Page 205 - Revista da Armada
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BUSCA E SALVAMENTO



           Na sequência de comu-
         nicação recebida em 31 de Mar-                         Pelas 21.00 horas do dia 8 de Abril, o MRCC LISBOA recebeu
         ço de 1999 informando que um                         uma comunicação telefónica do MRCC MADRID informando que
         cidadão espanhol se encontrava                       um iate Espanhol de nome “ARESA II”, com um tripulante a bordo
         desaparecido no rio Tejo após                        de nome Marty Villar Fernando de 69 anos de idade estava desa-
         ter iniciado cerca de cinco horas                    parecido.
         antes, isoladamente e sem qual-                       O iate tinha largado de Corrubedo, Espanha, no dia 7 de Abril
         quer apoio, uma tentativa de                         pelas 8.00 horas, com rumo a El Grove ( Espanha), mas não havia
         travessia a nado entre o Cais de                     demandado o porto de El Grove, nem reportado qualquer notícia
         Alcochete e o Parque das Nações, deixando de ser visto cerca de  até então.
         uma hora após a largada, foi desencadeada pela Capitania do Porto  As Capitanias a norte de Aveiro indagadas pelo MRCC LISBOA
         de Lisboa uma acção de busca na qual estiveram envolvidas a UAM  informaram que o  iate não demandou nenhum destes portos.
         “Monção” e duas embarcações semi-rígidas.             Logo que foi confirmado o desaparecimento foi pedida a colabo-
           Após exaustiva e sistematizada operação, já de noite e em  ração de um avião P3 à Força Aérea para efectuar buscas desde a
         condições meteorológicas adversas, os dois agentes da Polícia  fronteira norte até ao paralelo 41º norte. Simultâneamente o MRCC
         Marítima embarcados numa das semi-rígidas, revelando grande pe-  MADRID activou meios semelhantes para efectuar buscas nas
         rícia, desembaraço e determinação, conseguiram localizar o desa-  águas espanholas.
         parecido numa zona de difícil acesso face às condições de maré e de  A embarcação foi encontrada pelo P3 da Força Aérea Portuguesa
         corrente que então se faziam sentir, tendo-o recolhido e transporta-  na posição 41º 35` N – 009º55W à deriva e com aparentes sinais de
         do para terra em condições de segurança, evitando deste modo con-  abandono. Constatando-se que apesar da embarcação estar regista-
         sequências que poderiam ter  sido gravosas tendo em conta o estado  da com o nome “Arase II”, tinha a bordo o nome “ADAX”.
         de hipotermia em que aquele se encontrava.            De imediato seguiu para o local o Patrulha da Marinha Portu-
           Depois de assistido em terra por elementos do INEM, o cidadão  guesa, N.R.P. “SAVE”.
         espanhol foi acolhido nas instalações da Capitania do Porto de  A menos de 1 milha náutica de distância encontrava-se o navio
         Lisboa onde lhe foi prestado o indispensável apoio de cariz huma-  mercante “CHERYL G”, que após solicitação por parte do P3, diri-
         nitário, completando-se assim uma importante e bem sucedida  giu-se ao local confirmando que não se encontrava ninguém a bordo.
         acção da Autoridade Marítima e em especial do Comando Local de  O N.R.P. “SAVE” rebocou o iate para Leixões, de modo a que se
         Lisboa da Polícia Marítima.                          possa proceder à sua posterior entrega às autoridades espanholas.
                                   (Colaboração da Capitania do Porto de Lisboa)               (Colaboração MRCC LISBOA)
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