Page 288 - Revista da Armada
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Rectificação


                             Rede de Comunicação de Dados da Marinha

                   Na edição Nº 322 de Julho de 1999, o artigo em título apresentou, por lapso de montagem, uma configuração errada
                               dos esquemas devido a uma troca de dois deles e a falta de inserção de um outro.
                                           Seguidamente apresentamos a versão correcta.
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               VISÃO GLOBAL INTEGRADORA             A LIGAÇÃO À INTERNET
                DOS DIVERSOS TIPOS DE NÓS



















          Esquema ilustrativo dos principais tipos de ligações  O actual sisterma de ligação à Internet.  A nova imagem da RCDM.
          definidas no Plano Director.


                                          QUARTO DE FOLGA


                                          JOGUEMOS O BRIDGE
                                          JOGUEMOS O BRIDGE
                                                  (Problema Nº 13)

         Todos vulneráveis, S joga o contrato de 6♠, após uma abertura  SOLUÇÕES
         de E em 3 ♣, tendo W saído a ♣ 9 que E fez de D e virou ♣ 6.  PROBLEMA Nº 12
         Encontre a linha de jogo que permite cumprir este contrato.
                                                              Problema típico a 4 mãos, porquanto será difícil encontrar a
                             Norte (N):                       linha de jogo adequada sentado à mesa; se conseguiu parabéns.
                            ♠ ♥ ♦ ♣                           O carteador tem apenas a indicação de que E tem 6 cartas de ♠
                                                              e uma mão fraca e que a saída é carta seca; deve ainda admitir
                            R   R   A V
                                                              que W terá provavelmente 6 cartas de ♣ pelo princípio da sime-
                           10 4     V 10                      tria das mãos, face à distribuição dos outros naipes. Feita esta
                            8       6  5                      análise escolhe como linha de jogo mais favorável encontrar os
                                    2  3                      ♦ 3-3 e ♣ A em W e assim joga como segue:
            Oeste (O):                          Este (E):     Faz ♠ A; joga AR de ♦ e balda RD de ♣; joga outro ♦ e corta,
          ♠ ♥ ♦ ♣                            ♠ ♥ ♦ ♣          apurando os ♦; destrunfa e joga ♣ 2 para entrar no morto e bal-
                                                              dar as ♠ perdentes nos ♦. Repare que a balda do RD de ♣ é a
          9   V D 9                          7   D   3   A    chave do jogo para conseguir entrar no morto e aproveitar os ♦
          3 10 9      -                      6   5   -   R    apurados.
              9   8                          4           D    Este problema demonstra como a imaginação das situações
                                                              favoráveis é essencial na técnica de carteio, nunca devendo ser
              8   7                                      7
                                                              adoptada uma posição inicial derrotista sem explorar todas as
              7                                          6    eventuais hipóteses de êxito.
              3                                          4
                                                         2                                          Nunes Marques
                               Sul (S):                                                                   CALM AN
                            ♠ ♥ ♦ ♣                           SOLUÇÕES
                            A   A   R  8
                                                              DIFERENÇAS
                            D   6 10 -
                            V   2   5                         1 - Peixes trocados; 2 - Remador a menos;
                            5       4                         3 - Homem escanchado na retranca;
                                                              4 - Adriça  a mais (meia nau); 5 - Flor de lótus;
                            2           (Solução no próximo número)  6 - Apoio de cabo extensor; 7 - Curva da vela AV.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 99  33
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