Page 232 - Revista da Armada
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NAVIO     IND  CHAMADA   IND  CHAMADA   ESTAlEIRO   DATA DE AUM8'lTO   PORTARIA      PRINCIPAL A8EA
                        VISUAl     RADIO TEUGRAF   CONSTfIUTOR   AOEFKl1VO                       Df ACT\JAÇAO
          ARGOS         P3n           aGR           ENVC          14-6-63      19894/14-6-63     GUINÉ, MOÇ.
          DRAGÃO        P 374         aGT           ENve          17-7-63      2001 1/16-8-63    GUINÉ, MOÇ.
          ESCORPIÃO     P 375         aGU           ENVC          21-8-63      20038/3-9-63      ANGOLA,  STP

          PÉGASO        P 379        aGW            ENve         16-10-63     20135/23-10-63     ANGOLA, STP
          CASSIOPEIA    P 373         aGS            AA           13-1-64      20326/18-1-64       GUINÉ
          HIDRA         P 376         aev            AA           11-4-64      20512/13-4-64       GUINÉ
          LIRA          P 361         aGe            AA           19-6-64      20642/24-6-64       GUINÉ
          ORIQN         p 362         aGI            AA          20-10-64     20877/31-10·64       GUINÉ

          CENTAURO      P 11 30       aiA            AA          23-4-65       21234/21-4-65     ANGOLA, STP
          SAGITÁRIO     P 1131        al8            AA           4-9-65       21520/10-9-65       GUINÉ


        DEZ NAVIOS EM 2 ANOS  hidrográficas do território, que é  culação  da  nossa  navegação  Outubro  de  1 964  encon-
                                  transversalmente atravessado por  nos rios, para além da coopera-  travam-se  na  Guiné exaCla-
          A concepção das lFG e o seu  diversos  rios  navegáveis, desi- ção com as  forças de fuzileiros  mente  6 lFG  e era esperada a
        acelerado  ritmo  de construção  gnadamente o Cacheu, o Man-  e outras. Ainda em  1961  foram   lFG  "Orion" que  chegaria  a
        obedeceram  às  necessidades   soa, o Geba, o Buba, o T embali,  algumas  das  novas  lanchas de  Bissau  em  1 3 de  Dezembro.
        operacionais imediatas. O ante-  o Cumbidjâ e o Cadne.   fISCalização  da  classe  "Bellatrix·,  Eram  navios  novos,  no máximo
        -projecto  foi  preparado  por   Desde o início da  luta  arma-  designadamente a ~ Bellatrix", a  da  sua  operacionalidade e que
        engenheiros construtores navais   da,  iniciada  com  o ataque  ao   ~Canopus" e a  ~Deneb" que,  se  ajustavam  perfeitamenle  à
        portugueses  em  serviço  na   Destacamento Militar de  THe  sob  o comando  de  oficiais da  hidrografia  da  Guiné.  Na  altura
        Inspecção de Construção Naval  em  23 de Janeiro de 1963, que  Reserva  Naval, asseguraram  era  uma  exagerada  resposta  às
        e o projecto  foi  desenvolvido   o PAIGC  se  instalara em  zonas  esse tipo  de  missões,  embora  a  necessidades e, por isso,  no dia
        pelos Estaleiros Navais de Viana   interiores do território,  nomea-  luta  armada  ainda  não  tivesse  19 de Outubro de 1964 as lFG
        do  Castelo  (ENVC),  como  damente  nas  regiões  do Morés  sido desencadeada (1).   "Argos·  e  "Dragão"  foram
        estaleiro-guia.                                                                destacadas  para  Moçambique
          A construção  das  primeiras                                                 e,  em  21  de  Dezembro, a lFG
        quatro  lanchas  iniciou-se  em                                                "Escorpião" seguia para Angola.
                                                                                         Nesse  final  de  1964  e  nos
        1962  nos  ENVC, seguindo-se ii
        construção  de  mais  seis  unida-                                             anos que se seguiram, a intensa
        des  no  Arsenal  do  Alfeite,  ten-                                           fiscalização  dos  rios  da  Guiné
        do  o custo de  cada  navio,  se-                                              confrontava-se  frequentemente
        gundo  informações  recolhidas,                                                com as emboscadas do PAIGC,
        sido da ordem dos  10.000 con-                                                 feitas  a  partir das  margens,
        tos,  que  a preços  actuais cor-                                              nomeadamente  nos  rios  Ca-
        respondem  aproximadamente                                                     cheu, Tombali e Cacine. Ocas·
        a 700.000 contos.                                                              co e as superestruturas das lFG
          Salvo algumas excepções, em                                                  foram  então blindadas.  Porém,
        que  se  mantiveram  na  costa                                                 a vigilância  persistente e  o
        continental  por  alguns  meses                                                potencial das LFG depressa dis-
        em  adestramento  ou  fiscaliza-                                               suadiu o PAIGC desse confron-
        ção,  como  sucedeu  com  as                                                   to  e as  travessias dos rios  ou
        lFG  "Cassiopeia",  "Hidra" e   A ue ·OtlOn· manobrando no rio úclleu          "cambanças"  das suas colunas
        ~lira", os  navios seguiram  para                                              logísticas  passaram  a ser  feitas
        os  seus  destinos  no  Ultramar   e de  Cati6.  Às  suas  cadeias   Seis  meses  depois dos  pri-  em  locais,  horários  e  marés
        poucos  dias  depois  da  sua   logfsticas  provenientes  do  meiros tiros disparados em Tite,  mais  favoráveis,  evitando  o
        entrega à Marinha.        Senegal  e  da  República  da  no dia  30 de Julho  de  1963,  confronto com os meios navais,
          Um  a  um, entre Julho  de   Guiné deparava-se  um  longo  e  chegou  à  Guiné a  primeira  que se  foram  tornando oca-
        1963 e Dezembro de  1965, OS   demorado  percurso  por  terra  unidade  da  classe · Argos·,  sionais.  Contudo, a eficácia  da
        10 navios  da  classe  ~ Argos·   ou,  alternativamente,  uma  exactamente  a lFG  ~Argos·, a  actuação  naval  era  mais  apa-
        navegaram  para sul,  com desti-  arriscada  mas  rápida  jornada,  que  se  seguiram  a  lFG  rente que real e a situação mili-
        no  à  Guiné,  Angola  e  Mo-  que envolvia a travessia dos rios  "Dragão",  em  19 de  Agosto,  e  tar complicava-se. Em  Fevereiro
        ç.,mbique.                em canoas ou mesmo em  botes  a lfG · Escorpião",  em  21  de  de  1 968  o  PAIGC  atacou  o
                                  pneumáticos.  Foi  esta  a aposta   Dezembro.  Entretanto,  a lFG  aeroporto  de  Bissalanca,  às
        NA GUINÉ                  estratégica  do  PAIGC, que  lhe   ~Pégaso" saíra  de  Lisboa  em  9  portas  de  Bissau,  e em  Feve-
                                  permitia  uma  ligação  entre  as  de  Dezembro  de  1 963  com  reiro  de 1969  era abandonado
          Foi  na  Guiné que  as lFG  bases do exterior e do interior,  destino a Angola.  No dia 19 de  o aquartelamento de  Madina
        tiveram  o seu  principal cenário  em  uma  ou duas  noites.  O dis-  Setembro de 1964 chegavam a  do  Boé.  Em  Julho de  1969 e
        de  intervenção,  não  s6  pela  positivo  naval  adoptado  visava  Bissau  as  lFG  "Cassiopeia" e  em Janeiro de  1970, depois de
        evolução  da  situaçâo  militar,  contrariar os seus  movimentos  "Hidra" e,  em  15  de Outubro,  terem  permanecido em  Mo-
        mas  também  pelas condições  logísticos e assegurar a livre ór-  a lFG  "lira".  Em  síntese,  em  çambique  mais de  4 anos, as
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