Page 232 - Revista da Armada
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NAVIO IND CHAMADA IND CHAMADA ESTAlEIRO DATA DE AUM8'lTO PORTARIA PRINCIPAL A8EA
VISUAl RADIO TEUGRAF CONSTfIUTOR AOEFKl1VO Df ACT\JAÇAO
ARGOS P3n aGR ENVC 14-6-63 19894/14-6-63 GUINÉ, MOÇ.
DRAGÃO P 374 aGT ENve 17-7-63 2001 1/16-8-63 GUINÉ, MOÇ.
ESCORPIÃO P 375 aGU ENVC 21-8-63 20038/3-9-63 ANGOLA, STP
PÉGASO P 379 aGW ENve 16-10-63 20135/23-10-63 ANGOLA, STP
CASSIOPEIA P 373 aGS AA 13-1-64 20326/18-1-64 GUINÉ
HIDRA P 376 aev AA 11-4-64 20512/13-4-64 GUINÉ
LIRA P 361 aGe AA 19-6-64 20642/24-6-64 GUINÉ
ORIQN p 362 aGI AA 20-10-64 20877/31-10·64 GUINÉ
CENTAURO P 11 30 aiA AA 23-4-65 21234/21-4-65 ANGOLA, STP
SAGITÁRIO P 1131 al8 AA 4-9-65 21520/10-9-65 GUINÉ
DEZ NAVIOS EM 2 ANOS hidrográficas do território, que é culação da nossa navegação Outubro de 1 964 encon-
transversalmente atravessado por nos rios, para além da coopera- travam-se na Guiné exaCla-
A concepção das lFG e o seu diversos rios navegáveis, desi- ção com as forças de fuzileiros mente 6 lFG e era esperada a
acelerado ritmo de construção gnadamente o Cacheu, o Man- e outras. Ainda em 1961 foram lFG "Orion" que chegaria a
obedeceram às necessidades soa, o Geba, o Buba, o T embali, algumas das novas lanchas de Bissau em 1 3 de Dezembro.
operacionais imediatas. O ante- o Cumbidjâ e o Cadne. fISCalização da classe "Bellatrix·, Eram navios novos, no máximo
-projecto foi preparado por Desde o início da luta arma- designadamente a ~ Bellatrix", a da sua operacionalidade e que
engenheiros construtores navais da, iniciada com o ataque ao ~Canopus" e a ~Deneb" que, se ajustavam perfeitamenle à
portugueses em serviço na Destacamento Militar de THe sob o comando de oficiais da hidrografia da Guiné. Na altura
Inspecção de Construção Naval em 23 de Janeiro de 1963, que Reserva Naval, asseguraram era uma exagerada resposta às
e o projecto foi desenvolvido o PAIGC se instalara em zonas esse tipo de missões, embora a necessidades e, por isso, no dia
pelos Estaleiros Navais de Viana interiores do território, nomea- luta armada ainda não tivesse 19 de Outubro de 1964 as lFG
do Castelo (ENVC), como damente nas regiões do Morés sido desencadeada (1). "Argos· e "Dragão" foram
estaleiro-guia. destacadas para Moçambique
A construção das primeiras e, em 21 de Dezembro, a lFG
quatro lanchas iniciou-se em "Escorpião" seguia para Angola.
Nesse final de 1964 e nos
1962 nos ENVC, seguindo-se ii
construção de mais seis unida- anos que se seguiram, a intensa
des no Arsenal do Alfeite, ten- fiscalização dos rios da Guiné
do o custo de cada navio, se- confrontava-se frequentemente
gundo informações recolhidas, com as emboscadas do PAIGC,
sido da ordem dos 10.000 con- feitas a partir das margens,
tos, que a preços actuais cor- nomeadamente nos rios Ca-
respondem aproximadamente cheu, Tombali e Cacine. Ocas·
a 700.000 contos. co e as superestruturas das lFG
Salvo algumas excepções, em foram então blindadas. Porém,
que se mantiveram na costa a vigilância persistente e o
continental por alguns meses potencial das LFG depressa dis-
em adestramento ou fiscaliza- suadiu o PAIGC desse confron-
ção, como sucedeu com as to e as travessias dos rios ou
lFG "Cassiopeia", "Hidra" e A ue ·OtlOn· manobrando no rio úclleu "cambanças" das suas colunas
~lira", os navios seguiram para logísticas passaram a ser feitas
os seus destinos no Ultramar e de Cati6. Às suas cadeias Seis meses depois dos pri- em locais, horários e marés
poucos dias depois da sua logfsticas provenientes do meiros tiros disparados em Tite, mais favoráveis, evitando o
entrega à Marinha. Senegal e da República da no dia 30 de Julho de 1963, confronto com os meios navais,
Um a um, entre Julho de Guiné deparava-se um longo e chegou à Guiné a primeira que se foram tornando oca-
1963 e Dezembro de 1965, OS demorado percurso por terra unidade da classe · Argos·, sionais. Contudo, a eficácia da
10 navios da classe ~ Argos· ou, alternativamente, uma exactamente a lFG ~Argos·, a actuação naval era mais apa-
navegaram para sul, com desti- arriscada mas rápida jornada, que se seguiram a lFG rente que real e a situação mili-
no à Guiné, Angola e Mo- que envolvia a travessia dos rios "Dragão", em 19 de Agosto, e tar complicava-se. Em Fevereiro
ç.,mbique. em canoas ou mesmo em botes a lfG · Escorpião", em 21 de de 1 968 o PAIGC atacou o
pneumáticos. Foi esta a aposta Dezembro. Entretanto, a lFG aeroporto de Bissalanca, às
NA GUINÉ estratégica do PAIGC, que lhe ~Pégaso" saíra de Lisboa em 9 portas de Bissau, e em Feve-
permitia uma ligação entre as de Dezembro de 1 963 com reiro de 1969 era abandonado
Foi na Guiné que as lFG bases do exterior e do interior, destino a Angola. No dia 19 de o aquartelamento de Madina
tiveram o seu principal cenário em uma ou duas noites. O dis- Setembro de 1964 chegavam a do Boé. Em Julho de 1969 e
de intervenção, não s6 pela positivo naval adoptado visava Bissau as lFG "Cassiopeia" e em Janeiro de 1970, depois de
evolução da situaçâo militar, contrariar os seus movimentos "Hidra" e, em 15 de Outubro, terem permanecido em Mo-
mas também pelas condições logísticos e assegurar a livre ór- a lFG "lira". Em síntese, em çambique mais de 4 anos, as
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