Page 230 - Revista da Armada
P. 230

HA · Houve dirlruldades ou contratempos durante a construção?   de deficiências de projecto.  Houve  naturalmente correcçôes de
                                                                                                           i
                                                             pormenor de execução, em  consequência  da experieocia da  1 série
          R.O.  - As  dificuldades financeiras  anteriormente referidas e as  mas, tanto quanto me lembro, insignificantes.
        decorrentes da celeridade da  construção.  Contratempos que
        afectassem  esta celeridade,  pratic.lmeme nenhuns.  As construções   RA - Se  em qualquer Marinha, a padronização possível é um
         processaram-se a ritmo acelerado e com  muita  eficiência. Apenas  objectivo permanente, muito mais o é numa Marinha de dimensão
         houve a assinalar três acidentes Ilcl Alemanha que não tiveram contudo  modesta como a nossa. A uniformidade de  sistemas  propulsores,
        consequências graves: o afundamenlo no porto de Hamburgo do navio  armamento, sensores, etc., conduz a grandes economias na área da
        que transportava  materiais de fornecimento da  Marinha  para as  logística e na  área da formação  e treino do  pessoal. Foi  possível
        C"OO5lrUÇÕeS, tendo os equipameotos de sef recuperados; a explosão de  atender a esse objectivo?  Quais os  elementos comuns a outros
         uma  bomba  junto do casco da  ,. corveta que afectou  a casa do  navios portugueses?
        gerador de emergência; e a colisão da 3. corveta, ainda no peóodo de
         proYaS, com um paquete no Canal de KieL               R.O.  - Não só foi  possível  como até determinante na  escolha do
                                                             aparelho motor nas duas séries, e da peça de 100mm e do sonar Ilcl  2i
          R.A.  - No  projecto  final das corvetas,  do  ponto de vista  da  série, assegumndo uniformidade logística com a dasse "Oe. João BeIo~.
        construção naval, houve soluções inovadoras?
                                                               R.A.  - O  projecto português atraiu  a atenção  das Marinhas de
          R.O. -A principal e única inovação foi talvez a filosofia subjacente ao  outros países?
         projecto e a sua própria concepção: a de um navio versátil, adaptável a
         várias versões operacionais, de elevada  operacionalidade e acima  de   R.O.  - Parece  que sim.  Em  1969 a Marinha  Francesa  anunciava  a
         tudo de muito baixo custo ~1. Este último desiderato implicou o uso  construção do Aviso  69  e Aviso  70, cujas dimensões e outras
         exlensM:! de materiais não obedecendo a especirlCaÇÕeS militares, saM:>  características aparentavam  basear-se  nos  mesmos conceitos que a
        ern áreas vitais, m.lnteodo-se contudo um elevado nível de qualidade e  corveta portuguesa. A Marinh.1 Belga interessou-se muito pelo desenho
         Habilidade, mas sem requintes dispendiosos.         desta.  A Marinha  Espanhola desenvolveu  o projecto de uma  C()(VeI.a
                                                             inspirada na nossa, m.15 com mais poIênda propulsora. Durante os anos
          RA -Ainda antes de concluída a 11 corveta, já se tinha iniciado as  1972  e 1973  ~ DCN  elaborou  um  projecto de corveta  para  a
         diligências  para a construção da :li série. Para além  das alteraçóe5   República de Africa  do Sul,  idêntica  à corveta  portuglle5a,  com
         no armamento e equip.lmento, motivadas por diferentes requisitos  armamento e equipamento bélico a!lamente sofisticados.
         operacionais, houve que corrigir deficiênciJs no projecto inicial?
                                                               RA - Os meios  financeiros  postos à disposição da  Marinha são
          R.O.  - Para além das adaptações  inerentes aos sistemas de armas e  cada vez mais  limitativos, senão  impeditivos quanto à substituição
         equipamentos bélicos,  não nOtNe quaisquer aherações ou correa;ões  de  navios.  Sem  considerar  a  desactualização  do  arma·
                                                             mentwequiparnCflto, as corvetas, na sua opinião, como plataforma,
                                                             poderão ser utilizadas durante quanto  tempo mais?
                                                                                             i
                                                               R.O. - As  corvetas,  especialmente as da  1 série,  deo.-ei.lm  ter sido
                                                             modernizadas, o que  aliás  faz~1 parte do plano da  Slk1  criação.  E até
                                                             fXlderiam  ter sido submetidas a rnOOernização mais do que uma vez,
                                                             pois a experiênda tem  mostrado  que a plataforma  de  um  navio de
                                                             guerra,  desde  que  projectad.l  com  as devidas  margens,  fXXle com  as
                                                             necessárias  adaptações receber equipamento moderno.  Ora, as
                                                             corvetas foram  calculadas com margens e disposições  para,  sem
                                                             dirlOJldades de maior, se manterem razoavelmente actualizadas.
                                                               A corveta  mostrou  ser  uma  boa  plataforma,  pelo que  poderia  sef
                                                             aproveitada convertendo-a  em OPV,  simpliflGlndo o armamento e
                                                             equipamento, dependendo este aproveitamento do estado de
                                                             conservação de estrutura e do grau de funcionalidade dos seus
                                                             equipamentos.

                                                               RA • Passaram  mais de trinta anos  desde que se iniciaram os
                                                             trabalhos relativos  ao  projecto  das  corvetas.  O  Sr.  Almirante
                                                             passou à Reserva em 1980 e à Reforma em 1990. Essas mudanças
                                                             de situação não o afastaram do dia·a-dia da Marinha e por isso tem
                                                             podido seguir com alguma  proximidade a vida das corvetas da  , ..
                                                             série  das quais  a última atingirá  agora  os  25  anos. O  que faria
                                                             diferente em relação ao projecto se pudesse voltar aos anos 601

                                                               R.O .. O fado de me encontrar ainda  ligado à Nlarinha através da
                                                             actividade cultural,  não  ~ifica que  tenha  acompanhado de  perto a
                                                             vida das corvetas.  Mas pelas  informações. oriundas dos vários sectores
                                                             da Marinha,  particularmente o operacional,  concluo que foram  navios
                                                             bem  sucedidos,  quer do ponto de  vista  operacional, quer  logístico,  o
                                                             que confirma as observações feitas nas provas de recepção.
                                                               Em  face  disto, se voltasse aos  anos  60,  nada  seria  muito diferente,
                                                             excepto que teria quebrado a rewa inflexível do baixo custo e teria sido
                                                             mais teimoso  na  obtenção de verbas,  para  prover as  COl\fetas com
                                                             amortecedores de balanço e hélices de passo  regu~. E. além disoo,
                                                             na  2. série,  mísseis de superfície como aliás estavam  previstos  no
        Corveu F475  ·Jo.ao Courmho-'ú/umos apreslO5 para o I.lnçamenlo A ,igua
        em 2 de Maio de  1969                                projecto original.                               II
         12 JUU-I096 .  REVlSTAOAAIlMAOA
   225   226   227   228   229   230   231   232   233   234   235