar, a
porlos autorizados, os navios
que se aproximem da ex-
-Jugoslávia, por forma ti que
seja evitada a importação de
todo o tipo de armas, material
milit,u e combustíveis, estando
também interditada a entrada
de navegação não autorizada
nas âguas territoriais da Sérvia-
-Montenegro. com fins comer-
ciais.
Desta forma, as principais
tarefas a desempenhar pelo N.
R. P. NCorte Real~ centram-se
no controlo marftimo de toda a
navegação que transita na sua
área de patrulha atribufda,
identificando, e vistoriando se
necessário, os navios mercan-
tes que se aproximem do mar
territorial da Sérvia-Monle-
negro.
Paralelamente é efectuada a
monitorização de toda a activi- •
dade dos meios navais e aéreos
destas repúblicas da ex-
-Jugoslávia, sendo periodica- canso da guarnição e reabaste- onou um tranquilo e aprazfvel desta vez a maior distância da
mente efectuadas operações de costa jugoslava, o navio voltou,
reabastecimento e operações cimento logístico, após 15 dias repouso a toda a guarnição. uma vez mais, a efectuar o con-
de helicópteros com unidades de intensa actividade. Como curiosidade refere-se que trolo de toda a navegação mer-
aliadas. o !fpico café grego, que é servi-
A proximidade da costa NO PORTO DE CORFU do com borra, proporcionou cante que transitou na sua área
jugoslava exigiu um elevado bons momentos de satisfação de patrulha, desta vez em
número muitíssimo superior,
estado de prontidão do navio, Entre os dias 1 e 4 de Feve- aos mais experimentados, ao exigindo ainda maior esforço e
face à potencial ameaça dos reiro, o navio permaneceu atra- verem a reacção de enorme dedicaçâo de todos os elemen-
meios navais e aéreos da cado no porto de Corfu, situado surpresa daqueles que o prova- tos da guarnição envolvidos
vam pela primeira vez.
Sérvia-Montenegro, os quais numa ilha do norte da Grécia, nesta tarefa, com especial des-
incluem, como é sabido, navi- em frente da costa albanesa, taque para aqueles que inte·
os lança-mfsseis, submarinos, constituindo esta escala a pri- DE NOVO NO MAR gram as equipas de vistoria.
baterias costeiras com rampas meira visita que, desde 1913, No dia 5 de Fevereiro, o
móveis de mrsseis e aviões de um navio português efectuou O navio regressou depois ao navio foi visitado pelo COM-
ataque. àquele porto. mar, dirigindo-se para ii área do STANAVFORLANT, o comodo-
Este perfodo de patrulha na O porto encontra-se numa estreito de Olranto, onde se ro G. R. Maddison, da Marinha
área da costa montenegrina foi bela ilha de cariz essencial- integrou no grupo de navios do Canadá, o qual, após uma
conclurdo no dia 31 de Janeiro, mente turístico, mas, porque se que controla a entrada e a curta mas completa visita ao
tendo o navio transitado para o encontra em época baixa de saida de toda a navegação no navio, teve a oportunidade de
porto grego de Corfu, para des- exploração, a estadia proporci- mar Adriático. Permanecendo pessoalmente dirigir motivado-
... I ras palavras à guamição, salien-
tando que a bordo todos se
deveriam sentir recompensa-
dos, por estarem a contribuir
tão activamente para que a ter-
rível guerra, que assola a ex-
-Jugoslávia, se mantenha a um
nfvel de hostilidade reduzido.
No dia 8, após terem sido
efectuadas 86 identificações, 3
abordagens e 3 diversões a
navios mercantes, o N. R. P.
"Corte Real ~ terminou este seu
segundo período de patrulha,
iniciando o trânsito para o
porto turco de Istambul, em
companhia da fragata canadia-
na HMCS "I roquois~. J,
(Co/aborar;Ml do comanclo
do N. R. P. "CorrI' Real"
Um dspeclO doi ula de operaçOes do N.R.P. 'Corte Real# (falo de arquivo) rorJ5/1I'J4)
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